Tecnologias de jogos aplicadas à representação tridimensional de processos de erosão costeira em ilhas barreiras
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25239 |
Resumo: | As forçantes meteoceanográficas modelam a paisagem do litoral do Rio Grande do Norte de curto a longo prazo.Em especial a parte setentrional deste litoral, que se apresenta como uma área de intensas atividades antrópicas e econômicas,e onde estão instaladasas indústrias petrolífera, de geração eólica, carcinicultura, salineira e turismo. O presente trabalho apresenta um processo para o desenvolvimento de protótipo de simulação para visualização em 3D e4D de prognósticos de erosão deste litoral.Para o referido desenvolvimento foram utilizadas metodologias estatísticas (Análise Linear e Harmônica), e tecnologias como ambiente de desenvolvimento de jogos Unity3D, além de uso de outros elementos e dados altimétricos e batimétricos. No desenvolvimento deste protótipo de simulação, foi feita a devida caracterização da área a partir de uma série histórica de dados. Foram utilizados dados meteoceanográficos, levantamento geodésicos de precisão, avaliação da linha de costa utilizando-sedos algoritmos do Digital Shoreline Analysis System (DSAS) da USGS juntamente com o uso das imagens de satélite históricas da área. O desenvolvimento deste produto pretende auxiliar juntamente a outras ações integradas, uma melhor gestão e adaptação das atividades humanas inseridas neste mosaico ambiental altamente sensível e mutável, da região costeira setentrional do Rio grande do Norte, permitindo a sustentabilidade dos atores sociais nela inseridos em seus múltiplos usos. O processo de construção de protótipos de simulação objetiva à mitigação de situações de eventos extremos. Visto que, com o cenário de mudanças climáticas em curso, faz-se necessário, cada vez mais o uso de ferramentas que permitam a visualização e detecção de cenários de inundação e erosão costeira. Com algumas modificações e reprogramação dos algoritmos de erosão e inundação, este processo metodológico pode ser utilizado em ambientes continentais. Desta forma esta solução de simulação poderá ser utilizada nos mais diversos ambientes que envolvam a temática de erosão e inundação, seja em ambientes costeiros ou continentais. |
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Diniz, Carlos Henrique GriloCastro, Angélica Félix deOliveira, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana deVieira, Marcela MarquesLima, Rommel Wladimir deAmaro, Venerando Eustáquio2018-05-17T23:00:09Z2018-05-17T23:00:09Z2018-01-15DINIZ, Carlos Henrique Grilo. Tecnologias de jogos aplicadas à representação tridimensional de processos de erosão costeira em ilhas barreiras. 2018. 138f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25239As forçantes meteoceanográficas modelam a paisagem do litoral do Rio Grande do Norte de curto a longo prazo.Em especial a parte setentrional deste litoral, que se apresenta como uma área de intensas atividades antrópicas e econômicas,e onde estão instaladasas indústrias petrolífera, de geração eólica, carcinicultura, salineira e turismo. O presente trabalho apresenta um processo para o desenvolvimento de protótipo de simulação para visualização em 3D e4D de prognósticos de erosão deste litoral.Para o referido desenvolvimento foram utilizadas metodologias estatísticas (Análise Linear e Harmônica), e tecnologias como ambiente de desenvolvimento de jogos Unity3D, além de uso de outros elementos e dados altimétricos e batimétricos. No desenvolvimento deste protótipo de simulação, foi feita a devida caracterização da área a partir de uma série histórica de dados. Foram utilizados dados meteoceanográficos, levantamento geodésicos de precisão, avaliação da linha de costa utilizando-sedos algoritmos do Digital Shoreline Analysis System (DSAS) da USGS juntamente com o uso das imagens de satélite históricas da área. O desenvolvimento deste produto pretende auxiliar juntamente a outras ações integradas, uma melhor gestão e adaptação das atividades humanas inseridas neste mosaico ambiental altamente sensível e mutável, da região costeira setentrional do Rio grande do Norte, permitindo a sustentabilidade dos atores sociais nela inseridos em seus múltiplos usos. O processo de construção de protótipos de simulação objetiva à mitigação de situações de eventos extremos. Visto que, com o cenário de mudanças climáticas em curso, faz-se necessário, cada vez mais o uso de ferramentas que permitam a visualização e detecção de cenários de inundação e erosão costeira. Com algumas modificações e reprogramação dos algoritmos de erosão e inundação, este processo metodológico pode ser utilizado em ambientes continentais. Desta forma esta solução de simulação poderá ser utilizada nos mais diversos ambientes que envolvam a temática de erosão e inundação, seja em ambientes costeiros ou continentais.The weather and oceanographic driving forces shape the landscape of the Rio Grande do Norte coast from short to long term. In particular the northern side of this coast, an area of intense human and economic activities, installed oil industries, wind power generation, shrimp industries, salt industries and tourism. The present work, in general, demonstrates which elements were used to develop a simulation prototype for 3D and 4D viewing of predictions of erosion of this coast. For this development we used statistical methodologies (Linear and Harmonic Analysis), and technologies such as the development environment of Unity 3D games, besides the use of other elements and altimetric and bathymetric data. In the development of this simulation prototype, the proper characterization of the area was made from a historical series of data. We used meteo-oceanographic data, precision geodetic surveys, coastline assessment using USGS DSAS algorithms along with the use of the area's historic satellite images. The development of this product aims to help other integrated actions, better management and adaptation of the human activities inserted in this highly sensitive and changeable environmental mosaic of the northern coastal region of Rio Grande do Norte, allowing the sustainability of the social actors inserted in their multiples Uses. This processof the construction of simulation prototypes also aims to mitigate situations of extreme events. Since with the current scenario of climate change, it is increasingly necessary to use tools that allow the visualization and detection of flood and coastal erosion scenarios. With some modifications and reprogramming of erosion and flood algorithms, this methodological process can be used in continental environments. In this way, this simulation solution can be used in the most diverse environments that involve the theme of erosion and flooding, whether in coastal or continental environments.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICAPetrolíferaProtótipoSimulaçãoPrognósticoUnity3DTecnologias de jogos aplicadas à representação tridimensional de processos de erosão costeira em ilhas barreirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.txtTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain174856https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25239/2/TecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.txt1055800a88bcb2ff2c6f9683f9219c41MD52THUMBNAILTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.jpgTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25239/3/TecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdf.jpg96c2599226d49eb0b751209adeebe2b8MD53ORIGINALTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdfTecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdfapplication/pdf12680647https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25239/1/TecnologiasJogosAplicadas_Diniz_2018.pdfad72e391b08cc7a7e2b6381943861adeMD51123456789/252392019-01-30 09:30:24.859oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25239Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T12:30:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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