Pandemia e produção de conteúdo digital: uma etnografia no Instagram da marca turística do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Vinícius de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45908
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos para inúmeros tipos de negócios. O turismo foi um desses setores que precisaram se adaptar e se reinventar nessa nova realidade em que predomina a interação virtual. A partir da importância do turismo para a economia potiguar, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de ciberpublicidade utilizadas pelo perfil da marca turística do Rio Grande do Norte no Instagram, atualmente chamado de @visiteriograndedonorte, e entender como esta produção de conteúdo digital contribui para a criação de uma narrativa ficcional para a marca durante o período de março/2020 a janeiro/2021. Para embasar a análise são feitas discussões à luz de autores como João Anzanello Carrascoza, Fernanda Carrera, Lúcia Santaella e Mário Carlos Beni. Metodologicamente, através de uma etnografia em mídias sociais, proposta por Débora Zanini e Robert Kozinets, foram obtidos resultados qualitativos e quantitativos, através dos quais se constata uma mudança de posicionamento da marca durante o período. Ao final, conclui-se que os prejuízos causados pela pandemia no setor turístico foram refletidos na produção de conteúdo digital da marca no Instagram, havendo, assim, um enfraquecimento na produção textual e a tentativa de uso de uma narrativa imagética para a manutenção do imaginário pré-existente acerca do turismo no estado.
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A partir da importância do turismo para a economia potiguar, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de ciberpublicidade utilizadas pelo perfil da marca turística do Rio Grande do Norte no Instagram, atualmente chamado de @visiteriograndedonorte, e entender como esta produção de conteúdo digital contribui para a criação de uma narrativa ficcional para a marca durante o período de março/2020 a janeiro/2021. Para embasar a análise são feitas discussões à luz de autores como João Anzanello Carrascoza, Fernanda Carrera, Lúcia Santaella e Mário Carlos Beni. Metodologicamente, através de uma etnografia em mídias sociais, proposta por Débora Zanini e Robert Kozinets, foram obtidos resultados qualitativos e quantitativos, através dos quais se constata uma mudança de posicionamento da marca durante o período. Ao final, conclui-se que os prejuízos causados pela pandemia no setor turístico foram refletidos na produção de conteúdo digital da marca no Instagram, havendo, assim, um enfraquecimento na produção textual e a tentativa de uso de uma narrativa imagética para a manutenção do imaginário pré-existente acerca do turismo no estado.The Covid-19 pandemic has brought losses to numerous types of businesses. Tourism was one of those sectors that needed to adapt and reinvent itself in this new reality where virtual interaction predominates. Based on the importance of tourism for the potiguar economy, this paper aims to analyze the cyber advertising strategies used by the profile of the tourist brand of Rio Grande do Norte on Instagram, currently named by @visiteriograndedonorte and understand how this production of digital content contributes to the creation of a fictional narrative for the brand during the period from March/2020 to January/2021. To support the analysis, discussions are made in the light of authors such as João Anzanello Carrascoza, Fernanda Carrera, Lúcia Santaella and Mário Carlos Beni. Methodologically, through an ethnography in social media, proposed by Débora Zanini and Robert Kozinets, qualitative and quantitative results were obtained, through which a change in the brand positioning during the period was observed. In the end, it is concluded that the damages caused by the pandemic in the tourism sector were reflected in the production of digital content of the brand on Instagram, thus, there was a weakening in the textual production and the attempt to use an imagery narrative to maintain the imaginary pre-existing information about tourism in the state.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiberpublicidadeCyber advertisingEstratégias de comunicação digitalDigital communication strategiesNarrativa ficcionalFictional narrativeTurismoTourismRio Grande do NortePandemia e produção de conteúdo digital: uma etnografia no Instagram da marca turística do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPandemiaProducaoConteudo_Araujo_2022.pdfPandemiaProducaoConteudo_Araujo_2022.pdfapplication/pdf4509132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45908/1/PandemiaProducaoConteudo_Araujo_2022.pdf269bcb3e0d67a7a85ee2a94678358959MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45908/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45908/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/459082023-01-12 17:32:16.899oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45908Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:32:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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