Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206
Resumo: As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento.
id UFRN_c18849c62f094c5df583d3bbf8384600
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26206
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Maria Luiza Azevedo deGurgel, André MoraisAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraFreitas, Angilberto Sabino deNascimento, Francinaide de Lima SilvaRamos, Anatalia Saraiva Martins2018-11-27T21:16:26Z2018-11-27T21:16:26Z2018-07-27CARVALHO, Maria Luiza Azevedo de. Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual. 2018. 273f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento.The modern organizations, because of the multiplicity, omnipresence and intensity in the usage of the information and communication technologies, impose to professionals the performance in a diverse number of appointments and roles at the same time and in different spaces. Such context occurs for teachers, especially for those who teach in virtual learning environments also known as e-learning. Despite the wide dissemination of studies on e-learning, little is known about the intertwined relationships of the temporal orientations of the teaching staff who works in virtual learning environments, being this what justifies the choice of the subject for this thesis. To address this gap, the aim of this research is to understand the connection of the roles and the temporalities of the teachers andrepresent them conceptually through a framework applied to the elearning environments. It is a qualitative and exploratory theoretical study, in which the methodology for conceptual framework construction proposed by Jabareen (2009)is applied. The theoretical basis used in this research was identified by a systematic data collection on the literature about time, e-learning and teaching roles. Through the analysis of the theoretical basis adopted, it was identified the roles of the teachers in elearning, which are classified in: technological, managemental and educational. In addition, the analysis of the temporalities has identified the monochronic and polychronic time as important agents of the temporal orientation of the individuals, which results in a temporal symmetry or asymmetry of the environment investigated. After the interpretation of the bibliographic data, a conceptual framework is proposed to represent the relationships of the roles played by the teaching staff with the monochronic and polychronic time and the issues of temporal symmetry or asymmetry among the actors involved in this relationship. It is understood that the research result is an original contribution to the understanding of the connection between the roles and the temporalities of the teaching staff in e-learning environments. The proposed conceptual framework may provide the self-knowledge of the temporal perceptions of the teaching staff and the analysis of the impact of the temporal orientation of third parties on the teachers‘ temporality, resulting, for example, in the identification of behavior correctionactions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTempoOrientação temporalPapéis docentese-learningFramework conceitualPapéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdfapplication/pdf2285644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/1/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf7b96c176d6306b3947289262c19e64e2MD51TEXTPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txtPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain567045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/2/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txt55587311f39f68a6b3101b4b91e38c4cMD52THUMBNAILPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgPapéistemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/3/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpgbdb49e6b04cf89c80353a97f44064bd0MD53123456789/262062019-01-29 18:04:09.243oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26206Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T21:04:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
title Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
spellingShingle Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Tempo
Orientação temporal
Papéis docentes
e-learning
Framework conceitual
title_short Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
title_full Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
title_fullStr Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
title_full_unstemmed Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
title_sort Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
author Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
author_facet Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gurgel, André Morais
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Freitas, Angilberto Sabino de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, Francinaide de Lima Silva
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
contributor_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Tempo
Orientação temporal
Papéis docentes
e-learning
Framework conceitual
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
Orientação temporal
Papéis docentes
e-learning
Framework conceitual
description As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-27T21:16:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-27T21:16:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Maria Luiza Azevedo de. Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual. 2018. 273f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206
identifier_str_mv CARVALHO, Maria Luiza Azevedo de. Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual. 2018. 273f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/1/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/2/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26206/3/Pap%c3%a9istemporalidadesdocentes_Carvalho_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b96c176d6306b3947289262c19e64e2
55587311f39f68a6b3101b4b91e38c4c
bdb49e6b04cf89c80353a97f44064bd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117605650071552