Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32902
Resumo: No Brasil, o processo de colonização europeia e a escravização criminosa dos sujeitos Africanos contribuíram para que o racismo se estruturasse de modo a negar os saberes e práticas dos corpos negros e suas culturas em diferentes espaços sociais, dentre os quais, o da Educação. No entanto, mesmo diante das violências e marginalizações, esses corpos resistiram e impuseram diferentes elementos de suas culturas na formação nacional. Dentre as formas de resistência, destacamos a formação dos quilombos, visto que, nesses foram efetivadas articulações coletivas, lutas, manutenções e atualizações dos saberes, o que os tornam espaços ricos para analisarmos a efetivação de propostas educacionais que dialoguem com os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros, assim como, com as proposições da Lei 10.639/03. Problematizando essa realidade, estabelecemos como questionamentos para a tese: quais saberes, linguagens e práticas dos corpos negros estão presentes nas comunidades de remanescentes quilombolas? Como a Educação Física escolar deve se apropriar dos saberes, linguagens e práticas dos corpos negros quilombolas em suas práticas formativas para efetivação de uma educação das relações étnico-raciais? Diante desses, definimos como objetivo geral, analisar os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros inseridos dentro da realidade cultural das comunidades de remanescentes quilombolas do Sítio Pêga e Sítio Arrojado/Engenho Novo, na cidade de Portalegre – RN. Para os objetivos específicos delimitamos: identificar e mapear os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros nas comunidades de remanescentes quilombolas do Pêga e Arrojado/Engenho Novo; discutir o espaço dos saberes negros nos cenários da Educação e da Educação Física; e, apontar possibilidades teórico-metodológicas para as práticas pedagógicas da Educação Física em atendimento aos princípios da educação étnico-racial. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa etnográfica, na qual nos inserimos nas comunidades de remanescentes quilombolas para realização de observações participantes, entrevistas, coletas de documentos e outros. Além disso, realizamos também pesquisas documentais e observações nas escolas que atendem os alunos das comunidades quilombolas, bem como, entrevistas com os professores de Educação Física das mesmas. Como resultados, mapeamos os saberes dos corpos em movimento dos sujeitos negros/quilombolas, separando-os nas seguintes categorias: corpo natureza, corpo fé, corpo trabalho, corpo ancestral e corpo (in)visível. Com base nos saberes apresentados em cada categoria, no diálogo estabelecido com as escolas e com as leituras efetivadas durante a construção da tese, deixamos como proposição final um aquilombamento na Educação Física escolar que assegure que os saberes e práticas do corpo negro em movimento estejam presentes nos espaços da formação escolar para efetivar uma educação das relações étnico-raciais, a partir de perspectivas interculturais, antirracistas e descolonizadoras.
id UFRN_c69dcec09a0e2fb1b00435e5f750cc84
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32902
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Hudson Pablo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1033837251559040http://lattes.cnpq.br/9283008377235258Santos, Antônio de Padua doshttp://lattes.cnpq.br/9063486087784385Dias, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1131977255034974Silva, Maria Eleni Henrique dahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Soares, Marta Genuhttp://lattes.cnpq.br/5299382052741078Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Pinho, Vilma Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698Melo, José Pereira de2021-07-19T17:14:39Z2021-07-19T17:14:39Z2021-02-25BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira. Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra. 2021. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32902No Brasil, o processo de colonização europeia e a escravização criminosa dos sujeitos Africanos contribuíram para que o racismo se estruturasse de modo a negar os saberes e práticas dos corpos negros e suas culturas em diferentes espaços sociais, dentre os quais, o da Educação. No entanto, mesmo diante das violências e marginalizações, esses corpos resistiram e impuseram diferentes elementos de suas culturas na formação nacional. Dentre as formas de resistência, destacamos a formação dos quilombos, visto que, nesses foram efetivadas articulações coletivas, lutas, manutenções e atualizações dos saberes, o que os tornam espaços ricos para analisarmos a efetivação de propostas educacionais que dialoguem com os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros, assim como, com as proposições da Lei 10.639/03. Problematizando essa realidade, estabelecemos como questionamentos para a tese: quais saberes, linguagens e práticas dos corpos negros estão presentes nas comunidades de remanescentes quilombolas? Como a Educação Física escolar deve se apropriar dos saberes, linguagens e práticas dos corpos negros quilombolas em suas práticas formativas para efetivação de uma educação das relações étnico-raciais? Diante desses, definimos como objetivo geral, analisar os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros inseridos dentro da realidade cultural das comunidades de remanescentes quilombolas do Sítio Pêga e Sítio Arrojado/Engenho Novo, na cidade de Portalegre – RN. Para os objetivos específicos delimitamos: identificar e mapear os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros nas comunidades de remanescentes quilombolas do Pêga e Arrojado/Engenho Novo; discutir o espaço dos saberes negros nos cenários da Educação e da Educação Física; e, apontar possibilidades teórico-metodológicas para as práticas pedagógicas da Educação Física em atendimento aos princípios da educação étnico-racial. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa etnográfica, na qual nos inserimos nas comunidades de remanescentes quilombolas para realização de observações participantes, entrevistas, coletas de documentos e outros. Além disso, realizamos também pesquisas documentais e observações nas escolas que atendem os alunos das comunidades quilombolas, bem como, entrevistas com os professores de Educação Física das mesmas. Como resultados, mapeamos os saberes dos corpos em movimento dos sujeitos negros/quilombolas, separando-os nas seguintes categorias: corpo natureza, corpo fé, corpo trabalho, corpo ancestral e corpo (in)visível. Com base nos saberes apresentados em cada categoria, no diálogo estabelecido com as escolas e com as leituras efetivadas durante a construção da tese, deixamos como proposição final um aquilombamento na Educação Física escolar que assegure que os saberes e práticas do corpo negro em movimento estejam presentes nos espaços da formação escolar para efetivar uma educação das relações étnico-raciais, a partir de perspectivas interculturais, antirracistas e descolonizadoras.In Brazil, the process of European colonization and the criminal enslavement of African subjects, contributed to the fact that racism was structured in such a way as to deny the knowledge and practices of black bodies and their cultures in different social spaces, including Education. However, even in the face of violence and marginalization, these bodies resisted and imposed different elements of their culture on national formation. Among the forms of resistance, we highlight the formation of quilombos, since, in these collective articulations, struggles and maintenance of knowledge were carried out, which make them rich spaces to analyze the effectiveness of educational proposals that dialogue with the knowledge, languages and practices of black bodies, as well as with the propositions of Law 10.639 / 03. Questioning this reality, we established as questions for the Thesis: what knowledge, languages and practices of the black body are present in the communities of remaining quilombolas? How should school Physical Education take ownership of the knowledge, languages and practices of quilombola black bodies in their formative practice to effect an education in ethnic-racial relations? In view of these, we defined as an objective, to identify and analyze the knowledge, languages and practices of black bodies inserted within the cultural reality of the communities of the quilombola remnants of Sítio Pêga and Sítio Arrojado / Engenho Novo, in the city of Portalegre - RN. Methodologically we opted for an ethnographic research, in which the insert in the remaining quilombo communities to conduct participant observation, interviews, document collections and others. In addition, we also conduct documentary research and observations in schools that serve students in quilombola communities and interviews with Physical Education teachers there. As a result, we mapped the knowledge of the bodies of the black subjects in movement / quilombola, separating them into the following categories: nature body, faith body, work body, ancestral body and (in) visible body. Based on the knowledge presented in each category, in the dialogue established with the schools and with the readings carried out during the construction of the thesis, we leave as a final proposition one aquilombamento in school Physical Education that ensures that the knowledge and practices of the black body in movement are present in the spaces of formation to effect an education of ethnic-racial relations, from intercultural, anti-racist and decolonizing perspectives.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCorpo quilombolaEducaçãoEducação FísicaRelações étnico-raciaisCorpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpoculturaeducacao_Bezerra_2021.pdfapplication/pdf5174644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32902/1/Corpoculturaeducacao_Bezerra_2021.pdff7a416c8a0f9a74e44806db4009034e1MD51123456789/329022021-07-19 14:15:32.145oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32902Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-19T17:15:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
title Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
spellingShingle Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira
Corpo quilombola
Educação
Educação Física
Relações étnico-raciais
title_short Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
title_full Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
title_fullStr Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
title_full_unstemmed Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
title_sort Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra
author Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira
author_facet Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1033837251559040
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Antônio de Padua dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9063486087784385
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Soares, Marta Genu
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5299382052741078
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Pinho, Vilma Aparecida de
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2018069654110698
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo quilombola
Educação
Educação Física
Relações étnico-raciais
topic Corpo quilombola
Educação
Educação Física
Relações étnico-raciais
description No Brasil, o processo de colonização europeia e a escravização criminosa dos sujeitos Africanos contribuíram para que o racismo se estruturasse de modo a negar os saberes e práticas dos corpos negros e suas culturas em diferentes espaços sociais, dentre os quais, o da Educação. No entanto, mesmo diante das violências e marginalizações, esses corpos resistiram e impuseram diferentes elementos de suas culturas na formação nacional. Dentre as formas de resistência, destacamos a formação dos quilombos, visto que, nesses foram efetivadas articulações coletivas, lutas, manutenções e atualizações dos saberes, o que os tornam espaços ricos para analisarmos a efetivação de propostas educacionais que dialoguem com os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros, assim como, com as proposições da Lei 10.639/03. Problematizando essa realidade, estabelecemos como questionamentos para a tese: quais saberes, linguagens e práticas dos corpos negros estão presentes nas comunidades de remanescentes quilombolas? Como a Educação Física escolar deve se apropriar dos saberes, linguagens e práticas dos corpos negros quilombolas em suas práticas formativas para efetivação de uma educação das relações étnico-raciais? Diante desses, definimos como objetivo geral, analisar os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros inseridos dentro da realidade cultural das comunidades de remanescentes quilombolas do Sítio Pêga e Sítio Arrojado/Engenho Novo, na cidade de Portalegre – RN. Para os objetivos específicos delimitamos: identificar e mapear os saberes, linguagens e práticas dos corpos negros nas comunidades de remanescentes quilombolas do Pêga e Arrojado/Engenho Novo; discutir o espaço dos saberes negros nos cenários da Educação e da Educação Física; e, apontar possibilidades teórico-metodológicas para as práticas pedagógicas da Educação Física em atendimento aos princípios da educação étnico-racial. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa etnográfica, na qual nos inserimos nas comunidades de remanescentes quilombolas para realização de observações participantes, entrevistas, coletas de documentos e outros. Além disso, realizamos também pesquisas documentais e observações nas escolas que atendem os alunos das comunidades quilombolas, bem como, entrevistas com os professores de Educação Física das mesmas. Como resultados, mapeamos os saberes dos corpos em movimento dos sujeitos negros/quilombolas, separando-os nas seguintes categorias: corpo natureza, corpo fé, corpo trabalho, corpo ancestral e corpo (in)visível. Com base nos saberes apresentados em cada categoria, no diálogo estabelecido com as escolas e com as leituras efetivadas durante a construção da tese, deixamos como proposição final um aquilombamento na Educação Física escolar que assegure que os saberes e práticas do corpo negro em movimento estejam presentes nos espaços da formação escolar para efetivar uma educação das relações étnico-raciais, a partir de perspectivas interculturais, antirracistas e descolonizadoras.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-19T17:14:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-19T17:14:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira. Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra. 2021. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32902
identifier_str_mv BEZERRA, Hudson Pablo de Oliveira. Corpo, cultura e educação (física) nos quilombos da serra. 2021. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32902/1/Corpoculturaeducacao_Bezerra_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7a416c8a0f9a74e44806db4009034e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117647487205376