A importância do profissional bibliotecário como mediador da informação para o desenvolvimento da competência informacional dos usuários com dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosa Milena dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39860
Resumo: Descreve a importância do profissional bibliotecário como mediador da informação e formador da competência informacional de usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem que, consequentemente, tem necessidades educacionais especiais, no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Utilizando como cenário da pesquisa a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) nessa instituição. Tem como objetivo geral pesquisar quais as contribuições do bibliotecário para atuar como mediador da informação para usuários com/ou que apresentam distúrbio neurológico de aprendizagem, no qual a CAENE e o Laboratório de acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede auxiliam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivos específicos pesquisar as características dos indivíduos com distúrbios neurológicos de dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos estudos associados à sua competência informacional e analisar a estrutura curricular do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de avaliar se o profissional bibliotecário tem uma formação profissional que possibilite mediar informação e construir a competência informacional dos usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória realizando duas entrevistas semiestruturadas com a psicóloga escolar da CAENE e com a bibliotecária-documentalista do Laboratório de Acessibilidade da BCZM. Apresenta como resultado a descrição das funções que o bibliotecário possui como mediador da informação em relação à formação da competência informacional de usuários, principalmente, com distúrbios ou transtornos neurológicos de aprendizagem, além de utilizar estratégias informacionais e tecnologias assistivas para auxiliar, orientar, acompanhar e ajudar os usuários que tenham dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Conclui que na estrutura curricular do curso de Biblioteconomia da UFRN do ano de 1998 a 2002 e no ano de 2014 a 2017, faltam disciplinas capazes de formar um profissional bibliotecário que auxiliem em sua formação do profissional em relação a exercer atividades que contribuam para a inclusão informacional, a acessibilidade e a necessidade educacional especial.
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