Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Evanildo Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57419
Resumo: Neste trabalho, apresentamos nossas reflexões acerca de um estudo dos dois volumes do Tratado das Fluxões (A Treatise of Fluxions) de Colin Maclaurin e suas conexões com o ensino de cálculo diferencial e integral, publicada em 1742. Pretende-se sustentar a tese de que as abordagens conceituais presentes nesses livros de Maclaurin (1698-1746) podem subsidiar a organização de sequenciais históricos associados ao conteúdo de cálculo, para serem conectados como abordagem complementar aos livros didáticos, na reestruturação das maneiras de processar o ensino de cálculo diferencial e integral em cursos de licenciatura em Matemática. Para desenvolver a investigação histórica, examinamos a obra relacionada ao tratado das fluxões, nos diversos aspectos relacionados a construção da história do cálculo diferencial e integral, centrando nossa atenção nos fundamentos lógicos do método fluxional idealizado por Isaac Newton e, posteriormente, aprimorado e ampliado por Colin Maclaurin. A análise epistemológica envolveu o conceito de fluxão e suas implicações na consolidação da ideia derivada, propriedades, regras e demonstrações, que ficou conhecido como método direto da fluxão. Dessa abordagem sobre o estudo das derivadas por meio do método fluxional surgiram aspectos concernentes à formalização do estudo sobre a noção de integral, seus métodos, regras e propriedades, conhecido como método inverso. Ao final da pesquisa, concluímos que a potencialização e a identidade conceitual do cálculo a partir do estudo sobre o método fluxional poderão servir de subsídios para a formação conceitual de futuros professores de Matemática, para o alcance de uma aprendizagem compreensiva deste assunto, o que posteriormente poderá se desdobrar no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral, de modo a ressignificar e complementar a abordagem conceitual dos conteúdos sobre derivada e integral presente nos livros de cálculo, e assim fortalecer a compreensão dos conceito necessários à aprendizagem da análise, no estudo do cálculo diferencial e integral nos cursos de licenciatura em Matemática.
id UFRN_c9a5ece598fc7afa1c652d8239d7a6e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57419
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Evanildo Costahttps://orcid.org/0000-0002-3366-8774http://lattes.cnpq.br/4341477189320182Morey, Bernadete Barbosahttps://orcid.org/0000-0003-3253-0383http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Sousa, Giselle Costa dehttps://orcid.org/0000-0003-0213-4179http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Fossa, John AndrewPires, Maria Auxiliadora Lisboa MorenoMendes, Iran Abreu2024-01-25T17:52:58Z2024-01-25T17:52:58Z2023-09-15SOARES, Evanildo Costa. Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral. Orientador: Dr. Iran Abreu Mendes. 2023. 187f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57419Neste trabalho, apresentamos nossas reflexões acerca de um estudo dos dois volumes do Tratado das Fluxões (A Treatise of Fluxions) de Colin Maclaurin e suas conexões com o ensino de cálculo diferencial e integral, publicada em 1742. Pretende-se sustentar a tese de que as abordagens conceituais presentes nesses livros de Maclaurin (1698-1746) podem subsidiar a organização de sequenciais históricos associados ao conteúdo de cálculo, para serem conectados como abordagem complementar aos livros didáticos, na reestruturação das maneiras de processar o ensino de cálculo diferencial e integral em cursos de licenciatura em Matemática. Para desenvolver a investigação histórica, examinamos a obra relacionada ao tratado das fluxões, nos diversos aspectos relacionados a construção da história do cálculo diferencial e integral, centrando nossa atenção nos fundamentos lógicos do método fluxional idealizado por Isaac Newton e, posteriormente, aprimorado e ampliado por Colin Maclaurin. A análise epistemológica envolveu o conceito de fluxão e suas implicações na consolidação da ideia derivada, propriedades, regras e demonstrações, que ficou conhecido como método direto da fluxão. Dessa abordagem sobre o estudo das derivadas por meio do método fluxional surgiram aspectos concernentes à formalização do estudo sobre a noção de integral, seus métodos, regras e propriedades, conhecido como método inverso. Ao final da pesquisa, concluímos que a potencialização e a identidade conceitual do cálculo a partir do estudo sobre o método fluxional poderão servir de subsídios para a formação conceitual de futuros professores de Matemática, para o alcance de uma aprendizagem compreensiva deste assunto, o que posteriormente poderá se desdobrar no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral, de modo a ressignificar e complementar a abordagem conceitual dos conteúdos sobre derivada e integral presente nos livros de cálculo, e assim fortalecer a compreensão dos conceito necessários à aprendizagem da análise, no estudo do cálculo diferencial e integral nos cursos de licenciatura em Matemática.In this paper we present our reflections on a two-volume study of Colin Maclaurin's A Treatise of Fluxions and its connections to the teaching of differential and integral calculus, published in 1742. It is intended to support the thesis that the conceptual approaches present in these books by Maclaurin can subsidize the organization of historical sequences associated with the calculus content, to be connected as a complementary approach to the textbooks, in the restructuring of the ways of processing the teaching of differential calculus and fulltime in undergraduate courses in Mathematics. To develop the historical investigation, we examined the work, in the various aspects related to the construction of the history of differential and integral calculus, focusing our attention on the logical foundations of the fluxional method idealized by Isaac Newton and, later, improved and expanded by Colin Maclaurin. The epistemological analysis involved the concept of fluxion and its implications in the consolidation of the derived idea, properties, rules and demonstrations, which became known as the direct method of fluxion. From this approach on the study of derivatives through the fluxional method, aspects emerged concerning the formalization of the study on the notion of integral, its methods, rules and properties, known as the inverse method. At the end of the research, we concluded that the potentialization and conceptual identity of calculus based on the study of the fluxional method can serve as subsidies for the conceptual training of future Mathematics teachers, to achieve a comprehensive learning of this subject, which later can unfold in the improvement of the teaching and learning process of differential and integral calculus, in order to re-signify and complement the conceptual approach present in calculus books, and thus strengthen the understanding of the concepts necessary for learning analysis, in the study of differential calculus and integral part of undergraduate courses in Mathematics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAColin MaclaurinTratado das fluxõesHistória do cálculo diferencial e integralUm estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudotratadofluxoes_Soares_2023.pdfapplication/pdf11193707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57419/1/Estudotratadofluxoes_Soares_2023.pdf91520ffd06723c9ab20a49207384bc1cMD51123456789/574192024-01-25 14:53:46.455oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-25T17:53:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
title Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
spellingShingle Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
Soares, Evanildo Costa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Colin Maclaurin
Tratado das fluxões
História do cálculo diferencial e integral
title_short Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
title_full Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
title_fullStr Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
title_full_unstemmed Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
title_sort Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral
author Soares, Evanildo Costa
author_facet Soares, Evanildo Costa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3366-8774
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4341477189320182
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3253-0383
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0213-4179
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Fossa, John Andrew
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Evanildo Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
contributor_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Colin Maclaurin
Tratado das fluxões
História do cálculo diferencial e integral
dc.subject.por.fl_str_mv Colin Maclaurin
Tratado das fluxões
História do cálculo diferencial e integral
description Neste trabalho, apresentamos nossas reflexões acerca de um estudo dos dois volumes do Tratado das Fluxões (A Treatise of Fluxions) de Colin Maclaurin e suas conexões com o ensino de cálculo diferencial e integral, publicada em 1742. Pretende-se sustentar a tese de que as abordagens conceituais presentes nesses livros de Maclaurin (1698-1746) podem subsidiar a organização de sequenciais históricos associados ao conteúdo de cálculo, para serem conectados como abordagem complementar aos livros didáticos, na reestruturação das maneiras de processar o ensino de cálculo diferencial e integral em cursos de licenciatura em Matemática. Para desenvolver a investigação histórica, examinamos a obra relacionada ao tratado das fluxões, nos diversos aspectos relacionados a construção da história do cálculo diferencial e integral, centrando nossa atenção nos fundamentos lógicos do método fluxional idealizado por Isaac Newton e, posteriormente, aprimorado e ampliado por Colin Maclaurin. A análise epistemológica envolveu o conceito de fluxão e suas implicações na consolidação da ideia derivada, propriedades, regras e demonstrações, que ficou conhecido como método direto da fluxão. Dessa abordagem sobre o estudo das derivadas por meio do método fluxional surgiram aspectos concernentes à formalização do estudo sobre a noção de integral, seus métodos, regras e propriedades, conhecido como método inverso. Ao final da pesquisa, concluímos que a potencialização e a identidade conceitual do cálculo a partir do estudo sobre o método fluxional poderão servir de subsídios para a formação conceitual de futuros professores de Matemática, para o alcance de uma aprendizagem compreensiva deste assunto, o que posteriormente poderá se desdobrar no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral, de modo a ressignificar e complementar a abordagem conceitual dos conteúdos sobre derivada e integral presente nos livros de cálculo, e assim fortalecer a compreensão dos conceito necessários à aprendizagem da análise, no estudo do cálculo diferencial e integral nos cursos de licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-25T17:52:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-25T17:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Evanildo Costa. Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral. Orientador: Dr. Iran Abreu Mendes. 2023. 187f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57419
identifier_str_mv SOARES, Evanildo Costa. Um estudo do tratado das fluxões de Colin Maclaurin e suasconexões com o ensino de cálculo diferencial e integral. Orientador: Dr. Iran Abreu Mendes. 2023. 187f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57419/1/Estudotratadofluxoes_Soares_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91520ffd06723c9ab20a49207384bc1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117854576771072