Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canan, Ana Graça
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16398
Resumo: The purpose of this research is to approach the English literary text from the point of view of the culture and the heterogeneity of discourse in its role as a source of elements that facilitate the teaching/learning process of English as a foreign language. Several instances of discourse heterogeneity are analyzed through cultural references in the original texts of the following English novels: Jane Eyre, by Charlotte Brontë (1816-1855), published in 1847; The Mill on the Floss, by George Eliot (1819-1890), published in 1860 and Great Expectations, by Charles Dickens (1812-1870), published between 1860 and 1861. Theoretical support was sought in Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson and Larsen-Freeman. Activities in English are proposed in the end whereby it can be seen that the questions at issue can be used extensively in the classroom.
id UFRN_d25f6914d54dba5c729bda3d87764eee
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16398
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Canan, Ana Graçahttp://lattes.cnpq.br/1212672321267679http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2Pinto, Abuêndia Padilha Peixotohttp://lattes.cnpq.br/9016231848500542Rodrigues, Maria das Graças Soareshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Passeggi, Luís álvaro Sgadarihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2Almeida Filho, José Carlos Paes dehttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201Silva Neto, João Gomes da2014-12-17T15:07:22Z2007-11-262014-12-17T15:07:22Z2007-03-30CANAN, Ana Graça. Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 159 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16398The purpose of this research is to approach the English literary text from the point of view of the culture and the heterogeneity of discourse in its role as a source of elements that facilitate the teaching/learning process of English as a foreign language. Several instances of discourse heterogeneity are analyzed through cultural references in the original texts of the following English novels: Jane Eyre, by Charlotte Brontë (1816-1855), published in 1847; The Mill on the Floss, by George Eliot (1819-1890), published in 1860 and Great Expectations, by Charles Dickens (1812-1870), published between 1860 and 1861. Theoretical support was sought in Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson and Larsen-Freeman. Activities in English are proposed in the end whereby it can be seen that the questions at issue can be used extensively in the classroom.Esta pesquisa busca abordar o texto literário em língua inglesa na perspectiva da cultura e da heterogeneidade discursiva, enquanto fonte de elementos facilitadores do processo ensinoaprendizagem de inglês língua estrangeira. A análise se dedica às diversas ocorrências da heterogeneidade discursiva, através das referências culturais, no original em inglês dos seguintes romances: Jane Eyre, de Charlotte Brontë (1816-1855), publicado em 1847; The mill on the Floss, de George Eliot (1819-1890), publicado em 1860 e Great expectations, de Charles Dickens (1812-1870), publicado entre 1860 e 1861. O referencial teórico apóia-se em Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson e Larsen-Freeman. Ao final, propomos atividades em língua inglesa, mostrando que as questões apontadas podem ser largamente exploradas em sala de aula.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaReferências culturaisHeterogeneide discursivaRomancelíngua inglesaEnsino-aprendizagem.Cultural referencesDiscourse heterogeneityNovelEnglish languageLearning/teaching.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAReferências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaGC.pdfapplication/pdf540481https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/1/AnaGC.pdf193518383be508c442825d2a26edcfd9MD51TEXTAnaGC.pdf.txtAnaGC.pdf.txtExtracted texttext/plain284973https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/6/AnaGC.pdf.txta2d5575524ab133583abf62959be73c9MD56THUMBNAILAnaGC.pdf.jpgAnaGC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/7/AnaGC.pdf.jpg7c97bd39787a9b107ccc2081d5c38312MD57123456789/163982017-11-04 01:43:32.421oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16398Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T04:43:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
Canan, Ana Graça
Referências culturais
Heterogeneide discursiva
Romance
língua inglesa
Ensino-aprendizagem.
Cultural references
Discourse heterogeneity
Novel
English language
Learning/teaching.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_sort Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
author Canan, Ana Graça
author_facet Canan, Ana Graça
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Abuêndia Padilha Peixoto
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9016231848500542
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Rodrigues, Maria das Graças Soares
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Passeggi, Luís álvaro Sgadari
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6713011855280201
dc.contributor.author.fl_str_mv Canan, Ana Graça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Neto, João Gomes da
contributor_str_mv Silva Neto, João Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Referências culturais
Heterogeneide discursiva
Romance
língua inglesa
Ensino-aprendizagem.
topic Referências culturais
Heterogeneide discursiva
Romance
língua inglesa
Ensino-aprendizagem.
Cultural references
Discourse heterogeneity
Novel
English language
Learning/teaching.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural references
Discourse heterogeneity
Novel
English language
Learning/teaching.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The purpose of this research is to approach the English literary text from the point of view of the culture and the heterogeneity of discourse in its role as a source of elements that facilitate the teaching/learning process of English as a foreign language. Several instances of discourse heterogeneity are analyzed through cultural references in the original texts of the following English novels: Jane Eyre, by Charlotte Brontë (1816-1855), published in 1847; The Mill on the Floss, by George Eliot (1819-1890), published in 1860 and Great Expectations, by Charles Dickens (1812-1870), published between 1860 and 1861. Theoretical support was sought in Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson and Larsen-Freeman. Activities in English are proposed in the end whereby it can be seen that the questions at issue can be used extensively in the classroom.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-11-26
2014-12-17T15:07:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANAN, Ana Graça. Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 159 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16398
identifier_str_mv CANAN, Ana Graça. Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 159 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Aplicada; Literatura Comparada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/1/AnaGC.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/6/AnaGC.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16398/7/AnaGC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 193518383be508c442825d2a26edcfd9
a2d5575524ab133583abf62959be73c9
7c97bd39787a9b107ccc2081d5c38312
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117686279274496