Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Leandro de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21167
Resumo: Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.
id UFRN_d396e7acbf80b774b2813efdd2b67738
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21167
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Leandro de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4798412343798883http://lattes.cnpq.br/6874649375434646Aranha, Eduardo Henrique da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9520477461031645Campos, André Mauricio Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7154508093406987Steinmacher, Igor Fábiohttp://lattes.cnpq.br/5529725593221391Figueira Filho, Fernando Marques2016-08-17T22:38:52Z2016-08-17T22:38:52Z2016-02-22MELO, Leandro de Almeida. Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais. 2016. 111f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21167Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.Soft skills and teamwork practices were identi ed as the main de ciencies of recent graduates in computer courses. This issue led to a realization of a qualitative research aimed at investigating the challenges faced by professors of those courses in conducting, monitoring and assessing collaborative software development projects. Di erent challenges were reported by teachers, including di culties in the assessment of students both in the collective and individual levels. In this context, a quantitative research was conducted with the aim to map soft skill of students to a set of indicators that can be extracted from software repositories using data mining techniques. These indicators are aimed at measuring soft skills, such as teamwork, leadership, problem solving and the pace of communication. Then, a peer assessment approach was applied in a collaborative software development course of the software engineering major at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This research presents a correlation study between the students' soft skills scores and indicators based on mining software repositories. This study contributes: (i) in the presentation of professors' perception of the di culties and opportunities for improving management and monitoring practices in collaborative software development projects; (ii) in investigating relationships between soft skills and activities performed by students using software repositories; (iii) in encouraging the development of soft skills and the use of software repositories among software engineering students; (iv) in contributing to the state of the art of three important areas of software engineering, namely software engineering education, educational data mining and human aspects of software engineering.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAODesenvolvimento colaborativo de softwareTrabalho em equipeHabilidades transversaisEnsino de ciência da computação e engenharia de softwareDesenvolvimento de softwareProjetos colaborativos de estudantesUma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversaisA proposal of indicators for monitoring students in collaborative software development projects with focus on soft skills developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdfLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdfapplication/pdf2465677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/1/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf648e72180b1bfa812f91fd981d0ab739MD51TEXTLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.txtLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain216745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/6/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.txt348a2dac425c78027f6f0d92dbead924MD56THUMBNAILLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.jpgLeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3423https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/7/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.jpg8f6a2baf13778924e970f46a89a21006MD57123456789/211672017-11-02 15:03:17.804oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21167Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T18:03:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A proposal of indicators for monitoring students in collaborative software development projects with focus on soft skills development
title Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
spellingShingle Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
Melo, Leandro de Almeida
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Desenvolvimento colaborativo de software
Trabalho em equipe
Habilidades transversais
Ensino de ciência da computação e engenharia de software
Desenvolvimento de software
Projetos colaborativos de estudantes
title_short Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
title_full Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
title_fullStr Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
title_full_unstemmed Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
title_sort Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais
author Melo, Leandro de Almeida
author_facet Melo, Leandro de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4798412343798883
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6874649375434646
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520477461031645
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, André Mauricio Cunha
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7154508093406987
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Steinmacher, Igor Fábio
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5529725593221391
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Leandro de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueira Filho, Fernando Marques
contributor_str_mv Figueira Filho, Fernando Marques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Desenvolvimento colaborativo de software
Trabalho em equipe
Habilidades transversais
Ensino de ciência da computação e engenharia de software
Desenvolvimento de software
Projetos colaborativos de estudantes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento colaborativo de software
Trabalho em equipe
Habilidades transversais
Ensino de ciência da computação e engenharia de software
Desenvolvimento de software
Projetos colaborativos de estudantes
description Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-17T22:38:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-17T22:38:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Leandro de Almeida. Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais. 2016. 111f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21167
identifier_str_mv MELO, Leandro de Almeida. Uma proposta de indicadores para o acompanhamento de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software com foco no desenvolvimento de habilidades transversais. 2016. 111f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/1/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/6/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21167/7/LeandroDeAlmeidaMelo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 648e72180b1bfa812f91fd981d0ab739
348a2dac425c78027f6f0d92dbead924
8f6a2baf13778924e970f46a89a21006
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117744571711488