Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas. |
id |
UFRN_deb2a3798ca0330d7e9f54d95d578bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31855 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Juliana Lacerda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2638676908886957http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Maia, Dennys Leitehttp://lattes.cnpq.br/4047293288281493Basso, Marcus Vinicius de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/5478310789654878Andrade, Adja Ferreira de2021-03-12T23:01:45Z2021-03-12T23:01:45Z2020-08-06OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.The object of study of this work is to investigate if the Design Thinking approach is an interesting proposal for modeling an EAD training course and if the pedagogical practices used by teachers during the training bring changes in the classroom practice. In order to answer these research hypotheses, a model of continuing education based on Design Thinking was built for mathematics teachers in the final years of elementary school in the city of Macaíba, contextualized to their needs, seeking to promote professional development based on the reflection of their practices. To outline the entire route, we used Design Thinking for Educators (Instituto Educadigital, 2014) as five bases: Discovery, interpretation, ideation, experimentation and evolution. Each stage of Design Thinking, will compose a stage of training to be contemplated. The initiative of using Design Thinking is to propose to think and create together, collaboratively a training in which the involved ones feel contemplated, making each subject to be active and also responsible for the progress of the training. In addition, in-service training indicates a path in which the teacher does not need to deviate from his pedagogical practice, allowing him to implement what he is learning. The research is outlined as an action research, it follows the research approach is qualitative and as for nature it is characterized by being an applied research. As procedures and instruments, focus groups, questionnaires and interviews were considered. The main contribution of the referred work was the use of the Design Thinking approach adopted more effectively in the construction of a teacher training model and the reflection of their pedagogical practices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilDesign ThinkingFormação de professoresProfessores de MatemáticaMetodologias ativasDesign Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf3795352https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/1/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf215fdd16bde3495bcf5a360236017e9aMD51TEXTDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txtDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain289946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/2/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txt46cc409fc2d5286b6a8ba9add1e8eba8MD52THUMBNAILDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpgDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/3/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpg8c605154d0d85c00d91695d6a37a17faMD53123456789/318552021-03-14 05:49:20.342oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
title |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
spellingShingle |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática Oliveira, Juliana Lacerda da Silva Design Thinking Formação de professores Professores de Matemática Metodologias ativas |
title_short |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
title_full |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
title_fullStr |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
title_sort |
Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática |
author |
Oliveira, Juliana Lacerda da Silva |
author_facet |
Oliveira, Juliana Lacerda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2638676908886957 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992106322474895 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0601161335088804 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Maia, Dennys Leite |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4047293288281493 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5478310789654878 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juliana Lacerda da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
contributor_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Thinking Formação de professores Professores de Matemática Metodologias ativas |
topic |
Design Thinking Formação de professores Professores de Matemática Metodologias ativas |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-12T23:01:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-12T23:01:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/1/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/2/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/3/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
215fdd16bde3495bcf5a360236017e9a 46cc409fc2d5286b6a8ba9add1e8eba8 8c605154d0d85c00d91695d6a37a17fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117899840651264 |