Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Lacerda da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.
id UFRN_deb2a3798ca0330d7e9f54d95d578bfb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31855
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Juliana Lacerda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2638676908886957http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Maia, Dennys Leitehttp://lattes.cnpq.br/4047293288281493Basso, Marcus Vinicius de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/5478310789654878Andrade, Adja Ferreira de2021-03-12T23:01:45Z2021-03-12T23:01:45Z2020-08-06OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.The object of study of this work is to investigate if the Design Thinking approach is an interesting proposal for modeling an EAD training course and if the pedagogical practices used by teachers during the training bring changes in the classroom practice. In order to answer these research hypotheses, a model of continuing education based on Design Thinking was built for mathematics teachers in the final years of elementary school in the city of Macaíba, contextualized to their needs, seeking to promote professional development based on the reflection of their practices. To outline the entire route, we used Design Thinking for Educators (Instituto Educadigital, 2014) as five bases: Discovery, interpretation, ideation, experimentation and evolution. Each stage of Design Thinking, will compose a stage of training to be contemplated. The initiative of using Design Thinking is to propose to think and create together, collaboratively a training in which the involved ones feel contemplated, making each subject to be active and also responsible for the progress of the training. In addition, in-service training indicates a path in which the teacher does not need to deviate from his pedagogical practice, allowing him to implement what he is learning. The research is outlined as an action research, it follows the research approach is qualitative and as for nature it is characterized by being an applied research. As procedures and instruments, focus groups, questionnaires and interviews were considered. The main contribution of the referred work was the use of the Design Thinking approach adopted more effectively in the construction of a teacher training model and the reflection of their pedagogical practices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilDesign ThinkingFormação de professoresProfessores de MatemáticaMetodologias ativasDesign Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf3795352https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/1/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf215fdd16bde3495bcf5a360236017e9aMD51TEXTDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txtDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain289946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/2/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txt46cc409fc2d5286b6a8ba9add1e8eba8MD52THUMBNAILDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpgDesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/3/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpg8c605154d0d85c00d91695d6a37a17faMD53123456789/318552021-03-14 05:49:20.342oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
title Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
spellingShingle Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
Oliveira, Juliana Lacerda da Silva
Design Thinking
Formação de professores
Professores de Matemática
Metodologias ativas
title_short Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
title_full Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
title_fullStr Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
title_full_unstemmed Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
title_sort Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática
author Oliveira, Juliana Lacerda da Silva
author_facet Oliveira, Juliana Lacerda da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2638676908886957
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3992106322474895
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4047293288281493
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5478310789654878
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juliana Lacerda da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
contributor_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Design Thinking
Formação de professores
Professores de Matemática
Metodologias ativas
topic Design Thinking
Formação de professores
Professores de Matemática
Metodologias ativas
description O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-12T23:01:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12T23:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855
identifier_str_mv OLIVEIRA, Juliana Lacerda da Silva. Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/1/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/2/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31855/3/DesignThinkingmetodologia_Oliveira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 215fdd16bde3495bcf5a360236017e9a
46cc409fc2d5286b6a8ba9add1e8eba8
8c605154d0d85c00d91695d6a37a17fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117899840651264