Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Lucas Hiago de Azevêdo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26605
Resumo: AA cada novo período letivo, instituições de ensino se deparam com a necessidade de realizar a alocação dos seus horários de aulas. O desafio reside na capacidade de alocar aulas conciliando requisitos pedagógicos, limitações de recursos organizacionais e preferências pessoais. Motivado pelo alto grau de complexidade proveniente da combinação de disponibilidades de professores, alunos, salas de aula e necessidade de satisfação de variadas restrições, o problema de alocação de horários escolares, também conhecido como high school timetabling problem, há tempos é objeto de estudo pela comunidade acadêmica, que tem buscado o auxílio de métodos (meta)heurísticos para a consecução de soluções satisfatórias em um espaço de tempo viável. Com o objetivo de auxiliar a montagem de grades de horários dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), assegurando o atendimento dos diferentes requisitos institucionais, o presente trabalho apresenta uma solução baseada na metaheurística greedy randomized adaptative search procedure (GRASP). Para a validação da solução, foram desenvolvidas instâncias a partir de dados reais coletados de diferentes unidades da referida instituição. Os resultados obtidos apontam um desempenho satisfatório para o método utilizado, evidenciados a partir da geração de grades de horários que atendem a todas as restrições de viabilidade inicialmente impostas, como também pelo elevado grau de qualidade apresentado.
id UFRN_df7a735882ee6459929d0293d6ecb0e8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26605
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Lucas Hiago de AzevêdoCavalcante, Everton Ranielly de SousaMadeira, Charles Andrye GalvãoCabral, Lucídio dos Anjos FormigaAndrade, Romerito Campos deBezerra, Leonardo César Teonacio2019-02-08T19:43:27Z2019-02-08T19:43:27Z2018-12-11DANTAS, Lucas Hiago de Azevêdo. Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26605AA cada novo período letivo, instituições de ensino se deparam com a necessidade de realizar a alocação dos seus horários de aulas. O desafio reside na capacidade de alocar aulas conciliando requisitos pedagógicos, limitações de recursos organizacionais e preferências pessoais. Motivado pelo alto grau de complexidade proveniente da combinação de disponibilidades de professores, alunos, salas de aula e necessidade de satisfação de variadas restrições, o problema de alocação de horários escolares, também conhecido como high school timetabling problem, há tempos é objeto de estudo pela comunidade acadêmica, que tem buscado o auxílio de métodos (meta)heurísticos para a consecução de soluções satisfatórias em um espaço de tempo viável. Com o objetivo de auxiliar a montagem de grades de horários dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), assegurando o atendimento dos diferentes requisitos institucionais, o presente trabalho apresenta uma solução baseada na metaheurística greedy randomized adaptative search procedure (GRASP). Para a validação da solução, foram desenvolvidas instâncias a partir de dados reais coletados de diferentes unidades da referida instituição. Os resultados obtidos apontam um desempenho satisfatório para o método utilizado, evidenciados a partir da geração de grades de horários que atendem a todas as restrições de viabilidade inicialmente impostas, como também pelo elevado grau de qualidade apresentado.Every academic year, education institutions face the need to allocate their classes. The challenge lies in the ability to concile pedagogical needs, organizational resource constraints, and personal preferences. Motivated by the high complexity for combining teacher, student, and classroom availability, as well as various other constraints, the high school timetabling problem has long been studied by the academic community. In this context, (meta)heuristic approaches have been the method-of-choice when finding high-quality solutions in a feasible timespan. This work proposes a greedy randomized adaptative search procedure (GRASP) algorithm for the school timetabling problem targeting the technical courses oered at Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). To validate the proposed approach, real-world instances were built from data gathered at dierent campi. Results indicate the eectiveness of the algorithm, given the feasible solutions meeting all constraints initially considered while achieving high quality.porCNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWAREProgramação de horário escolarTimetablingMetaheurísticaGRASPUma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRNA metaheuristic approach to the high school timetabling problem at IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWAREUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAbordagemmetaheurísticaproblema_Dantas_2018.pdf.txtAbordagemmetaheurísticaproblema_Dantas_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain164527https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/2/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf.txt1a19371d59b476990c0c9fc5f5ce7a0fMD52THUMBNAILAbordagemmetaheurísticaproblema_Dantas_2018.pdf.jpgAbordagemmetaheurísticaproblema_Dantas_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1547https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/3/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf.jpg711a01f799dd60c37c1dd7cb7a3949a6MD53ORIGINALAbordagemmetaheurísticaproblema_Dantas_2018.pdfapplication/pdf3602668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/1/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf4116ef9bccb86591f36dbee82077283bMD51123456789/266052019-02-09 01:33:04.403oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26605Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:33:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A metaheuristic approach to the high school timetabling problem at IFRN
title Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
spellingShingle Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
Dantas, Lucas Hiago de Azevêdo
CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Programação de horário escolar
Timetabling
Metaheurística
GRASP
title_short Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
title_full Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
title_fullStr Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
title_full_unstemmed Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
title_sort Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
author Dantas, Lucas Hiago de Azevêdo
author_facet Dantas, Lucas Hiago de Azevêdo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Andrade, Romerito Campos de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Lucas Hiago de Azevêdo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cavalcante, Everton Ranielly de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Leonardo César Teonacio
contributor_str_mv Cavalcante, Everton Ranielly de Sousa
Bezerra, Leonardo César Teonacio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
topic CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Programação de horário escolar
Timetabling
Metaheurística
GRASP
dc.subject.por.fl_str_mv Programação de horário escolar
Timetabling
Metaheurística
GRASP
description AA cada novo período letivo, instituições de ensino se deparam com a necessidade de realizar a alocação dos seus horários de aulas. O desafio reside na capacidade de alocar aulas conciliando requisitos pedagógicos, limitações de recursos organizacionais e preferências pessoais. Motivado pelo alto grau de complexidade proveniente da combinação de disponibilidades de professores, alunos, salas de aula e necessidade de satisfação de variadas restrições, o problema de alocação de horários escolares, também conhecido como high school timetabling problem, há tempos é objeto de estudo pela comunidade acadêmica, que tem buscado o auxílio de métodos (meta)heurísticos para a consecução de soluções satisfatórias em um espaço de tempo viável. Com o objetivo de auxiliar a montagem de grades de horários dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), assegurando o atendimento dos diferentes requisitos institucionais, o presente trabalho apresenta uma solução baseada na metaheurística greedy randomized adaptative search procedure (GRASP). Para a validação da solução, foram desenvolvidas instâncias a partir de dados reais coletados de diferentes unidades da referida instituição. Os resultados obtidos apontam um desempenho satisfatório para o método utilizado, evidenciados a partir da geração de grades de horários que atendem a todas as restrições de viabilidade inicialmente impostas, como também pelo elevado grau de qualidade apresentado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T19:43:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T19:43:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Lucas Hiago de Azevêdo. Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26605
identifier_str_mv DANTAS, Lucas Hiago de Azevêdo. Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/2/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/3/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26605/1/Abordagemmetaheur%c3%adsticaproblema_Dantas_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a19371d59b476990c0c9fc5f5ce7a0f
711a01f799dd60c37c1dd7cb7a3949a6
4116ef9bccb86591f36dbee82077283b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117678064730112