Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46991 |
Resumo: | Resumo: Objetivo: Analisar a percepção dos pacientes que vivenciaram a tele consulta nutricional como modalidade de acompanhamento durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, realizado virtualmente com pacientes atendidos por nutricionistas via tele consulta. O recrutamento se deu por indicação dos profissionais e rede social (Instagram). Após convite e aceitação por parte dos pacientes, estes eram direcionados para a plataforma Google Forms para acessar o Registro de Consentimento Livre e Esclarecido, e ao questionário semi-estruturado com perguntas relacionadas à experiência com a tele consulta. Resultados: Participaram do estudo 63 pacientes com prevalência do público feminino, com idade entre 18 a 29 anos. 75,38% dos participantes não tinham sido diagnosticados com a COVID-19, e todos já haviam se vacinado. Destaca-se sobre o atendimento que o tempo de duração foi satisfatório e a ferramenta para a tele consulta foi adequada. A grande parte dos entrevistados afirma terem se sentido acolhido e compreendidos durante a tele consulta tendo suas expectativas atendidas, considerando uma boa alternativa durante e após a pandemia. Dentre as observações levantadas pelos participantes da pesquisa, a de maior expressão foi que a tele consulta impossibilita a realização de exame físico mais aprimorado. Conclusão: Os resultados sugerem que a tele consulta é uma ferramenta de grande relevância em situações que o atendimento presencial é suprimido, contudo ainda desperta algumas limitações em sua aplicabilidade e a de maior expressão seria a incapacidade de realização de exame físico aprimorado. Logo a junção entre o online e o presencial se apresenta como mais indicado. |
id |
UFRN_dfb1c326ca67ca29a6baf917fad92ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46991 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, José Lucas de Sousahttp://lattes.cnpq.br/2148739634320316Pereira., Jarson Pedro da Costahttps://orcid.org/0000-0001-5412-6467http://lattes.cnpq.br/7393314752407793Donato, Nilcimelly Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0002-6707-3031http://lattes.cnpq.br/9068412705489870Costa, Kahula Camara dahttp://lattes.cnpq.br/2805746537587140Sureira, Thaiz Mattos2022-04-19T18:44:12Z2022-04-19T18:44:12Z2022-02-25ARAÚJO, José Lucas de Sousa. Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46991Resumo: Objetivo: Analisar a percepção dos pacientes que vivenciaram a tele consulta nutricional como modalidade de acompanhamento durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, realizado virtualmente com pacientes atendidos por nutricionistas via tele consulta. O recrutamento se deu por indicação dos profissionais e rede social (Instagram). Após convite e aceitação por parte dos pacientes, estes eram direcionados para a plataforma Google Forms para acessar o Registro de Consentimento Livre e Esclarecido, e ao questionário semi-estruturado com perguntas relacionadas à experiência com a tele consulta. Resultados: Participaram do estudo 63 pacientes com prevalência do público feminino, com idade entre 18 a 29 anos. 75,38% dos participantes não tinham sido diagnosticados com a COVID-19, e todos já haviam se vacinado. Destaca-se sobre o atendimento que o tempo de duração foi satisfatório e a ferramenta para a tele consulta foi adequada. A grande parte dos entrevistados afirma terem se sentido acolhido e compreendidos durante a tele consulta tendo suas expectativas atendidas, considerando uma boa alternativa durante e após a pandemia. Dentre as observações levantadas pelos participantes da pesquisa, a de maior expressão foi que a tele consulta impossibilita a realização de exame físico mais aprimorado. Conclusão: Os resultados sugerem que a tele consulta é uma ferramenta de grande relevância em situações que o atendimento presencial é suprimido, contudo ainda desperta algumas limitações em sua aplicabilidade e a de maior expressão seria a incapacidade de realização de exame físico aprimorado. Logo a junção entre o online e o presencial se apresenta como mais indicado.Abstract: Objective: To analyze the perception of patients who experienced tele nutritional consultation as a follow-up modality during the COVID-19 pandemic. Methods: This is a cross-sectional, observational and descriptive study, carried out virtually with patients seen by nutritionists via teleconsultation. Recruitment was made by indication of professionals and social network (Instagram). After invitation and acceptance by the patients, they were directed to the Google Forms platform to access the Free and Informed Consent Registry, and the semi-structured questionnaire with questions related to the teleconsultation experience. Results: The study included 63 patients with a prevalence of females, aged between 18 and 29 years. 75.38% of participants had not been diagnosed with COVID-19, and all had already been vaccinated. It is noteworthy about the service that the duration was satisfactory and the tool for the tele consultation was adequate. Most respondents say they felt welcomed and understood during the tele consultation, having their expectations met, considering it a good alternative during and after the pandemic. Among the observations raised by the research participants, the most expressive was that the tele consultation makes it impossible to perform a more refined physical examination. Conclusion: The results suggest that teleconsultation is a tool of great relevance in situations where face-to-face care is suppressed, however it still has some limitations in its applicability and the most significant would be the inability to perform an improved physical examination. Soon the junction between online and face-to-face is presented as the most suitable.Universidade Federal do Rio Grande do NorteNutriçãoUFRNBrasilFaculdade de Ciências da Saúde do TrairiAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPandemia COVID-19Tele consultaNutricionistasTele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeleConsultaNutricional_Araújo_2022.pdfTeleConsultaNutricional_Araújo_2022.pdfapplication/pdf411929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/1/TeleConsultaNutricional_Ara%c3%bajo_2022.pdf8dcea2cc038a547981200e481e4cc277MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/469912022-09-08 09:21:44.096oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-08T12:21:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
title |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
spellingShingle |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência Araújo, José Lucas de Sousa Pandemia COVID-19 Tele consulta Nutricionistas |
title_short |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
title_full |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
title_fullStr |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
title_full_unstemmed |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
title_sort |
Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência |
author |
Araújo, José Lucas de Sousa |
author_facet |
Araújo, José Lucas de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2148739634320316 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Donato, Nilcimelly Rodrigues |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6707-3031 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9068412705489870 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Kahula Camara da |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2805746537587140 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, José Lucas de Sousa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pereira., Jarson Pedro da Costa |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5412-6467 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7393314752407793 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sureira, Thaiz Mattos |
contributor_str_mv |
Pereira., Jarson Pedro da Costa Sureira, Thaiz Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia COVID-19 Tele consulta Nutricionistas |
topic |
Pandemia COVID-19 Tele consulta Nutricionistas |
description |
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção dos pacientes que vivenciaram a tele consulta nutricional como modalidade de acompanhamento durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, realizado virtualmente com pacientes atendidos por nutricionistas via tele consulta. O recrutamento se deu por indicação dos profissionais e rede social (Instagram). Após convite e aceitação por parte dos pacientes, estes eram direcionados para a plataforma Google Forms para acessar o Registro de Consentimento Livre e Esclarecido, e ao questionário semi-estruturado com perguntas relacionadas à experiência com a tele consulta. Resultados: Participaram do estudo 63 pacientes com prevalência do público feminino, com idade entre 18 a 29 anos. 75,38% dos participantes não tinham sido diagnosticados com a COVID-19, e todos já haviam se vacinado. Destaca-se sobre o atendimento que o tempo de duração foi satisfatório e a ferramenta para a tele consulta foi adequada. A grande parte dos entrevistados afirma terem se sentido acolhido e compreendidos durante a tele consulta tendo suas expectativas atendidas, considerando uma boa alternativa durante e após a pandemia. Dentre as observações levantadas pelos participantes da pesquisa, a de maior expressão foi que a tele consulta impossibilita a realização de exame físico mais aprimorado. Conclusão: Os resultados sugerem que a tele consulta é uma ferramenta de grande relevância em situações que o atendimento presencial é suprimido, contudo ainda desperta algumas limitações em sua aplicabilidade e a de maior expressão seria a incapacidade de realização de exame físico aprimorado. Logo a junção entre o online e o presencial se apresenta como mais indicado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-19T18:44:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-19T18:44:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, José Lucas de Sousa. Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46991 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, José Lucas de Sousa. Tele consulta nutricional em tempos de pandemia Covid-19: percepção de pacientes sobre a experiência. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Nutrição |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/1/TeleConsultaNutricional_Ara%c3%bajo_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46991/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dcea2cc038a547981200e481e4cc277 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117711144157184 |