Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Carvalho da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650
Resumo: O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.
id UFRN_e8eb556f12b156b024984a755be8ce22
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23650
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Márcio Carvalho dahttp://lattes.cnpq.br/4414746727789992http://lattes.cnpq.br/2527223181575594Paiva, Marlucia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Nascimento, Debora Maria dohttp://lattes.cnpq.br/6004844383305448Garcia, Luciane Terra dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2546503141542893Camarotti, Maria de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/1578146214856644Cabral, Marlucia Barros Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3358484754472194Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/75329115387721432017-07-18T13:18:49Z2017-07-18T13:18:49Z2017-02-22SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.The study of training needs emerges from the perception about the relevance of continuing teacher education, which, in addition to initial training, becomes essential to teaching practice in all types of teaching - from basic to higher education. In this way, it is understood that, from the identification of the needs, a better planning of the educational systems is contemplated and, consequently, an attempt to improve teacher training that has a direct impact on the quality of teaching and learning. Thus, it is chosen the Analysis of Training Needs as the object of study of this research, which seeks to defend the thesis that the knowledge of the specific needs of teacher training, through the reflection of the teacher about their own training needs, constitutes Is to transform their conceptions and practices related to teaching and may consist of programmatic content relevant to the training of teachers in the area studied. Using a qualitative approach, the research comprises a case study and aims to investigate, within the scope of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) of the Federal Institute of Paraíba - IFPB (campus João Pessoa), needs of teacher training Of teachers who worked in the discipline Introduction to the World of Work and Fundamentals of Administration, a member of the Common Core of the Curriculum Matrix of the Administrative Assistant course from 2013 to 2014. Based on this research, we sought to understand how the Training needs in the context of the professional performance of the teachers investigated; Understand the factors that interfere in the manifestation of teaching needs and of the need for continuing education; To understand how the respondents deal with their needs (personal and professional) in the research institution, as well as to subsidize information for a possible teacher training course within PRONATEC or similar programs. The study focused theoretically on three central research axes in the area of Education, namely: Continued Teacher Training; Analysis of Training Needs and Professional Education. Regarding the methods and techniques for the construction and collection of data, we used instruments such as: individual semi-directives interviews using semi-structured script and documentary analysis that allowed, afterwards, the application of the Content Analysis method aided by software of Qualitative analysis for data processing, as well as for the organization of results. In view of the research results, a panorama is presented with the categories and subcategories represented in the form of relational networks that expresses connections about the training needs reported by the participating teachers, whose discussions may serve as a parameter to subsidize training courses, aiming at the Contribute in a relevant way to the on-screen program, as well as to stimulate reflections on the theme in question.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONecessidades de formaçãoEnsino profissionalPRONATECRedes de relacionamentosNecessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdfNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdfapplication/pdf4611621https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/1/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf184b0efdaa28ab0beda5852b523959feMD51TEXTMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txtMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain563332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/4/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txta8b916db2a107a058581310f6673df9cMD54NecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.txtNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain563053https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/6/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.txt9560a1aa432f01a4c89f402a9d3cc14cMD56THUMBNAILMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgMarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/5/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpgbe3adc9c448111fdb14a1a55d38d9b36MD55NecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.jpgNecessidadesFormaçãoDocente_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/7/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.jpg57dae5163cb224bcf8e9bcc626ef4303MD57123456789/236502019-06-16 02:20:13.076oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
title Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
spellingShingle Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
Silva, Márcio Carvalho da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades de formação
Ensino profissional
PRONATEC
Redes de relacionamentos
title_short Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
title_full Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
title_fullStr Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
title_full_unstemmed Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
title_sort Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional
author Silva, Márcio Carvalho da
author_facet Silva, Márcio Carvalho da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4414746727789992
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2527223181575594
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nascimento, Debora Maria do
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6004844383305448
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546503141542893
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Camarotti, Maria de Fátima
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1578146214856644
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cabral, Marlucia Barros Lopes
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3358484754472194
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio Carvalho da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
contributor_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Necessidades de formação
Ensino profissional
PRONATEC
Redes de relacionamentos
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades de formação
Ensino profissional
PRONATEC
Redes de relacionamentos
description O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-18T13:18:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-18T13:18:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650
identifier_str_mv SILVA, Márcio Carvalho da. Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional. 2017. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/1/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/4/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/6/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/5/MarcioCarvalhoDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23650/7/NecessidadesForma%c3%a7%c3%a3oDocente_Silva_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 184b0efdaa28ab0beda5852b523959fe
a8b916db2a107a058581310f6673df9c
9560a1aa432f01a4c89f402a9d3cc14c
be3adc9c448111fdb14a1a55d38d9b36
57dae5163cb224bcf8e9bcc626ef4303
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117834543726592