A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664 |
Resumo: | Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada. |
id |
UFRN_eae714a264d257a1ff34359daeea07ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24664 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Dayane Gomes daFortes, LoreSantos, Paula Fernanda Brandão Batista dosCastro, Márcia da Silva PereiraFittipaldi, ÍtaloSouza, Lincoln Moraes de2018-01-25T14:00:16Z2018-01-25T14:00:16Z2017-08-30SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada.The field of institutional assessment occupies an unprivileged position in the Social Sciences, since evaluative researches have often focused on the assessment of policies/programs. The assessment of public institutions in a wider sense has achieved some recognition only in the educational literature, and to some degree in organizational studies. An issue with the former would be that it, due to its own nature, reflects upon a specific model of institution (the university), whereas the latter, despite including a wider range of institution types, have adopted an essentially managerialist approach. The guiding question for this research is: is ENAP an effective institution? This thesis deals with the challenge of assessing, with the use of the theoretical and methodological tools involved in the evaluation of policies and institutions (especially educational ones), the Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Escola de Governo (literally “government school”) whose official goal is to train the upper echelons of the country’s public bureaucracy. To accomplish this, institutional dimensions—organizational characteristics, administrative management, material conditions, human resources, and educational dimension—were created, and questions relating to each of them were posed and answered. This research counted on dense documentary analysis and structured interview with managers of the evaluated instruction.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISAvaliaçãoInstituiçõesEscola de governoENAPA ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain553015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53MD52ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txtENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain552558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/4/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txt819801dd10ca1ec5c3ad6117e23f9890MD54THUMBNAILDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg2a8afac732ffea124ca754825976e7b8MD53ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/5/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgceb9d1105aa032b3cb49cd2c47903618MD55TEXTDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain553015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53MD52THUMBNAILDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg2a8afac732ffea124ca754825976e7b8MD53ORIGINALENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdfENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdfapplication/pdf2535083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/1/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf1b06b81276c5c2c4c81fca20046be4bbMD51123456789/246642019-05-26 03:19:00.91oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
title |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
spellingShingle |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública Silva, Dayane Gomes da CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Avaliação Instituições Escola de governo ENAP |
title_short |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
title_full |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
title_fullStr |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
title_full_unstemmed |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
title_sort |
A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública |
author |
Silva, Dayane Gomes da |
author_facet |
Silva, Dayane Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fortes, Lore |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Castro, Márcia da Silva Pereira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Fittipaldi, Ítalo |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dayane Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Lincoln Moraes de |
contributor_str_mv |
Souza, Lincoln Moraes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Avaliação Instituições Escola de governo ENAP |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Instituições Escola de governo ENAP |
description |
Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-25T14:00:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-25T14:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/4/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/5/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/1/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53 819801dd10ca1ec5c3ad6117e23f9890 2a8afac732ffea124ca754825976e7b8 ceb9d1105aa032b3cb49cd2c47903618 2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53 2a8afac732ffea124ca754825976e7b8 1b06b81276c5c2c4c81fca20046be4bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832849658839040 |