A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dayane Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664
Resumo: Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada.
id UFRN_eae714a264d257a1ff34359daeea07ef
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24664
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Dayane Gomes daFortes, LoreSantos, Paula Fernanda Brandão Batista dosCastro, Márcia da Silva PereiraFittipaldi, ÍtaloSouza, Lincoln Moraes de2018-01-25T14:00:16Z2018-01-25T14:00:16Z2017-08-30SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada.The field of institutional assessment occupies an unprivileged position in the Social Sciences, since evaluative researches have often focused on the assessment of policies/programs. The assessment of public institutions in a wider sense has achieved some recognition only in the educational literature, and to some degree in organizational studies. An issue with the former would be that it, due to its own nature, reflects upon a specific model of institution (the university), whereas the latter, despite including a wider range of institution types, have adopted an essentially managerialist approach. The guiding question for this research is: is ENAP an effective institution? This thesis deals with the challenge of assessing, with the use of the theoretical and methodological tools involved in the evaluation of policies and institutions (especially educational ones), the Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Escola de Governo (literally “government school”) whose official goal is to train the upper echelons of the country’s public bureaucracy. To accomplish this, institutional dimensions—organizational characteristics, administrative management, material conditions, human resources, and educational dimension—were created, and questions relating to each of them were posed and answered. This research counted on dense documentary analysis and structured interview with managers of the evaluated instruction.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISAvaliaçãoInstituiçõesEscola de governoENAPA ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain553015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53MD52ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txtENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain552558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/4/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txt819801dd10ca1ec5c3ad6117e23f9890MD54THUMBNAILDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg2a8afac732ffea124ca754825976e7b8MD53ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/5/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpgceb9d1105aa032b3cb49cd2c47903618MD55TEXTDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain553015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53MD52THUMBNAILDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgDayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg2a8afac732ffea124ca754825976e7b8MD53ORIGINALENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdfENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdfapplication/pdf2535083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/1/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf1b06b81276c5c2c4c81fca20046be4bbMD51123456789/246642019-05-26 03:19:00.91oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
title A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
spellingShingle A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
Silva, Dayane Gomes da
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Avaliação
Instituições
Escola de governo
ENAP
title_short A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
title_full A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
title_fullStr A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
title_full_unstemmed A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
title_sort A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
author Silva, Dayane Gomes da
author_facet Silva, Dayane Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fortes, Lore
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Castro, Márcia da Silva Pereira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Fittipaldi, Ítalo
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dayane Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Lincoln Moraes de
contributor_str_mv Souza, Lincoln Moraes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Avaliação
Instituições
Escola de governo
ENAP
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Instituições
Escola de governo
ENAP
description Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-25T14:00:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-25T14:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664
identifier_str_mv SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/4/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/5/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/2/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/3/DayaneGomesDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24664/1/ENAPEficazAvaliacao_Silva_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53
819801dd10ca1ec5c3ad6117e23f9890
2a8afac732ffea124ca754825976e7b8
ceb9d1105aa032b3cb49cd2c47903618
2a0306e3dfd69f14f8794792f41b2f53
2a8afac732ffea124ca754825976e7b8
1b06b81276c5c2c4c81fca20046be4bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117705558392832