Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272 |
Resumo: | Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor. |
id |
UFRN_ed166b3cf6953ca3a3f8590bf5b00b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56272 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alencar, Izabel Vitória Fagundes dehttp://lattes.cnpq.br/8942333851163376Araújo, Isabelle Maria Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/1528461476652779Silva, Maria Suelhia Élica de Lima eSuelhia Élica de Lima e Silva, MariaGuimarães, Jacileide2023-12-19T20:34:06Z2023-12-19T20:34:06Z2023-12-11ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor.Scientific production on mental health and hospital management was analyzed: challenges of humanized care as a reception strategy, 2017 to 2023. This is a literature review in the Google Scholar database and VHL. Mismatches regarding humanized care were revealed, the insufficiency of actions that actually contribute to the promotion of humanization, showing the precarious assistance to patients. It is concluded that greater emphasis is needed on the commitment of managers regarding the qualification of professionals, thus creating educational actions that promote humanization and welcoming care.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTecnologia em Gestão HospitalarUFRNBrasilEscola de SaúdeAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALARSaúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento.Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception.Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimentoMental health and hospital management: challenges of humanized care as a welcoming strategySalud mental y gestión hospitalaria: desafíos del cuidado humanizado como estrategia de bienvenidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC IZABEL.docx (6).pdfTCC IZABEL.docx (6).pdfapplication/pdf451141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/1/TCC%20IZABEL.docx%20%286%29.pdf9d410529c5ce474cbbd10361c41cdc24MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/562722023-12-19 17:34:06.352oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-19T20:34:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Mental health and hospital management: challenges of humanized care as a welcoming strategy Salud mental y gestión hospitalaria: desafíos del cuidado humanizado como estrategia de bienvenida |
title |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
spellingShingle |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento Alencar, Izabel Vitória Fagundes de CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento. Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception. |
title_short |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
title_full |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
title_fullStr |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
title_full_unstemmed |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
title_sort |
Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento |
author |
Alencar, Izabel Vitória Fagundes de |
author_facet |
Alencar, Izabel Vitória Fagundes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8942333851163376 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Isabelle Maria Mendes de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1528461476652779 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Suelhia Élica de Lima e |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Suelhia Élica de Lima e Silva, Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Izabel Vitória Fagundes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Jacileide |
contributor_str_mv |
Guimarães, Jacileide |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR |
topic |
CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento. Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento. Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception. |
description |
Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-19T20:34:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-19T20:34:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Gestão Hospitalar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/1/TCC%20IZABEL.docx%20%286%29.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d410529c5ce474cbbd10361c41cdc24 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117665580384256 |