Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Izabel Vitória Fagundes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272
Resumo: Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor.
id UFRN_ed166b3cf6953ca3a3f8590bf5b00b58
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56272
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alencar, Izabel Vitória Fagundes dehttp://lattes.cnpq.br/8942333851163376Araújo, Isabelle Maria Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/1528461476652779Silva, Maria Suelhia Élica de Lima eSuelhia Élica de Lima e Silva, MariaGuimarães, Jacileide2023-12-19T20:34:06Z2023-12-19T20:34:06Z2023-12-11ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor.Scientific production on mental health and hospital management was analyzed: challenges of humanized care as a reception strategy, 2017 to 2023. This is a literature review in the Google Scholar database and VHL. Mismatches regarding humanized care were revealed, the insufficiency of actions that actually contribute to the promotion of humanization, showing the precarious assistance to patients. It is concluded that greater emphasis is needed on the commitment of managers regarding the qualification of professionals, thus creating educational actions that promote humanization and welcoming care.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTecnologia em Gestão HospitalarUFRNBrasilEscola de SaúdeAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALARSaúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento.Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception.Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimentoMental health and hospital management: challenges of humanized care as a welcoming strategySalud mental y gestión hospitalaria: desafíos del cuidado humanizado como estrategia de bienvenidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC IZABEL.docx (6).pdfTCC IZABEL.docx (6).pdfapplication/pdf451141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/1/TCC%20IZABEL.docx%20%286%29.pdf9d410529c5ce474cbbd10361c41cdc24MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/562722023-12-19 17:34:06.352oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-19T20:34:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mental health and hospital management: challenges of humanized care as a welcoming strategy
Salud mental y gestión hospitalaria: desafíos del cuidado humanizado como estrategia de bienvenida
title Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
spellingShingle Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
Alencar, Izabel Vitória Fagundes de
CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR
Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento.
Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception.
title_short Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
title_full Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
title_fullStr Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
title_full_unstemmed Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
title_sort Saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento
author Alencar, Izabel Vitória Fagundes de
author_facet Alencar, Izabel Vitória Fagundes de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8942333851163376
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Isabelle Maria Mendes de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1528461476652779
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Maria Suelhia Élica de Lima e
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Suelhia Élica de Lima e Silva, Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Izabel Vitória Fagundes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Jacileide
contributor_str_mv Guimarães, Jacileide
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR
topic CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR
Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento.
Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental; Gestão Hospitalar; Humanização; Acolhimento.
Mental Health; Hospital Management; Humanization; Reception.
description Analisou-se a produção científica acerca da saúde mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento, 2017 a 2023. Trata-se de uma revisão de literatura em base de dados Google Scholar e BVS. Foi revelado desajustes acerca do atendimento humanizado, a insuficiência de ações que contribuam de fato com a promoção da humanização, mostrando a precária assistência aos pacientes. Conclui-se que é necessário uma maior ênfase para o comprometimento dos gestores quanto a qualificação dos profissionais, criando assim ações educativas que promovam a humanização e um atendimento acolhedor.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T20:34:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-19T20:34:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272
identifier_str_mv ALENCAR, Izabel Vitória Fagundes de. Saéade mental e gestão hospitalar: desafios do atendimento humanizado como estratégia de acolhimento. Orientador: Jacileide Guimarães. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar) – Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Gestão Hospitalar
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/1/TCC%20IZABEL.docx%20%286%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56272/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d410529c5ce474cbbd10361c41cdc24
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117665580384256