Turismo e patrimônio cultural local: um estudo de caso na rota verde do café (Ceará)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37677 |
Resumo: | O ato de viajar institui em uma fonte de novos conhecimentos, que acontecem quando o turista se desloca do meio social em que vive, para conviver com outras comunidades em um período temporário. Neste sentido, destaca-se, no Estado do Ceará, mais precisamente na região serrana, a área de maior extensão referente à proteção ambiental, a Rota Verde do Café, que se localiza no Maciço do Baturité. Como base para desenvolver um território sustentável e também o segmento histórico-cultural, esse roteiro tem o intuito de associar e fazer que se tenha um convívio das experiências de culturas, além da possibilidade de se ter um relacionamento interno entre a educação e a preservação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo do estudo: analisar a Rota Verde do Café como propulsora ao incentivo do patrimônio cultural local. Especificamente, procura-se: identificar o Patrimônio cultural local presente na Rota Verde do Café; elencar as políticas de preservação e conservação do Patrimônio local; investigar/averiguar os benefícios e/ou impactos da Rota na comunidade local. Deste modo, elencou-se a seguinte questão problema: Qual a importância e características da Rota Verde do Café que podem ser utilizadas como propulsoras do Turismo Local de Patrimônio Cultural? Ao final, concluiu-se que a Rota Verde do Café possui potencialidade turística reconhecida pelos visitantes da localidade, não possuindo Política Pública direcionada ao desenvolvimento Sustentável do Turismo, necessitando direcionar investimentos a minimizarem os efeitos negativos das fraquezas, manter ou melhorar suas forças, melhor aproveitar as oportunidades e evitar que as ameaças elencadas na Matriz SWOT possam se fortalecer e comprometer a continuidade das atividades na localidade estudada. |
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