A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455 |
Resumo: | O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro. |
id |
UFRN_f599efbe4c9088c532bbcaae32be6705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54455 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Agrinez Diana dehttp://lattes.cnpq.br/8469955401524349http://lattes.cnpq.br/4286695631161068Barbosa, Fernanda JúliaMachado, Lara RodriguesHaderchpek, Robson Carlos2023-08-14T20:52:48Z2023-08-14T20:52:48Z2023-04-05MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro.The work reflects on the potential of the ara (body) of a black woman in representation for the creation of a path of protagonism and artistic autonomy based on ancestral recognition. Based on the need to find references to the representation of black women in academia and on stage, ancestry, candomblé and theater emerge as a source and means for creating a body dramaturgy centered on the energy of the Orixás and Encantados. These actions of power reflect in the construction of new narratives, evidenced through the theatrical shows: Ombela, Histórias Bordadas em Mim and a formative experience centered on the Matrix Poetics of the Orixás. The purpose of the writing is to create possibilities for dialogue between the appreciation of ancestry, of African origin and its influences on contemporary theater, linking physical and ritual theater in the scenic construction. Writing takes into account the learning paths through welcoming and respecting the African and indigenous origins. The writings contribute to point out ways of decolonization of the ara of a black woman in the theater.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candombléTeatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negraAraPoéticasA poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdfapplication/pdf3768884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54455/1/PoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdfcc617d57ba7d691c42f6d878b22c2c64MD51123456789/544552023-08-14 17:53:29.769oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54455Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-14T20:53:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
title |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
spellingShingle |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral Melo, Agrinez Diana de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra Ara Poéticas |
title_short |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
title_full |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
title_fullStr |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
title_full_unstemmed |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
title_sort |
A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral |
author |
Melo, Agrinez Diana de |
author_facet |
Melo, Agrinez Diana de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8469955401524349 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Barbosa, Fernanda Júlia |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Machado, Lara Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Agrinez Diana de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Haderchpek, Robson Carlos |
contributor_str_mv |
Haderchpek, Robson Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra Ara Poéticas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra Ara Poéticas |
description |
O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-14T20:52:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-14T20:52:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455 |
identifier_str_mv |
MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54455/1/PoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc617d57ba7d691c42f6d878b22c2c64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117572023287808 |