A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Agrinez Diana de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455
Resumo: O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro.
id UFRN_f599efbe4c9088c532bbcaae32be6705
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54455
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Agrinez Diana dehttp://lattes.cnpq.br/8469955401524349http://lattes.cnpq.br/4286695631161068Barbosa, Fernanda JúliaMachado, Lara RodriguesHaderchpek, Robson Carlos2023-08-14T20:52:48Z2023-08-14T20:52:48Z2023-04-05MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro.The work reflects on the potential of the ara (body) of a black woman in representation for the creation of a path of protagonism and artistic autonomy based on ancestral recognition. Based on the need to find references to the representation of black women in academia and on stage, ancestry, candomblé and theater emerge as a source and means for creating a body dramaturgy centered on the energy of the Orixás and Encantados. These actions of power reflect in the construction of new narratives, evidenced through the theatrical shows: Ombela, Histórias Bordadas em Mim and a formative experience centered on the Matrix Poetics of the Orixás. The purpose of the writing is to create possibilities for dialogue between the appreciation of ancestry, of African origin and its influences on contemporary theater, linking physical and ritual theater in the scenic construction. Writing takes into account the learning paths through welcoming and respecting the African and indigenous origins. The writings contribute to point out ways of decolonization of the ara of a black woman in the theater.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candombléTeatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negraAraPoéticasA poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdfapplication/pdf3768884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54455/1/PoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdfcc617d57ba7d691c42f6d878b22c2c64MD51123456789/544552023-08-14 17:53:29.769oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54455Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-14T20:53:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
title A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
spellingShingle A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
Melo, Agrinez Diana de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé
Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra
Ara
Poéticas
title_short A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
title_full A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
title_fullStr A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
title_full_unstemmed A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
title_sort A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral
author Melo, Agrinez Diana de
author_facet Melo, Agrinez Diana de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8469955401524349
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Fernanda Júlia
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Machado, Lara Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Agrinez Diana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
contributor_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé
Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra
Ara
Poéticas
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro contemporâneo - decolonização - matriz africana - candomblé
Teatro - criação cênica - ancestralidade - mulher negra
Ara
Poéticas
description O trabalho reflete sobre as potencialidades do ara (corpo) de mulher preta em representação para criação de um caminho de protagonismo e autonomia artística a partir do reconhecimento ancestral. Partindo da necessidade em encontrar referências de representatividade de mulher negra na academia e nos palcos, a ancestralidade, o candomblé e o teatro, surgem como fonte e meio para criação de uma dramaturgia corporal centrada na energia dos Orixás e Encantados. Estas ações de poder refletem na construção de novas narrativas, evidenciadas através dos espetáculos teatrais: Ombela, Histórias Bordadas em Mim e de uma vivência formativa centrada na Poética Matricial dos Orixás. O objetivo da escrita é criar possibilidades de diálogos entre a valorização da ancestralidade, de matriz africana e suas influências no teatro contemporâneo, interligando o teatro físico e o ritualístico na construção cênica. A escrita leva em consideração os caminhos de aprendizado através do acolhimento e respeito à matriz originária africana e indígena. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização do ara de mulher preta no teatro.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T20:52:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-14T20:52:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455
identifier_str_mv MELO, Agrinez Diana de. A poética matricial dos Orixás e encantados: o Ara ritual mulher preta no teatro ancestral. Orientador: Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54455/1/PoeticamatricialOrixas_Melo_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc617d57ba7d691c42f6d878b22c2c64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117572023287808