A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernando Antônio de Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12217
Resumo: The present study aims to investigate the constructs of Technological Readiness Index (TRI) and the Expectancy Disconfirmation Theory (EDT) as determinants of satisfaction and continuance intention use in e-learning services. Is proposed a theoretical model that seeks to measure the phenomenon suited to the needs of public organizations that offer distance learning course with the use of virtual platforms for employees. The research was conducted from a quantitative analytical approach, via online survey in a sample of 343 employees of 2 public organizations in RN who have had e-learning experience. The strategy of data analysis used multivariate analysis techniques, including structural equation modeling (SEM), operationalized by AMOS© software. The results showed that quality, quality disconfirmation, value and value disconfirmation positively impact on satisfaction, as well as disconfirmation usability, innovativeness and optimism. Likewise, satisfaction proved to be decisive for the purpose of continuance intention use. In addition, technological readiness and performance are strongly related. Based on the structural model found by the study, public organizations can implement e-learning services for employees focusing on improving learning and improving skills practiced in the organizational environment
id UFRN_f5fa8f54a2a1b2b7f0a3e2f862feb13e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12217
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Fernando Antônio de Melohttp://lattes.cnpq.br/6728736432628079http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Sano, Hironobuhttp://lattes.cnpq.br/6037766951080411Souza, Cesar Alexandre dehttp://lattes.cnpq.br/9897564356792091Ramos, Anatália Saraiva Martins2014-12-17T13:53:36Z2013-05-092014-12-17T13:53:36Z2013-03-21PEREIRA, Fernando Antônio de Melo. A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12217The present study aims to investigate the constructs of Technological Readiness Index (TRI) and the Expectancy Disconfirmation Theory (EDT) as determinants of satisfaction and continuance intention use in e-learning services. Is proposed a theoretical model that seeks to measure the phenomenon suited to the needs of public organizations that offer distance learning course with the use of virtual platforms for employees. The research was conducted from a quantitative analytical approach, via online survey in a sample of 343 employees of 2 public organizations in RN who have had e-learning experience. The strategy of data analysis used multivariate analysis techniques, including structural equation modeling (SEM), operationalized by AMOS© software. The results showed that quality, quality disconfirmation, value and value disconfirmation positively impact on satisfaction, as well as disconfirmation usability, innovativeness and optimism. Likewise, satisfaction proved to be decisive for the purpose of continuance intention use. In addition, technological readiness and performance are strongly related. Based on the structural model found by the study, public organizations can implement e-learning services for employees focusing on improving learning and improving skills practiced in the organizational environmentEste estudo busca investigar os construtos da Escala de Prontidão Tecnológica (TRI) e da Teoria da Desconfirmação da Expectativa (EDT) como determinantes da satisfação e da intenção de continuidade de uso em serviços de e-learning. É proposto um modelo teórico que busque mensurar o fenômeno adequado às necessidades das organizações públicas que oferecem cursos de capacitação à distância com uso de plataformas virtuais para seus funcionários. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítica quantitativa, por meio de survey online em uma amostra de 343 funcionários de 2 organizações públicas do RN que tiveram experiência em elearning. A estratégia de análise de dados utilizou técnicas de análise multivariada, incluindo a análise de equações estruturais (AEE), operacionalizada pelo software AMOS©. Os resultados apontaram que qualidade, desconfirmação da qualidade, valor e desconfirmação do valor impactam positivamente na satisfação, assim como a desconfirmação da usabilidade, a inovatividade e o otimismo. Da mesma forma, a satisfação mostrou ser determinante para a intenção de continuidade de uso. Em adição, a prontidão tecnológica e o desempenho apresentam forte relação entre si. Com base no modelo estrutural encontrado pelo estudo, as organizações públicas podem implementar serviços de e-learning para os funcionários se concentrando na melhoria de aprendizagem e no aprimoramento de habilidades praticadas no ambiente organizacionalapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalE-learning. Escala de prontidão tecnológica. Teoria da desconfirmação da expectativa. Satisfação. Intenção de continuidade de usoE-learning. Technology readiness index. Expectancy disconfirmation theory. Satisfaction. Continuance intention useCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdfapplication/pdf4889933https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/1/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdfeb2490758c2015cbb2e20ab438824277MD51TEXTFernandoAMP_DISSERT.pdf.txtFernandoAMP_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain306873https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/6/FernandoAMP_DISSERT.pdf.txtbb7b65a4704ed32031bdda0bfb1fda0cMD56SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.txtSatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain306873https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/8/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.txtbb7b65a4704ed32031bdda0bfb1fda0cMD58THUMBNAILFernandoAMP_DISSERT.pdf.jpgFernandoAMP_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/7/FernandoAMP_DISSERT.pdf.jpg76b2c950086ec860ee1ebc515e314befMD57SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.jpgSatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/9/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.jpg76b2c950086ec860ee1ebc515e314befMD59123456789/122172019-01-29 18:03:18.077oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12217Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T21:03:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
title A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
spellingShingle A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
Pereira, Fernando Antônio de Melo
E-learning. Escala de prontidão tecnológica. Teoria da desconfirmação da expectativa. Satisfação. Intenção de continuidade de uso
E-learning. Technology readiness index. Expectancy disconfirmation theory. Satisfaction. Continuance intention use
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
title_full A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
title_fullStr A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
title_full_unstemmed A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
title_sort A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público
author Pereira, Fernando Antônio de Melo
author_facet Pereira, Fernando Antônio de Melo
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6728736432628079
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sano, Hironobu
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6037766951080411
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Souza, Cesar Alexandre de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9897564356792091
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernando Antônio de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
contributor_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning. Escala de prontidão tecnológica. Teoria da desconfirmação da expectativa. Satisfação. Intenção de continuidade de uso
topic E-learning. Escala de prontidão tecnológica. Teoria da desconfirmação da expectativa. Satisfação. Intenção de continuidade de uso
E-learning. Technology readiness index. Expectancy disconfirmation theory. Satisfaction. Continuance intention use
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv E-learning. Technology readiness index. Expectancy disconfirmation theory. Satisfaction. Continuance intention use
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The present study aims to investigate the constructs of Technological Readiness Index (TRI) and the Expectancy Disconfirmation Theory (EDT) as determinants of satisfaction and continuance intention use in e-learning services. Is proposed a theoretical model that seeks to measure the phenomenon suited to the needs of public organizations that offer distance learning course with the use of virtual platforms for employees. The research was conducted from a quantitative analytical approach, via online survey in a sample of 343 employees of 2 public organizations in RN who have had e-learning experience. The strategy of data analysis used multivariate analysis techniques, including structural equation modeling (SEM), operationalized by AMOS© software. The results showed that quality, quality disconfirmation, value and value disconfirmation positively impact on satisfaction, as well as disconfirmation usability, innovativeness and optimism. Likewise, satisfaction proved to be decisive for the purpose of continuance intention use. In addition, technological readiness and performance are strongly related. Based on the structural model found by the study, public organizations can implement e-learning services for employees focusing on improving learning and improving skills practiced in the organizational environment
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-09
2014-12-17T13:53:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Fernando Antônio de Melo. A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12217
identifier_str_mv PEREIRA, Fernando Antônio de Melo. A satisfação e a intenção de continuidade de uso em servços de e-learning:validação empírica de um modelo aplicado no serviço público. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/1/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/6/FernandoAMP_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/8/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/7/FernandoAMP_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12217/9/SatisfacaoIntencaoContinuidade_Pereira_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb2490758c2015cbb2e20ab438824277
bb7b65a4704ed32031bdda0bfb1fda0c
bb7b65a4704ed32031bdda0bfb1fda0c
76b2c950086ec860ee1ebc515e314bef
76b2c950086ec860ee1ebc515e314bef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117586993807360