A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bruna de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54071
Resumo: Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) é o último romance publicado em vida da escritora brasileira Elvira Vigna. A obra parte de encontros entre uma designer desempregada e um funcionário de editora nos quais o homem relata à mulher suas experiências com prostitutas. Em primeira pessoa, a narradora elabora as amplas lacunas dos relatos e constrói uma trama repleta de traição, disputas de poder e vazio. O objetivo central do trabalho é investigar como se estabelecem e operam os sentidos referentes à autopercepção do narrador no romance. Mais especificamente, busca-se: compreender algumas das articulações de funcionamento da narração no romance; construir a leitura crítica da obra a partir da narração; e, por fim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o romance e a teoria da narrativa. Para o resgate do conceito de narrador, referenciou-se Walter Benjamin (1987); para melhor compreensão da figura do narrador no romance contemporâneo, consultou-se Theodor Adorno (2003). A fim de aprofundar a questão do narrador pós-moderno, verificou-se Silviano Santiago (1989), complementado pela perspectiva de Norman Friedman (2002) acerca do narrador-testemunha e do ponto de vista na ficção. Com o objetivo de respaldar conceitualmente a análise da obra, consultou-se Anselm Strauss (1999) acerca da autoavaliação e o curso da ação. A partir da estética de relatos sobrepostos, como um palimpsesto, considera-se que a autopercepção da narradora amplia a noção de narrador-testemunha e subverte a crise da narração motivada pela primazia da imagem e pelo esvaziamento da experiência.
id UFRN_f8679edee4e6b15a7e256980ce477d4f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54071
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Bruna de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0086664047592807https://orcid.org/0000-0001-8627-4499http://lattes.cnpq.br/6991341292172385Ferreira, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/9934754641478759Welter, Juliane Vargashttp://lattes.cnpq.br/0733717542150292Oliveira Neto, Pedro Fernandes de2023-07-24T13:33:20Z2023-07-24T13:33:20Z2023-07-03MELO, Bruna. A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna. 2023. 40 f. Monografia (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas), Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54071Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) é o último romance publicado em vida da escritora brasileira Elvira Vigna. A obra parte de encontros entre uma designer desempregada e um funcionário de editora nos quais o homem relata à mulher suas experiências com prostitutas. Em primeira pessoa, a narradora elabora as amplas lacunas dos relatos e constrói uma trama repleta de traição, disputas de poder e vazio. O objetivo central do trabalho é investigar como se estabelecem e operam os sentidos referentes à autopercepção do narrador no romance. Mais especificamente, busca-se: compreender algumas das articulações de funcionamento da narração no romance; construir a leitura crítica da obra a partir da narração; e, por fim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o romance e a teoria da narrativa. Para o resgate do conceito de narrador, referenciou-se Walter Benjamin (1987); para melhor compreensão da figura do narrador no romance contemporâneo, consultou-se Theodor Adorno (2003). A fim de aprofundar a questão do narrador pós-moderno, verificou-se Silviano Santiago (1989), complementado pela perspectiva de Norman Friedman (2002) acerca do narrador-testemunha e do ponto de vista na ficção. Com o objetivo de respaldar conceitualmente a análise da obra, consultou-se Anselm Strauss (1999) acerca da autoavaliação e o curso da ação. A partir da estética de relatos sobrepostos, como um palimpsesto, considera-se que a autopercepção da narradora amplia a noção de narrador-testemunha e subverte a crise da narração motivada pela primazia da imagem e pelo esvaziamento da experiência.Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) is a novel by Brazilian writer Elvira Vigna. The work stems from encounters between an unemployed designer and a publisher employee in which the man tells the woman his experiences with prostitutes. In first-person narration, the woman elaborates on the wide gaps in the reports and builds a plot full of betrayal, power disputes and emptiness. The central goal of this work is to investigate how the meanings related to the self-perception of the narrator in the novel are established and operated. More specifically, it aims: understand some of the articulations of how narration works in the novel; build a critical reading of the novel based on the narration; and, finally, to deepen studies on the novel and the theory of narrative. To rescue the concept of narrator, Benjamin (1987) was referenced; for a better understanding of the narrator in the contemporary novel, Adorno (2003) was consulted. To deepen the understanding of the postmodern narrator, Santiago (1989) was verified, complemented by Friedman (2002) about the narrator-witness and the point of view in fiction. Strauss (1999) was consulted in order to conceptually support the analysis of the work surrounding self-assessment and the course of action. Based on the aesthetics of overlapping reports, like a palimpsest, it is considered that the narrator's self-perception expands the notion of narrator-witness and subverts the narration crisis motivated by the primacy of the image and the emptying of experience.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLetras - Língua Portuguesa e LiteraturasUFRNBrasilDepartamento de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAutopercepçãoNarrador pós-modernoElvira VignaSelf-perceptionPostmodern narrativeA autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira VignaThe self-perception of the postmodern narrator in Como se Estivemos em Palimpsisto de Putas, by Elvira Vignainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALAutopercepcaoDoNarrador_Melo_2023.pdfAutopercepcaoDoNarrador_Melo_2023.pdfapplication/pdf368514https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/1/AutopercepcaoDoNarrador_Melo_2023.pdfa63f559f1e1020c9965f6cf6a3c75fd1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/540712023-07-24 10:33:20.275oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-24T13:33:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The self-perception of the postmodern narrator in Como se Estivemos em Palimpsisto de Putas, by Elvira Vigna
title A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
spellingShingle A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
Melo, Bruna de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Autopercepção
Narrador pós-moderno
Elvira Vigna
Self-perception
Postmodern narrative
title_short A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
title_full A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
title_fullStr A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
title_full_unstemmed A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
title_sort A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna
author Melo, Bruna de Souza
author_facet Melo, Bruna de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0086664047592807
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8627-4499
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6991341292172385
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, José Luiz
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9934754641478759
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Welter, Juliane Vargas
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0733717542150292
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bruna de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Neto, Pedro Fernandes de
contributor_str_mv Oliveira Neto, Pedro Fernandes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Autopercepção
Narrador pós-moderno
Elvira Vigna
Self-perception
Postmodern narrative
dc.subject.por.fl_str_mv Autopercepção
Narrador pós-moderno
Elvira Vigna
Self-perception
Postmodern narrative
description Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) é o último romance publicado em vida da escritora brasileira Elvira Vigna. A obra parte de encontros entre uma designer desempregada e um funcionário de editora nos quais o homem relata à mulher suas experiências com prostitutas. Em primeira pessoa, a narradora elabora as amplas lacunas dos relatos e constrói uma trama repleta de traição, disputas de poder e vazio. O objetivo central do trabalho é investigar como se estabelecem e operam os sentidos referentes à autopercepção do narrador no romance. Mais especificamente, busca-se: compreender algumas das articulações de funcionamento da narração no romance; construir a leitura crítica da obra a partir da narração; e, por fim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o romance e a teoria da narrativa. Para o resgate do conceito de narrador, referenciou-se Walter Benjamin (1987); para melhor compreensão da figura do narrador no romance contemporâneo, consultou-se Theodor Adorno (2003). A fim de aprofundar a questão do narrador pós-moderno, verificou-se Silviano Santiago (1989), complementado pela perspectiva de Norman Friedman (2002) acerca do narrador-testemunha e do ponto de vista na ficção. Com o objetivo de respaldar conceitualmente a análise da obra, consultou-se Anselm Strauss (1999) acerca da autoavaliação e o curso da ação. A partir da estética de relatos sobrepostos, como um palimpsesto, considera-se que a autopercepção da narradora amplia a noção de narrador-testemunha e subverte a crise da narração motivada pela primazia da imagem e pelo esvaziamento da experiência.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-24T13:33:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-24T13:33:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Bruna. A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna. 2023. 40 f. Monografia (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas), Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54071
identifier_str_mv MELO, Bruna. A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna. 2023. 40 f. Monografia (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas), Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/1/AutopercepcaoDoNarrador_Melo_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54071/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a63f559f1e1020c9965f6cf6a3c75fd1
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833050256670720