O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Amada Gama
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644
Resumo: Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.
id UFRN_fd5312529cc192f7f697673771648235
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26644
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tavares, Amada Gamahttp://lattes.cnpq.br/9398091583694583Junior, Sergio Marqueshttp://lattes.cnpq.br/3095760811566254Nóbrega, Zulmira SilvaMedeiros, Carlos Alberto Freire2019-02-14T13:29:26Z2019-02-14T13:29:26Z2016-04-26TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644porTurismo e Cinema.BrasilTurismo Induzido por FilmesImagem de DestinoO cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.Programa de pós-graduação em turismoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txtCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain128867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/3/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txte2f699ed1fd16f81720095c11cafafe0MD53THUMBNAILCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/4/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgf852ed232b670a43fcd96c01241b3ac0MD54ORIGINALCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfapplication/pdf1076613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/2/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfd177211e0abbd3566d65003d37ce64e7MD52123456789/266442019-02-14 13:41:04.785oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-14T16:41:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
title O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
spellingShingle O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
Tavares, Amada Gama
Turismo e Cinema.
Brasil
Turismo Induzido por Filmes
Imagem de Destino
title_short O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
title_full O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
title_fullStr O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
title_full_unstemmed O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
title_sort O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
author Tavares, Amada Gama
author_facet Tavares, Amada Gama
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Junior, Sergio Marques
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3095760811566254
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nóbrega, Zulmira Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Amada Gama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
contributor_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo e Cinema.
Brasil
Turismo Induzido por Filmes
Imagem de Destino
topic Turismo e Cinema.
Brasil
Turismo Induzido por Filmes
Imagem de Destino
description Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T13:29:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-14T13:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644
identifier_str_mv TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/3/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/4/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/2/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e2f699ed1fd16f81720095c11cafafe0
f852ed232b670a43fcd96c01241b3ac0
d177211e0abbd3566d65003d37ce64e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833007774662656