O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644 |
Resumo: | Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia. |
id |
UFRN_fd5312529cc192f7f697673771648235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26644 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Amada Gamahttp://lattes.cnpq.br/9398091583694583Junior, Sergio Marqueshttp://lattes.cnpq.br/3095760811566254Nóbrega, Zulmira SilvaMedeiros, Carlos Alberto Freire2019-02-14T13:29:26Z2019-02-14T13:29:26Z2016-04-26TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644porTurismo e Cinema.BrasilTurismo Induzido por FilmesImagem de DestinoO cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEsta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.Programa de pós-graduação em turismoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txtCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain128867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/3/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txte2f699ed1fd16f81720095c11cafafe0MD53THUMBNAILCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/4/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpgf852ed232b670a43fcd96c01241b3ac0MD54ORIGINALCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfCinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfapplication/pdf1076613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/2/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdfd177211e0abbd3566d65003d37ce64e7MD52123456789/266442019-02-14 13:41:04.785oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-14T16:41:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
title |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
spellingShingle |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. Tavares, Amada Gama Turismo e Cinema. Brasil Turismo Induzido por Filmes Imagem de Destino |
title_short |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
title_full |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
title_fullStr |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
title_full_unstemmed |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
title_sort |
O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. |
author |
Tavares, Amada Gama |
author_facet |
Tavares, Amada Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9398091583694583 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Junior, Sergio Marques |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3095760811566254 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nóbrega, Zulmira Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Amada Gama |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
contributor_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo e Cinema. Brasil Turismo Induzido por Filmes Imagem de Destino |
topic |
Turismo e Cinema. Brasil Turismo Induzido por Filmes Imagem de Destino |
description |
Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, os quais preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos de ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que, enquanto Rio foi capaz de manter a boa imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-14T13:29:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-14T13:29:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Amada Gama. O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Em Turismo) - Centro De Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-graduação em turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/3/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/4/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26644/2/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2f699ed1fd16f81720095c11cafafe0 f852ed232b670a43fcd96c01241b3ac0 d177211e0abbd3566d65003d37ce64e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833007774662656 |