Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5259 |
Resumo: | Diante da dificuldade e falta de interesse por parte dos estudantes com relação a disciplina Química no Ensino Médio, a utilização de jogo digitais como fator motivacional para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos vem ganhando espaço dentro das salas de aula pela questão da criação de um elo entre a ludicidade e conteúdos formais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e validar o uso de seis jogos digitais para o ensino de Química desenvolvidos pelo V-lab UFPE, visando uma melhor aprendizagem de conteúdos associados a disciplina Físico-Química, parte integrante da Química escolar, por parte dos alunos do Ensino Médio, investigando os benefícios viabilizados pela experiência com os jogos a partir da análise utilizando critérios disponíveis na literatura, bem como da discussão baseada em sugestões de melhorias para os produtos. Vale salientar o processo de criação e escolha dos jogos digitais que possam ser utilizados em sala de aula é desafiador para os docentes. Resultados positivos associados a utilização desta ferramenta é decorrente da maneira a qual o docente idealiza e acompanha tal atividade. |
id |
UFRPE_94c10ca9c6d18bc94dd62aae2bd59f53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5259 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED.Jogos no ensino de químicaJogos eletrônicosAprendizagemEnsino médioDiante da dificuldade e falta de interesse por parte dos estudantes com relação a disciplina Química no Ensino Médio, a utilização de jogo digitais como fator motivacional para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos vem ganhando espaço dentro das salas de aula pela questão da criação de um elo entre a ludicidade e conteúdos formais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e validar o uso de seis jogos digitais para o ensino de Química desenvolvidos pelo V-lab UFPE, visando uma melhor aprendizagem de conteúdos associados a disciplina Físico-Química, parte integrante da Química escolar, por parte dos alunos do Ensino Médio, investigando os benefícios viabilizados pela experiência com os jogos a partir da análise utilizando critérios disponíveis na literatura, bem como da discussão baseada em sugestões de melhorias para os produtos. Vale salientar o processo de criação e escolha dos jogos digitais que possam ser utilizados em sala de aula é desafiador para os docentes. Resultados positivos associados a utilização desta ferramenta é decorrente da maneira a qual o docente idealiza e acompanha tal atividade.Faced with the difficulty and lack of interest on the part of students regarding the Chemistry discipline in High School, the use of digital games as a motivational factor for the teaching and learning processes of scientific concepts has been gaining space within the classrooms due to the issue of creation of a link between playfulness and formal contents. In this context, the objective of this work was to analyze and validate the use of six digital games for teaching Chemistry developed by the V-lab UFPE, aiming at a better learning of contents associated with the Physical Chemistry subject, an integral part of school Chemistry, by the High School students. Investigating the benefits made possible by the experience with the games from the analysis using criteria available in the literature, as well as the discussion based on suggestions for improvements for the products. It is worth noting that the process of creating and choosing digital games that can be used in the classroom is challenging for teachers. Positive results associated with the use of this tool are due to the way in which the teacher idealizes and monitors such activity.BrasilSImões Neto, José Euzébiohttp://lattes.cnpq.br/2478144275654238http://lattes.cnpq.br/3560726840212196Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos2023-12-27T15:51:38Z2023-12-27T15:51:38Z2022-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfBRUCE, Ênio Dikran Vasconcelos. Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5259porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T15:52:26Zoai:dspace:123456789/5259Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T15:52:26Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
title |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
spellingShingle |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos Jogos no ensino de química Jogos eletrônicos Aprendizagem Ensino médio |
title_short |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
title_full |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
title_fullStr |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
title_full_unstemmed |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
title_sort |
Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. |
author |
Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos |
author_facet |
Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SImões Neto, José Euzébio http://lattes.cnpq.br/2478144275654238 http://lattes.cnpq.br/3560726840212196 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruce, Ênio Dikran Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos no ensino de química Jogos eletrônicos Aprendizagem Ensino médio |
topic |
Jogos no ensino de química Jogos eletrônicos Aprendizagem Ensino médio |
description |
Diante da dificuldade e falta de interesse por parte dos estudantes com relação a disciplina Química no Ensino Médio, a utilização de jogo digitais como fator motivacional para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos vem ganhando espaço dentro das salas de aula pela questão da criação de um elo entre a ludicidade e conteúdos formais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e validar o uso de seis jogos digitais para o ensino de Química desenvolvidos pelo V-lab UFPE, visando uma melhor aprendizagem de conteúdos associados a disciplina Físico-Química, parte integrante da Química escolar, por parte dos alunos do Ensino Médio, investigando os benefícios viabilizados pela experiência com os jogos a partir da análise utilizando critérios disponíveis na literatura, bem como da discussão baseada em sugestões de melhorias para os produtos. Vale salientar o processo de criação e escolha dos jogos digitais que possam ser utilizados em sala de aula é desafiador para os docentes. Resultados positivos associados a utilização desta ferramenta é decorrente da maneira a qual o docente idealiza e acompanha tal atividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09 2023-12-27T15:51:38Z 2023-12-27T15:51:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRUCE, Ênio Dikran Vasconcelos. Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5259 |
identifier_str_mv |
BRUCE, Ênio Dikran Vasconcelos. Validação de jogos digitais para o ensino de química: análise dos protudos da iniciativa MEC RED. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277146996146176 |