A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150 |
Resumo: | Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRPE_b254c884a413f813a7dfb08d334a17b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1150 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de químicaQuímica - Estudo e ensinoPerfumesMotivação na educaçãoOs perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.Perfumes are the object of many people's desire. It is not by chance that the perfume culture is very old and generates many profits. As soon as they appeared, perfumes were used to please the gods in offerings and tributes or in religious temples, but soon they began to serve mainly to the man, which made possible a series of advances in the artisan and small-scale techniques for the extraction of essential oils and the production of perfumes that, in turn, were gradually transposed to large industries, through all the technological advances that our society has witnessed throughout history. Through this theme, this work aims to address the various chemical concepts that it contemplates and, for this, were presented texts that can base chemistry classes for high school, in approaches accessible to students. In these texts, history and the creation of perfumes as a contextualizing theme were prioritized, through which it was intended to encourage interdisciplinarity by bringing together concepts from various areas, focusing on science and technology aimed at society. It was verified the great importance of the use of contextualization as an alternative to improve learning, since, as the contents of the students' daily life were approached, they provided greater motivation and interest, indispensable in the teaching and learning process.BrasilSilva, Suely Alves dahttp://lattes.cnpq.br/3497194749381919Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da2019-05-31T12:13:11Z2019-05-31T12:13:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfSILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-31T12:16:34Zoai:dspace:123456789/1150Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-31T12:16:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
title |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
spellingShingle |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da Química - Estudo e ensino Perfumes Motivação na educação |
title_short |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
title_full |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
title_fullStr |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
title_full_unstemmed |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
title_sort |
A temática perfume como contextualização no ensino médio de química |
author |
Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Suely Alves da http://lattes.cnpq.br/3497194749381919 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Perfumes Motivação na educação |
topic |
Química - Estudo e ensino Perfumes Motivação na educação |
description |
Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-31T12:13:11Z 2019-05-31T12:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277152815742976 |