IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, Andressa Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2909
Resumo: O conceito de qualidade de vida é bastante relativo, pois cada indivíduo julga o que é necessário para que se tenha uma boa qualidade de vida. Partindo desse principio, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações do processo de implantação do mineroduto da Ferrous sobre a qualidade de vida das famílias atingidas, considerando as percepções dos atingidos. Para tanto, foram aplicados entrevistas semiestruturadas com os moradores de Viçosa e Paula Cândido/MG e com representantes da Ferrous Resources do Brasil, sendo os dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as famílias atingidas consideram como qualidade de vida “viver bem em um ambiente tranquilo”. A chegada do empreendimento retira esse sossego das famílias, provocando outros problemas, desde questões ambientais, como déficit no abastecimento de água, até outras mais substratas, como a circulação de pessoas diferentes na propriedade e maior insegurança, com redução da qualidade de vida. Conclui-se que a qualidade de vida dos atingidos deverá ser um dos elementos a ser considerado no processo de negociação do empreendimento, dentro da lógica do movimento por justiça ambiental, considerando que meio ambiente e sociedade são realidades indissociáveis.
id UFRR-3_99bc0b075640d3d015f8b75b46315675
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2909
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDASFamíliasminerodutoqualidade de vidaO conceito de qualidade de vida é bastante relativo, pois cada indivíduo julga o que é necessário para que se tenha uma boa qualidade de vida. Partindo desse principio, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações do processo de implantação do mineroduto da Ferrous sobre a qualidade de vida das famílias atingidas, considerando as percepções dos atingidos. Para tanto, foram aplicados entrevistas semiestruturadas com os moradores de Viçosa e Paula Cândido/MG e com representantes da Ferrous Resources do Brasil, sendo os dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as famílias atingidas consideram como qualidade de vida “viver bem em um ambiente tranquilo”. A chegada do empreendimento retira esse sossego das famílias, provocando outros problemas, desde questões ambientais, como déficit no abastecimento de água, até outras mais substratas, como a circulação de pessoas diferentes na propriedade e maior insegurança, com redução da qualidade de vida. Conclui-se que a qualidade de vida dos atingidos deverá ser um dos elementos a ser considerado no processo de negociação do empreendimento, dentro da lógica do movimento por justiça ambiental, considerando que meio ambiente e sociedade são realidades indissociáveis.Universidade Federal de Roraima2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/290910.18227/2177-4307.acta.v10i22.2909ACTA GEOGRÁFICA; v. 10 n. 22 (2016): jan./abr. 2016; 141-1632177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2909/1931Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoncalves, Andressa Santos2022-11-16T20:04:52Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2909Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T20:04:52Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
title IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
spellingShingle IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
Goncalves, Andressa Santos
Famílias
mineroduto
qualidade de vida
title_short IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
title_full IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
title_fullStr IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
title_sort IMPLICAÇÕES DO MINERODUTO DA FERROUS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS
author Goncalves, Andressa Santos
author_facet Goncalves, Andressa Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goncalves, Andressa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
mineroduto
qualidade de vida
topic Famílias
mineroduto
qualidade de vida
description O conceito de qualidade de vida é bastante relativo, pois cada indivíduo julga o que é necessário para que se tenha uma boa qualidade de vida. Partindo desse principio, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações do processo de implantação do mineroduto da Ferrous sobre a qualidade de vida das famílias atingidas, considerando as percepções dos atingidos. Para tanto, foram aplicados entrevistas semiestruturadas com os moradores de Viçosa e Paula Cândido/MG e com representantes da Ferrous Resources do Brasil, sendo os dados transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as famílias atingidas consideram como qualidade de vida “viver bem em um ambiente tranquilo”. A chegada do empreendimento retira esse sossego das famílias, provocando outros problemas, desde questões ambientais, como déficit no abastecimento de água, até outras mais substratas, como a circulação de pessoas diferentes na propriedade e maior insegurança, com redução da qualidade de vida. Conclui-se que a qualidade de vida dos atingidos deverá ser um dos elementos a ser considerado no processo de negociação do empreendimento, dentro da lógica do movimento por justiça ambiental, considerando que meio ambiente e sociedade são realidades indissociáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2909
10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2909
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2909
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/2909/1931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 10 n. 22 (2016): jan./abr. 2016; 141-163
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936473620480