As "reformas" do ensino profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal de Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da prática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Teresinha de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12366
Resumo: A Dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como foram implantadas no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE as reformas do ensino profissionalizante ocorridas no período de 1996 a 2006, buscando detectar o que as fundamentou: a prática consciente movida pela apropriação conceitual ou simplesmente acomodação à legislação. No referencial teórico destacamos o histórico da educação profissional no Brasil, do período colonial aos dias atuais, dando ênfase às reformas ocorridas no período em estudo, à dualidade predominante em todos os momentos da história da educação brasileira e à imposição das políticas para a educação profissional. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários aplicados aos docentes e equipe pedagógica, e análise documental dos planos didáticos do Curso Técnico em Agropecuária. A partir da análise dos dados comprovou-se que as reformas curriculares realizadas na instituição pesquisada ocorreram, predominantemente, com fundamento na obediência à legislação, em detrimento da apropriação conceitual pelos docentes e equipe pedagógica responsável pelas mudanças e, por esse motivo, nunca atingiram plenamente seus objetivos. Tomando como referência tal constatação concluí-se que qualquer reforma educacional, para obter êxito, deva ser antecedida de ampla discussão com os envolvidos no processo, a fim de que seus propósitos fiquem claros e não se constitua, somente, em mais uma imposição legal. Acreditase que para se chegar à almejada escola unitária, de formação geral, que requer educadores conscientes formadores de homens/trabalhadores livres é preciso, primeiramente, informar e conscientizar os docentes da importância social e política dessa escola. Indo mais além, é necessário conscientizar a sociedade, para que possa, de forma ativa e organizada, exigir uma escola única para todos, como elemento constitutivo de uma sociedade mais justa e igualitária.
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No referencial teórico destacamos o histórico da educação profissional no Brasil, do período colonial aos dias atuais, dando ênfase às reformas ocorridas no período em estudo, à dualidade predominante em todos os momentos da história da educação brasileira e à imposição das políticas para a educação profissional. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários aplicados aos docentes e equipe pedagógica, e análise documental dos planos didáticos do Curso Técnico em Agropecuária. A partir da análise dos dados comprovou-se que as reformas curriculares realizadas na instituição pesquisada ocorreram, predominantemente, com fundamento na obediência à legislação, em detrimento da apropriação conceitual pelos docentes e equipe pedagógica responsável pelas mudanças e, por esse motivo, nunca atingiram plenamente seus objetivos. Tomando como referência tal constatação concluí-se que qualquer reforma educacional, para obter êxito, deva ser antecedida de ampla discussão com os envolvidos no processo, a fim de que seus propósitos fiquem claros e não se constitua, somente, em mais uma imposição legal. Acreditase que para se chegar à almejada escola unitária, de formação geral, que requer educadores conscientes formadores de homens/trabalhadores livres é preciso, primeiramente, informar e conscientizar os docentes da importância social e política dessa escola. Indo mais além, é necessário conscientizar a sociedade, para que possa, de forma ativa e organizada, exigir uma escola única para todos, como elemento constitutivo de uma sociedade mais justa e igualitária.The lecture presents results of a survey that aimed to investigate how they were implemented - in the Agrotechnical Federal School from Crato - CE - reforms of vocational education in the period from 1996 to 2006, seeking to detect what were the basis: the conscious practice driven by conceptual appropriation or simply accommodation to legislation. In the theoretical highlight we emphasize the history of professional education in Brazil, from the colonial period to the present day, focusing on reforms that occurred during the study period, to the duality prevalent at all times in the history of Brazilian education and the imposition of policies for professional education. The research instruments used were questionnaires to teachers and pedagogical team, and documentary analysis of the teaching of the Technical Course in Agriculture. From the analysis of the data it was proved that the curriculum reforms undertaken in the research institution were primarily based in obeying the legislation at the expense of conceptual appropriation by teachers and pedagogical staff responsible for the changes and, therefore, never fully achieved goals. Compared with such a finding, we conclude that any educational reform to succeed, must be preceded by extensive discussions with those involved in the process, so that its purposes are clear and does not constitute, only one more legal imposition. It is believed that to reach the desired unified school, general education, which requires sensible educators shapers of free man / workers, it is necessary, first, to inform and educate the teachers of the social and political importance of this school. Going further, it is necessary that society must acquire knowledge about, so that it can, in an active and organized way, require a unified school for all, as a constitutive element of a more just and equal society.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação profissionalreformaensino técnicoescola unitáriaprofessional educationreformtechnical educationunified schoolEducaçãoAs "reformas" do ensino profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal de Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da prática?The "reforms" of vocational education from 1996 to 2006 Agrotechnical Federal School from Crato, State of Ceara: accommodation to legislation or awareness of the practice?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3534/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17568/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23900/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30302/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36646/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43040/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49446/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55900/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/57Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:22Z (GMT). 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