A formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helder Sarmento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13123
Resumo: Essa pesquisa procurou investigar as práticas e processos formativos de educadores ambientais a partir de experiências e vivências com os Guaranis, na aldeia Guarani em formação Ara Hovy, em Itaipuaçu, município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Refletiu-se sobre a cosmovisão presente na cultura dessa etnia, a fim de apreender os saberes da terra se suas práticas, trazer a tona as epistemologias emergentes, seus saberes da terra e suas cosmovisões. A pesquisa tem como metodologia, a pesquisa-formação de caráter qualitativo. A questão epistemológica da investigação, abordou os paradigmas instituintes das práticas e relações da educação ambiental conservadora. O atual modelo tecnológico proposto a partir das alterações do meio ambiente, conduziu a um processo no qual teve como meta principal a lucratividade. A apropriação dos bens naturais, reflete em um padrão no qual a produção tem como meta atender os anseios consumistas de uma sociedade. O principal valor nessa conjuntura é conforto e bem estar, refletindo em um modelo de sociedade com um padrão individualista e materialista. Portanto, buscou-se compreender e apontar indícios para o processo formativo do educador ambiental, direcionando para o horizonte de reflexão a um novo sujeito ecológico. O educador ambiental imbuído de novas perspectivas paradigmáticas, apropriando-se de sua práxis pedagógica. Sendo a ética, diversidade e respeito às relações com a natureza e outros saberes pontos relevantes cruciais para conceber o processo formativo de desses educadores ambientais.
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Refletiu-se sobre a cosmovisão presente na cultura dessa etnia, a fim de apreender os saberes da terra se suas práticas, trazer a tona as epistemologias emergentes, seus saberes da terra e suas cosmovisões. A pesquisa tem como metodologia, a pesquisa-formação de caráter qualitativo. A questão epistemológica da investigação, abordou os paradigmas instituintes das práticas e relações da educação ambiental conservadora. O atual modelo tecnológico proposto a partir das alterações do meio ambiente, conduziu a um processo no qual teve como meta principal a lucratividade. A apropriação dos bens naturais, reflete em um padrão no qual a produção tem como meta atender os anseios consumistas de uma sociedade. O principal valor nessa conjuntura é conforto e bem estar, refletindo em um modelo de sociedade com um padrão individualista e materialista. Portanto, buscou-se compreender e apontar indícios para o processo formativo do educador ambiental, direcionando para o horizonte de reflexão a um novo sujeito ecológico. O educador ambiental imbuído de novas perspectivas paradigmáticas, apropriando-se de sua práxis pedagógica. Sendo a ética, diversidade e respeito às relações com a natureza e outros saberes pontos relevantes cruciais para conceber o processo formativo de desses educadores ambientais.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqThis research sought to investigate the practices and training processes of environmental educators from experiences and experiences with the Guarani, the Guarani village in training Ara Hovy in Itaipuaçu, city of Marica, State of Rio de Janeiro. He reflected on this worldview in the culture of this ethnic group, in order to grasp the knowledge of the earth are their practices, bring out the emerging epistemologies, their knowledge of the land and their worldviews. The research has the methodology, qualitative research-training. The epistemological question of research, addressed the paradigms instituting practices and relations conservatively environmental education. The current technological model proposed from the environment changes led to a process in which had as its main goal profitability. The appropriation of natural resources, reflected in a pattern in which production aims to meet the consumerist longings of a society. The main value at this juncture is comfort and well-being, resulting in a model of society with an individualistic and materialistic pattern. Therefore, we sought to understand and point out clues to the formation process of environmental educators, pointing to the horizon of reflection to a new ecological subject. The environmental educator imbued with new perspectives paradigmatic, appropriating their pedagogical praxis. And ethics, diversity and respect the relationship with nature and other relevant issues crucial knowledge to design the formation process of these environmental educatorsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoEnvironmental educationtraining processEarth knowledgeEducação Ambientalprocesso formativosaberes da terraCiências HumanasA formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terraThe preparation of environmental educators in teaching with-experiences with the knowledge of the earthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, T.W. Indústria cultural e sociedade. Traduzido por Juba Elizabeth. São Paulo, Paz e Terra, 2002. ALIER, M.J. 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author Ferreira, Helder Sarmento
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Ciências Humanas
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description Essa pesquisa procurou investigar as práticas e processos formativos de educadores ambientais a partir de experiências e vivências com os Guaranis, na aldeia Guarani em formação Ara Hovy, em Itaipuaçu, município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Refletiu-se sobre a cosmovisão presente na cultura dessa etnia, a fim de apreender os saberes da terra se suas práticas, trazer a tona as epistemologias emergentes, seus saberes da terra e suas cosmovisões. A pesquisa tem como metodologia, a pesquisa-formação de caráter qualitativo. A questão epistemológica da investigação, abordou os paradigmas instituintes das práticas e relações da educação ambiental conservadora. O atual modelo tecnológico proposto a partir das alterações do meio ambiente, conduziu a um processo no qual teve como meta principal a lucratividade. A apropriação dos bens naturais, reflete em um padrão no qual a produção tem como meta atender os anseios consumistas de uma sociedade. O principal valor nessa conjuntura é conforto e bem estar, refletindo em um modelo de sociedade com um padrão individualista e materialista. Portanto, buscou-se compreender e apontar indícios para o processo formativo do educador ambiental, direcionando para o horizonte de reflexão a um novo sujeito ecológico. O educador ambiental imbuído de novas perspectivas paradigmáticas, apropriando-se de sua práxis pedagógica. Sendo a ética, diversidade e respeito às relações com a natureza e outros saberes pontos relevantes cruciais para conceber o processo formativo de desses educadores ambientais.
publishDate 2016
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