Travessias iguaçuanas de letramento escolar: narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores (1990-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcenio, Cláudia Rodrigues do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9934
Resumo: Travessia significa passagem, atravessamento, caminho percorrido. No contexto dessa escrita, a travessia se realiza por meio das trajetórias de vida de sete professoras cujas vivências atravessaram a história do letramento escolar na cidade de Nova Iguaçu, contribuindo para que os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores se concretizassem. A cartografia dessas trajetórias buscou elaborar uma imagem colaborativa de como se deu a implementação desses programas na rede municipal. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar a travessia do letramento escolar, em especial a prática de letramento denominada alfabetização, em o município de Nova Iguaçu, por meio de narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores de forma a contribuir com o registro dos processos históricos da alfabetização em o estado do Rio de Janeiro, especialmente da Baixada Fluminense; explicitar as concepções de alfabetização e letramento que permeiam cada um dos programas de formação investigados; analisar e expor uma temporalidade específica da trajetória da alfabetização de classes populares. As narrativas foram construídas sob o paradigma da história oral e analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Além disso, nos utilizamos da Espiral do Tempo, que consiste em um dispositivo de análise gráfica que representa principalmente a simultaneidade das trajetórias de vida investigadas. Ao final desse trabalho, concluímos que essas políticas de formação continuada parecem configurar-se em uma espécie de estrutura para a reprodução de técnicas, metodologias e práticas ancoradas em referenciais teóricos que refletem acepções do que se espera do sujeito alfabetizado em uma determinada temporalidade. Esses conjuntos teóricos-metodológicos geralmente são apresentados de tempos em tempos em forma de programas como um caminho para a questão da alfabetização no Brasil. As narrativas de trajetória de vida nos permitiram visualizar e analisar as materialidades, resistências e influências dessas formações nas concepções e práticas alfabetizadoras nesse município, expondo parte significativa do letramento escolar e da alfabetização de classes populares.
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spelling Arcenio, Cláudia Rodrigues do CarmoAzevedo, Patrícia Bastos de035.569.887-04http://lattes.cnpq.br/2172195421648211Azevedo, Patricia Bastos de035.569.887-04http://lattes.cnpq.br/2172195421648211Santos, Ana Maria Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182Sales, Sandra Reginahttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255http://lattes.cnpq.br/6700481146248917Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa092.435.007-59http://lattes.cnpq.br/6098382779643532Araújo, Helena Maria Marques672.603.147-53http://lattes.cnpq.br/8290959340127502119.833.337-51http://lattes.cnpq.br/86906659913249812023-12-21T18:54:41Z2023-12-21T18:54:41Z2022-11-09ARCENIO, Cláudia Rodrigues do Carmo. Travessias iguaçuanas de letramento escolar: narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores (1990-2020). 2022. 277 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9934Travessia significa passagem, atravessamento, caminho percorrido. No contexto dessa escrita, a travessia se realiza por meio das trajetórias de vida de sete professoras cujas vivências atravessaram a história do letramento escolar na cidade de Nova Iguaçu, contribuindo para que os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores se concretizassem. A cartografia dessas trajetórias buscou elaborar uma imagem colaborativa de como se deu a implementação desses programas na rede municipal. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar a travessia do letramento escolar, em especial a prática de letramento denominada alfabetização, em o município de Nova Iguaçu, por meio de narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores de forma a contribuir com o registro dos processos históricos da alfabetização em o estado do Rio de Janeiro, especialmente da Baixada Fluminense; explicitar as concepções de alfabetização e letramento que permeiam cada um dos programas de formação investigados; analisar e expor uma temporalidade específica da trajetória da alfabetização de classes populares. As narrativas foram construídas sob o paradigma da história oral e analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Além disso, nos utilizamos da Espiral do Tempo, que consiste em um dispositivo de análise gráfica que representa principalmente a simultaneidade das trajetórias de vida investigadas. Ao final desse trabalho, concluímos que essas políticas de formação continuada parecem configurar-se em uma espécie de estrutura para a reprodução de técnicas, metodologias e práticas ancoradas em referenciais teóricos que refletem acepções do que se espera do sujeito alfabetizado em uma determinada temporalidade. Esses conjuntos teóricos-metodológicos geralmente são apresentados de tempos em tempos em forma de programas como um caminho para a questão da alfabetização no Brasil. As narrativas de trajetória de vida nos permitiram visualizar e analisar as materialidades, resistências e influências dessas formações nas concepções e práticas alfabetizadoras nesse município, expondo parte significativa do letramento escolar e da alfabetização de classes populares.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCrossing means passage, crossing, way taken. In the context of this writing, the crossing happens through life trajectories of seven teachers whose experiences crossed the history of school literacy in the city of Nova Iguaçu, contributing to the implementation of federal programs of continuing education for literacy teachers. The cartography of these trajectories sought to elaborate a collaborative image of how these programs were implemented in the municipal network. In this sense, the present research sought to investigate the crossing of school literacy, in particular the literate practice called literacy, in the municipality of Nova Iguaçu, through narratives about the federal programs of continuing education of literacy teachers and thus contribute to the recording of historical processes of literacy in the state of Rio de Janeiro, especially in Baixada Fluminense; explain the concepts of literacy and literacy that permeate each of the training programs investigated; to analyze and expose a specific temporality of the literacy trajectory of popular classes. The narratives were built under the paradigm of oral history and we adopted Dialogic Discourse Analysis as an analysis methodology. In addition, we used the Spiral of Time, which consists of a graphic analysis device that represents the simultaneity of the investigated life trajectories. At the end of this work, we conclude that these continuing education policies seem to constitute a kind of structure for the reproduction of techniques, methodologies and practices anchored in theoretical references that reflect meanings of what is expected of the literate subject in a given temporality. These theoretical-methodological sets are usually presented from time to time in the form of programs as a path to the issue of literacy in Brazil. The life trajectory narratives made it possible to visualize and to analyze the materialities, resistances and influences of these formations in the conceptions and practices of literacy in that municipality, exposing a significant part of school literacy and the teaching of reading and writing of popular classesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuLetramentoAlfabetizaçãoNova IguaçuFormação de ProfessoresLiteracyTeaching of reading and writingNova IguaçuTeacher TrainingEducaçãoTravessias iguaçuanas de letramento escolar: narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores (1990-2020)Iguaçuan crossings of school literacy: narratives about the federal programs for continuing education of literacy teachers (1990-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALBERTI, V. 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description Travessia significa passagem, atravessamento, caminho percorrido. No contexto dessa escrita, a travessia se realiza por meio das trajetórias de vida de sete professoras cujas vivências atravessaram a história do letramento escolar na cidade de Nova Iguaçu, contribuindo para que os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores se concretizassem. A cartografia dessas trajetórias buscou elaborar uma imagem colaborativa de como se deu a implementação desses programas na rede municipal. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar a travessia do letramento escolar, em especial a prática de letramento denominada alfabetização, em o município de Nova Iguaçu, por meio de narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores de forma a contribuir com o registro dos processos históricos da alfabetização em o estado do Rio de Janeiro, especialmente da Baixada Fluminense; explicitar as concepções de alfabetização e letramento que permeiam cada um dos programas de formação investigados; analisar e expor uma temporalidade específica da trajetória da alfabetização de classes populares. As narrativas foram construídas sob o paradigma da história oral e analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Além disso, nos utilizamos da Espiral do Tempo, que consiste em um dispositivo de análise gráfica que representa principalmente a simultaneidade das trajetórias de vida investigadas. Ao final desse trabalho, concluímos que essas políticas de formação continuada parecem configurar-se em uma espécie de estrutura para a reprodução de técnicas, metodologias e práticas ancoradas em referenciais teóricos que refletem acepções do que se espera do sujeito alfabetizado em uma determinada temporalidade. Esses conjuntos teóricos-metodológicos geralmente são apresentados de tempos em tempos em forma de programas como um caminho para a questão da alfabetização no Brasil. As narrativas de trajetória de vida nos permitiram visualizar e analisar as materialidades, resistências e influências dessas formações nas concepções e práticas alfabetizadoras nesse município, expondo parte significativa do letramento escolar e da alfabetização de classes populares.
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