Grafos: uma experiência em turmas militares dos ensinos médio e fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Rodrigo Cesário de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15575
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, uma experiência com problemas envolvendo conceitos e técnicas básicas de Teoria de Grafos numa turma da 3° série militar e numa turma do 9° ano militar da rede particular de ensino, totalizando 80 alunos. São alunos que normalmente se preparam para as provas dos mais complexos e concorridos concursos militares do Brasil. A aplicação desse trabalho foi realizada no período entre outubro e novembro do ano de 2018, e contou com um total de 4 aulas de 50 minutos cada. As aulas foram separadas da seguinte forma: na primeira aula foi aplicado um questionário motivacional, adaptado do questionário de Gontijo (com o intuito de coletar informações essencialmente relativas a hábitos de estudo), e um teste, com quatro problemas que podem ser resolvidos tanto com técnicas de Grafos quanto com técnicas do currículo tradicional dos alunos. Na segunda e na terceira aulas, os conceitos e técnicas sobre grafos foram introduzidos em sala de aula com a participação ativa dos alunos. Os alunos eram levados a desenvolver e descobrir as técnicas através da indução do professor. Na quarta aula foi aplicado um segundo teste, nos moldes do primeiro, na qual os alunos já podiam usar as ferramentas absorvidas nas aulas 2 e 3, e foi aplicado também um questionário final, com o intuito de investigar se as aulas juntamente com as atividades surtiram efeito positivo ou negativo nos alunos. Ao final percebeu-se que os resultados tenderam mais para o positivo referente ao nível de absorção e aprendizado dos estudantes.
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A aplicação desse trabalho foi realizada no período entre outubro e novembro do ano de 2018, e contou com um total de 4 aulas de 50 minutos cada. As aulas foram separadas da seguinte forma: na primeira aula foi aplicado um questionário motivacional, adaptado do questionário de Gontijo (com o intuito de coletar informações essencialmente relativas a hábitos de estudo), e um teste, com quatro problemas que podem ser resolvidos tanto com técnicas de Grafos quanto com técnicas do currículo tradicional dos alunos. Na segunda e na terceira aulas, os conceitos e técnicas sobre grafos foram introduzidos em sala de aula com a participação ativa dos alunos. Os alunos eram levados a desenvolver e descobrir as técnicas através da indução do professor. Na quarta aula foi aplicado um segundo teste, nos moldes do primeiro, na qual os alunos já podiam usar as ferramentas absorvidas nas aulas 2 e 3, e foi aplicado também um questionário final, com o intuito de investigar se as aulas juntamente com as atividades surtiram efeito positivo ou negativo nos alunos. Ao final percebeu-se que os resultados tenderam mais para o positivo referente ao nível de absorção e aprendizado dos estudantes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aims to analyze, through a case study, an experience with problems involving basic concepts and techniques of Graph Theory in a class of the military 3rd grade and in a group of the 9th military year of the private education, totalizing 80 students. They are students who usually prepare themselves for the tests of the most complex and contested military competitions in Brazil. The application of this work was carried out in the period between October and November of the year 2018, and counted on a total of 4 classes of 50 minutes each. The classes were separated as follows: in the first class, a motivational questionnaire was applied, adapted from the Gontijo questionnaire (with the purpose of collecting information essentially related to study habits), and a test, with four problems that can be solved both with Graph techniques as well as techniques of the students' traditional curriculum. In the second and third classes, the concepts and techniques on graphs were introduced in the classroom with the active participation of the students. Students were led to develop and discover techniques through teacher induction. In the fourth class, a second test was applied, similar to the first one, in which students could already use the tools absorbed in classes 2 and 3, and a final questionnaire was also applied to investigate whether the classes together with the activities had a positive or negative effect on the students. In the end it was noticed that the results tended more towards the positive regarding the level of absorption and learning of the students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEnsino Fundamental MilitarEnsino Médio MilitarAlgoritmo de DijkstraColoraçãoGrafosEducaçãoMatemáticaGrafos: uma experiência em turmas militares dos ensinos médio e fundamentalGraphs: an experience in military classes of secondary and fundamental educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBOAVENTURA NETTO, P. O, Grafos: Teoria, Modelos, Algoritmos, 2a.ed.São Paulo. Edgard Blücher,1996.405p. BOAVENTURA NETTO, P. O.; JURKIEWICZ, S. Grafos: Introdução e prática. São Paulo: Editora Blucher, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio, Brasília, 1998. COSTA, P. P. Teoria dos Grafos e suas Aplicações. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2011.Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/tmelo/diss-polyanna.pdf>. Acesso em: 12 Fev.2019,10:34:13. DA SILVA, C.M. GRAFOS: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Monografia de Graduação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Seropédica, 2015. EOFILOFF, Paulo. Exercícios de teoria dos grafos. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~pf/grafos-exercicios> Acesso em: 15, set,2009. GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em Matemática e motivação em Matemática de alunos do Ensino Médio. 2017, 194 p. Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2007. JURKIEWICZ, S. Grafos – Uma Introdução Disponível em: <http://arquivosevt.lncc.br/pdfs/Apostila5-Grafos.pdf> Acesso em: 20, ago,2009. SANTOS, J. Plínio O., MELLO, M. P., MURIATI, I. T. C. Introdução a Análise Combinatória, Editora da UNICAMP, 1995.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67553/2019%20-%20Rodrigo%20Ces%c3%a1rio%20de%20Aquino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5240Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-18T23:27:31Z No. of bitstreams: 1 2019 - Rodrigo Cesário de Aquino.pdf: 8082517 bytes, checksum: 39b163800ef78bbe6791376f70a1febb (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-18T23:27:31Z (GMT). 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