O recorte assistencial da educação agrícola como estratégia de permanência do estudante do curso integrado em agropecuária do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliza Marta Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12604
Resumo: A redução da procura, associada ao crescimento da evasão, nos cursos do IFCE campus Iguatu nos últimos anos provocou os atores institucionais à identificação das causas e à construção de estratégias de combate à evasão; todavia, as motivações para o acesso e a permanência não são investigadas. A proposta de pesquisa deste estudo parte da ausência de investigação acerca dos fatores que influenciam para o ingresso e a permanência de estudantes: saber por que escolheram a instituição e o curso, desvelar os fatores que influenciam e interferem na escolha pela instituição e pelo curso e quais os dificultadores e facilitadores da sua permanência. Considerando a hipótese de que os serviços e programas de cunho assistencial, especialmente o que se materializa na oferta de residência estudantil, é fator preponderante tanto para a escolha como para a permanência e, ainda, porque se trata do curso mais antigo da instituição, elegemos os estudantes do Curso Integrado em Agropecuária como público-alvo do estudo. O recorte assistencial que perpassa as políticas sociais brasileiras é possível de ser identificado desde os primórdios da educação escolarizada, assim sendo, a fundamentação teórica pautou-se na leitura de teóricos do Serviço Social e da Educação que expõem sobre as políticas sociais de educação e de assistência social. Por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com a utilização de instrumentos metodológicos de coleta de dados que incluíram: análise documental (marcos legais e registros profissionais) e questionários com perguntas abertas e fechadas, investigouse os fatores que influenciam para a permanência do aluno no Curso Integrado em Agropecuária do IFCE campus Iguatu, analisando a pertinência das estratégias de caráter assistencial. A análise das manifestações dos estudantes, entretecidas com a construção do seu perfil socioeconômico e a sua condição de adolescente, responderam satisfatoriamente aos objetivos. Embora concebam o IFCE campus Iguatu como uma instituição que oferta ensino de qualidade, revelam fragilidades e apontam para a necessidade de investigação e avaliação contínuas dos serviços ofertados na instituição a fim de subsidiar a intervenção mais qualificada e melhor integrada aos anseios dos estudantes.
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Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12604A redução da procura, associada ao crescimento da evasão, nos cursos do IFCE campus Iguatu nos últimos anos provocou os atores institucionais à identificação das causas e à construção de estratégias de combate à evasão; todavia, as motivações para o acesso e a permanência não são investigadas. A proposta de pesquisa deste estudo parte da ausência de investigação acerca dos fatores que influenciam para o ingresso e a permanência de estudantes: saber por que escolheram a instituição e o curso, desvelar os fatores que influenciam e interferem na escolha pela instituição e pelo curso e quais os dificultadores e facilitadores da sua permanência. Considerando a hipótese de que os serviços e programas de cunho assistencial, especialmente o que se materializa na oferta de residência estudantil, é fator preponderante tanto para a escolha como para a permanência e, ainda, porque se trata do curso mais antigo da instituição, elegemos os estudantes do Curso Integrado em Agropecuária como público-alvo do estudo. O recorte assistencial que perpassa as políticas sociais brasileiras é possível de ser identificado desde os primórdios da educação escolarizada, assim sendo, a fundamentação teórica pautou-se na leitura de teóricos do Serviço Social e da Educação que expõem sobre as políticas sociais de educação e de assistência social. Por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com a utilização de instrumentos metodológicos de coleta de dados que incluíram: análise documental (marcos legais e registros profissionais) e questionários com perguntas abertas e fechadas, investigouse os fatores que influenciam para a permanência do aluno no Curso Integrado em Agropecuária do IFCE campus Iguatu, analisando a pertinência das estratégias de caráter assistencial. A análise das manifestações dos estudantes, entretecidas com a construção do seu perfil socioeconômico e a sua condição de adolescente, responderam satisfatoriamente aos objetivos. Embora concebam o IFCE campus Iguatu como uma instituição que oferta ensino de qualidade, revelam fragilidades e apontam para a necessidade de investigação e avaliação contínuas dos serviços ofertados na instituição a fim de subsidiar a intervenção mais qualificada e melhor integrada aos anseios dos estudantes.The reduction in demand, coupled with the growth of evasion, in the IFCE campus Iguatu courses in recent years has provoked institutional actors to identify the causes and to build strategies to combat evasion; however, the motivations for access and permanence are not investigated. The research proposal of this study based on the lack of research on the factors that influence students' admission and permanence: knowing why they chose the institution and course, unveiling the factors that influence and interfering in the choice of institution and course, and the difficulties and facilities of their stay. Considering the hypothesis that the services and programs of assistance, especially what materializes in the offer of student residence, is a preponderant factor for both the choice and permanence, and because it is the oldest course of the institution, we choose the students of the Integrated Course in Agropecuaria as the study's target audience. The assistance that cuts across Brazilian social policies identified from the earliest days of schooling, so the theoretical basis based on the reading of Social Service and Education theorists who explain the social policies of education and social assistance. Through the qualitative research of the exploratory type, with the use of methodological data collection instruments that included: documentary analysis (legal and professional records) and questionnaires with open and closed questions, we investigated the factors that influence permanence of the student in the course Integrated in Agropecuaria of IFCE campus Iguatu, analyzing the pertinence of the assistance strategies. The analysis of the students' manifestations, interwoven with the construction of their socioeconomic profile and their adolescent status, answered the objectives. While conceiving the IFCE campus Iguatu as an institution that offers quality teaching, reveal weaknesses and point to the need for continuous research and evaluation of services offered in the institution in order to subsidize the intervention more qualified and better integrated to the student´s expectationsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducaçãoEducação AgrícolaAssistênciaAssistência EstudantilEducationAgricultural EducationAssistanceStudent AssistanceEducaçãoO recorte assistencial da educação agrícola como estratégia de permanência do estudante do curso integrado em agropecuária do Instituto Federal do Ceará Campus IguatuThe assistance clipping in agricultural education as a strategy for the permanence of the integrated course in agropecuaria students of the Federal Institute of Ceará Campus Iguatuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. 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description A redução da procura, associada ao crescimento da evasão, nos cursos do IFCE campus Iguatu nos últimos anos provocou os atores institucionais à identificação das causas e à construção de estratégias de combate à evasão; todavia, as motivações para o acesso e a permanência não são investigadas. A proposta de pesquisa deste estudo parte da ausência de investigação acerca dos fatores que influenciam para o ingresso e a permanência de estudantes: saber por que escolheram a instituição e o curso, desvelar os fatores que influenciam e interferem na escolha pela instituição e pelo curso e quais os dificultadores e facilitadores da sua permanência. Considerando a hipótese de que os serviços e programas de cunho assistencial, especialmente o que se materializa na oferta de residência estudantil, é fator preponderante tanto para a escolha como para a permanência e, ainda, porque se trata do curso mais antigo da instituição, elegemos os estudantes do Curso Integrado em Agropecuária como público-alvo do estudo. O recorte assistencial que perpassa as políticas sociais brasileiras é possível de ser identificado desde os primórdios da educação escolarizada, assim sendo, a fundamentação teórica pautou-se na leitura de teóricos do Serviço Social e da Educação que expõem sobre as políticas sociais de educação e de assistência social. Por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com a utilização de instrumentos metodológicos de coleta de dados que incluíram: análise documental (marcos legais e registros profissionais) e questionários com perguntas abertas e fechadas, investigouse os fatores que influenciam para a permanência do aluno no Curso Integrado em Agropecuária do IFCE campus Iguatu, analisando a pertinência das estratégias de caráter assistencial. A análise das manifestações dos estudantes, entretecidas com a construção do seu perfil socioeconômico e a sua condição de adolescente, responderam satisfatoriamente aos objetivos. Embora concebam o IFCE campus Iguatu como uma instituição que oferta ensino de qualidade, revelam fragilidades e apontam para a necessidade de investigação e avaliação contínuas dos serviços ofertados na instituição a fim de subsidiar a intervenção mais qualificada e melhor integrada aos anseios dos estudantes.
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