Importância das aulas práticas na formação de técnicos em agropecuária no Instituto Federal do Ceará campus Crato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luiz Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17669
Resumo: O crescimento do número de instituições públicas e privadas que ofertam o ensino técnico concomitante ou subsequente ao médio na formação de técnicos em agropecuária, tem estimulado a competitividade no acesso ao mercado de trabalho pois as empresas têm priorizado a qualidade técnica e gerencial de seus funcionários. Pelo próprio histórico do ensino técnico, o profissional habilitado deve antes de tudo, estar preparado para executar o trabalho no qual será designado, e a experiência a ser obtida pelas aulas práticas que deveriam obter durante o curso assumem grande importância. Sendo assim, após várias transformações nas instituições de ensino técnico a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o uso das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem do curso de técnico em agropecuária e sua importância na formação desses profissionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Crato (Antiga Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE). Para isso, no primeiro semestre do ano de 2019 foi aplicado um questionário tipo transversal para os alunos de ensino integrado e subsequente do curso de técnico em agropecuária. O questionário foi composto por 20 perguntas orientadas, relacionadas à caracterização dos discentes do curso de técnico em agropecuária (integrado e subsequente) do IFCE campus Crato e saber a opinião a respeito das aulas práticas (metodologias utilizadas nas aulas práticas durante o curso, frequência, bem como quanto a aprendizagem, como o aluno está sendo inserido nos setores produtivos, vivência nos estágios) e sua importância na sua formação. 80% dos entrevistados são da zona rural e em relação a faixa etária, 90% dos alunos do curso subsequente que, possuem entre 18 e 22 anos de idade. Para a modalidade integrada, essa faixa etária corresponde a 75%. Pode-se concluir que as atividades práticas são indispensáveis à formação técnica do aluno, pois permitem o desenvolvimento dos conhecimentos básicos que apenas aulas teóricas não os proporcionariam, além de promover segurança a necessidade de realização de atividades técnicas e promoção da melhoria na qualidade de profissionais no mercado de trabalho.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17669O crescimento do número de instituições públicas e privadas que ofertam o ensino técnico concomitante ou subsequente ao médio na formação de técnicos em agropecuária, tem estimulado a competitividade no acesso ao mercado de trabalho pois as empresas têm priorizado a qualidade técnica e gerencial de seus funcionários. Pelo próprio histórico do ensino técnico, o profissional habilitado deve antes de tudo, estar preparado para executar o trabalho no qual será designado, e a experiência a ser obtida pelas aulas práticas que deveriam obter durante o curso assumem grande importância. Sendo assim, após várias transformações nas instituições de ensino técnico a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o uso das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem do curso de técnico em agropecuária e sua importância na formação desses profissionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Crato (Antiga Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE). Para isso, no primeiro semestre do ano de 2019 foi aplicado um questionário tipo transversal para os alunos de ensino integrado e subsequente do curso de técnico em agropecuária. O questionário foi composto por 20 perguntas orientadas, relacionadas à caracterização dos discentes do curso de técnico em agropecuária (integrado e subsequente) do IFCE campus Crato e saber a opinião a respeito das aulas práticas (metodologias utilizadas nas aulas práticas durante o curso, frequência, bem como quanto a aprendizagem, como o aluno está sendo inserido nos setores produtivos, vivência nos estágios) e sua importância na sua formação. 80% dos entrevistados são da zona rural e em relação a faixa etária, 90% dos alunos do curso subsequente que, possuem entre 18 e 22 anos de idade. Para a modalidade integrada, essa faixa etária corresponde a 75%. Pode-se concluir que as atividades práticas são indispensáveis à formação técnica do aluno, pois permitem o desenvolvimento dos conhecimentos básicos que apenas aulas teóricas não os proporcionariam, além de promover segurança a necessidade de realização de atividades técnicas e promoção da melhoria na qualidade de profissionais no mercado de trabalho.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe growth in the number of public and private institutions that offer concomitant or subsequent technical education in the training of technicians in agriculture has stimulated competitiveness in accessing the labor market as companies have prioritized the technical and managerial quality of their employees. Due to the history of technical education, the qualified professional must, above all, be prepared to perform the work in which he will be assigned, and the experience to be gained through the practical classes that he should obtain during the course is of great importance. Therefore, after several transformations in technical education institutions, the present research aimed to evaluate the use of practical classes in the teaching- learning process of the agricultural technician course and its importance in the training of these professionals at the Federal Institute of Education, Science and Technology Ceará – Crato campus (Former Federal Agrotechnical School of Crato-CE). For this, in the first half of 2019, a cross-sectional questionnaire was applied to students of integrated and subsequent education in the agricultural technician course. The questionnaire consisted of 20 guided questions, related to the characterization of the students of the agricultural technician course (integrated and subsequent) of the IFCE campus Crato and to know the opinion about the practical classes (methodologies used in the practical classes during the course, attendance, as well as learning, how the student is being inserted in the productive sectors, experience in internships) and its importance in their training. 80% of respondents are from rural areas and in relation to age group, 90% of students in the subsequent course are between 18 and 22 years old. For the integrated modality, this age group corresponds to 75%. It can be concluded that practical activities are essential to the technical training of the student, as they allow the development of basic knowledge that only theoretical classes would not provide, in addition to promoting the need to carry out technical activities and promoting improvement in the quality of professionals. in the business market.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducaçãoAulas de campoEnsino técnicoEscola agrícolaField classesTechnical educationagricultural schoolImportância das aulas práticas na formação de técnicos em agropecuária no Instituto Federal do Ceará campus CratoImportance of practical classes in the training of agricultural technicians at the Federal Institute of Ceará campus Cratoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANASTASIOU, L. G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. 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description O crescimento do número de instituições públicas e privadas que ofertam o ensino técnico concomitante ou subsequente ao médio na formação de técnicos em agropecuária, tem estimulado a competitividade no acesso ao mercado de trabalho pois as empresas têm priorizado a qualidade técnica e gerencial de seus funcionários. Pelo próprio histórico do ensino técnico, o profissional habilitado deve antes de tudo, estar preparado para executar o trabalho no qual será designado, e a experiência a ser obtida pelas aulas práticas que deveriam obter durante o curso assumem grande importância. Sendo assim, após várias transformações nas instituições de ensino técnico a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o uso das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem do curso de técnico em agropecuária e sua importância na formação desses profissionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Crato (Antiga Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE). Para isso, no primeiro semestre do ano de 2019 foi aplicado um questionário tipo transversal para os alunos de ensino integrado e subsequente do curso de técnico em agropecuária. O questionário foi composto por 20 perguntas orientadas, relacionadas à caracterização dos discentes do curso de técnico em agropecuária (integrado e subsequente) do IFCE campus Crato e saber a opinião a respeito das aulas práticas (metodologias utilizadas nas aulas práticas durante o curso, frequência, bem como quanto a aprendizagem, como o aluno está sendo inserido nos setores produtivos, vivência nos estágios) e sua importância na sua formação. 80% dos entrevistados são da zona rural e em relação a faixa etária, 90% dos alunos do curso subsequente que, possuem entre 18 e 22 anos de idade. Para a modalidade integrada, essa faixa etária corresponde a 75%. Pode-se concluir que as atividades práticas são indispensáveis à formação técnica do aluno, pois permitem o desenvolvimento dos conhecimentos básicos que apenas aulas teóricas não os proporcionariam, além de promover segurança a necessidade de realização de atividades técnicas e promoção da melhoria na qualidade de profissionais no mercado de trabalho.
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