Um levantamento de Tecnologias Assistivas para inclusão na aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre, Felipe Quirino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15567
Resumo: Documentos oficiais, nacionais e internacionais, a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, têm denunciado insistentemente a falta de preparo de professores para lidar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em sala de aula, por falta de formação inicial para lecionar para este público. Isso se deve à falta de políticas de formação inicial e continuada para este fim. Mediante este fato, a questão de pesquisa deste trabalho foi: “que contribuições existem, na literatura nacional de pesquisa em educação matemática especial e inclusiva, para o desenvolvimento e uso de Tecnologias Assistivas na aprendizagem de Matemática por alunos com Necessidades Educacionais Especiais?” Os objetivos deste trabalho foram: trazer os conceitos de educação especial e de educação inclusiva, apresentar e discutir, a partir de diversos autores, o conceito de tecnologias assistivas, realizar um recorte da legislação vigente para a educação de pessoas com NEE e elencar exemplos de tecnologias assistivas, que podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Matemática para alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura a partir de uma busca nas principais revistas de Educação Matemática brasileira, publicadas nos últimos 15 anos. Os resultados desta pesquisa apontaram a falta de materiais específicos para o ensino de Matemática a alunos com NEE, pois apesar da preocupação de vários autores com os que necessitam de atendimento educacional especializado, ainda sim é difícil encontrar uma variedade de tecnologias assistivas para o ensino desta disciplina.
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Isso se deve à falta de políticas de formação inicial e continuada para este fim. Mediante este fato, a questão de pesquisa deste trabalho foi: “que contribuições existem, na literatura nacional de pesquisa em educação matemática especial e inclusiva, para o desenvolvimento e uso de Tecnologias Assistivas na aprendizagem de Matemática por alunos com Necessidades Educacionais Especiais?” Os objetivos deste trabalho foram: trazer os conceitos de educação especial e de educação inclusiva, apresentar e discutir, a partir de diversos autores, o conceito de tecnologias assistivas, realizar um recorte da legislação vigente para a educação de pessoas com NEE e elencar exemplos de tecnologias assistivas, que podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Matemática para alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura a partir de uma busca nas principais revistas de Educação Matemática brasileira, publicadas nos últimos 15 anos. Os resultados desta pesquisa apontaram a falta de materiais específicos para o ensino de Matemática a alunos com NEE, pois apesar da preocupação de vários autores com os que necessitam de atendimento educacional especializado, ainda sim é difícil encontrar uma variedade de tecnologias assistivas para o ensino desta disciplina.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)National and international official documents on the inclusion of people with disabilities have consistently denounced the lack of preparation of teachers to deal with pupils with special educational needs (SEN) in the classroom, due to the lack of initial training to teach this public. This is due to the lack of initial and continuing training policies for this purpose. According to this fact, the research question in this work was: "What contributions exist in the national research literature on special and inclusive mathematical education for the development and use of Assistive Technologies in learning mathematics by students with special educational needs?" objectives of this work were: to bring the concepts of special education and inclusive education, to present and discuss, from several authors, the concept of assistive technologies, to make a cut of the current legislation for the education of people with SEN and to list examples of technologies which can contribute to the teaching and learning of mathematics for students with disabilities, with global developmental disorders or with high skills and giftedness. In order to reach these objectives, a review of the literature was made based on a search in the main Brazilian Mathematical Education magazines, published in the last 15 years. The results of this research pointed to the lack of specific materials for the teaching of mathematics to students with SEN, because despite the concern of several authors with those who need specialized educational services, it is still difficult to find a variety of assistive technologies for the teaching of this discipline.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEducação InclusivaTecnologias AssistivasEnsino de MatemáticaInclusive EducationAssistive TechnologiesMathematics TeachingMatemáticaEducaçãoUm levantamento de Tecnologias Assistivas para inclusão na aula de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2017. Assistiva • Tecnologia E Educação. Porto Alegre-RS, 2017. FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L.; NARDI, E. 2015. Reflexões de Licenciandos sobre os Desafios Associados ao Ensino de Matemática em Aulas Inclusivas. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_content/external_files/REFLEX%C3%95ES%20DE%20LICENCIANDOS%20DE%20MATEM%C3%81TICA%20SOBRE%20OS%20DESAFIOS%20DO%20ENSINO%20DE%20MATEM%C3%81TICA%20EM%20AULAS%20INCLUSIVAS.pdf. Acesso em 22 jan 2018. FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. 2002. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, pp. 93-109. 2002. HOLANDA, A. B.; Dicionário Aurélio. 2010. Editora Positivo. 2010. MENDES JUNIOR, J. L. Objeto de aprendizagem hiperligado com materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial para alunos com baixa visão na educação básica. 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. MALAQUIAS, F. F. O.; CARDOSO, A.; JUNIOR, E. A. L.; SANTOS, C. A. O. Virtual Mat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Informática na Educação, Uberlândia, v. 20, n. 2, 2012. MANTOAN, M. T. E. A educação especial no Brasil – da exclusão à inclusão escolar. Artigo científico - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. MARLISE GELLER, M.; SGANZERLA, M. A. R. Reflexões de professores sobre tecnologias assistivas e o processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2014. 22 f. Artigo científico- Acta Scientiae, Canoas, 2014. _____. Contátil: (re) adaptação do material dourado para deficientes visuais, Canoas, v. 12 n. 2, dezembro, 2014. MEIRA, J. N. B.; FERRACINI, C. C.; GIMENES, A. L. M.; NEVES, F. H. D. SIMONASSI, R.; PIMENTEL E. P. Uma Ferramenta De Autoria De Materiais Instrucionais Com Símbolos Matemáticos Acessíveis A Deficientes Visuais. Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 2008. MONTESSORI, M. Material Dourado. Disponível em: http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_dourado.htm. Acesso em 22 jan 2018. 57 MORAES, S. P. G. A concepção de aprendizagem e desenvolvimento em Vygotsky e a avaliação escolar. Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR. MOURA; R. O. Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática. Disponível em: http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_dourado.htm. Acesso em 24 nov 2017. PALANCH, W. B. L.; FREITAS, A. V. Estado da Arte como método de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. Artigo científico - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015. RODRIGUES, L. B. O uso da calculadora como recurso de tecnologia assistiva no ensino de aritmética para os alunos com deficiência intelectual matriculados na educação de jovens e adultos (EJA). 2015. 238 f. Dissertação (Mestrado Em Ensino Na Educação Básica) - Universidade Federal De Goiás, Goiânia, 2015. SANTOS, A. 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Acesso em 22 jan 2018.https://tede.ufrrj.br/retrieve/65502/2018%20-%20Felipe%20Quirino%20Andre.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4743Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-14T11:37:45Z No. of bitstreams: 1 2018 - Felipe Quirino Andre.pdf: 1880084 bytes, checksum: c14c28d04f2e249b470179c591bae9c4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T11:37:45Z (GMT). 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