Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Camille Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044
Resumo: Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?).
id UFRRJ-1_759b87b059f32610aabd4d21a9b072f7
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/14044
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Leandro, Camille FerreiraBerriel, Marcelo Santiago071.593.287-01http://lattes.cnpq.br/9162651718729749Berriel, Marcelo SantiagoAmaral, Clinio de OliveiraFernandes, Fabiano151.847.967-70http://lattes.cnpq.br/34030940145351192023-12-22T02:54:37Z2023-12-22T02:54:37Z2021-11-24LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorStudy about the symbolic production in Castilian dramaturgy between late 15th and early 16th centuries, which highlights the narratives that address the background of contests between the Catholic kings (1479-1504) and Charles VIII (c. 1470 - c. 1498), king of France, for portions of the Italian Peninsula. It analyzes how the playwrights linked to noble entertainment and power produced and broadcasted theatrical spectacles in which affective ties, from the topic of love, gain political contours. We believe that the relational and behavioral models staged in the midst of a set of ceremonies that are inscribed in the political spaces of the kingdom served for the integration, legitimation and consolidation of the royal power and the Castilian aristocracy. The main sources are the dramaturgical Works Égloga representada en la noche postrera de Carnal and Representación sobre el poder Amor, by Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) and Égloga, by Francisco de Madrid (c.? - c?).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisteatropoderemoçõestheaterpoweremotionsHistóriaEssas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: theater, power and affective bonds in Castile (1492-1509)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis*** Fontes primárias: Cancionero de Juan del Encina, Salamanca, 1496. Reproducida en facsímile por la Real Academia Española en Madrid, Madrid: Tipografia de la Revista de Archivos, Bibliotecas y Museus, 1928. [reimp. Madrid, arco/Libros, 1989]. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/cancionero-de-juan-del-encina-primera-edicion- 1496--0/html/ffadf59c-82b1-11df-acc7-002185ce6064.htm Acesso em 08 set. 2018. DIEGO GUILLÉN DE ÁVILA. Égloga interlocutoria, Graciosa y por jentil estilo nuevamente trobada.Imprenta de J. Martin Alegría [1859], Original de Biblioteca Nacional da Áustria, 2018. Disponível: https://books.google.com.br/books/about/%C3%88gloga_interlocutoria_graciosa_y_por_je.ht ml?id=jKpIy5SGobcC&redir_esc=y. Acesso em 09 mar. 2019. FRANCISCO DEL MADRID. La Egloga de Francisco de Madrid en um nuevo manuscrito de siglo XVI. Edición de Alberto Blecua. In: FERNANDO LÁZARO CARRETER, Serta philologica, Madri: Catédra, 1983, p. 39-66. GÓMEZ MANRIQUE. Regimiento de Príncipes y otras obras. Prólogo, selección y vocabulario de Augusto Cortina. 2. ed. Buenos Aires: Espasa - Calpe Argentina S. A, 1947, 165 p. JUAN DEL ENZINA. Teatro Completo. Edición de Miguel Ángel Pérez Priego. 5. ed. Madri: Catedra. Letras Hispanicas, 2014, 379 p. *** Bibliografia citada: ABULAFIA, David. The Western Mediterranean Kingdoms, 1200-1500: The Struggle for Dominion. Londres e Nova York: Routledge, 2014. ACCORSI, Federica. La Égloga de Francisco de Madrid: un ensayo bucólico de finales del siglo XV. In: FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, Natalia; FERNÁNDEZ FERREIRO, María. Literatura Medieval y Renacentista en España. Líneas y pautas. Salamanca: Sociedad de Estudios Medievales y Renacentistas - Seminario de Estudios Medievales y Renacentistas, 2012. ALLEGRI, Luigi. El espectáculo en la Edad Media. Teatro y espectáculo en la Edad Media. [s.l.]: Actas del Festival d'Elx, 1992. ALMEIDA, Ana Carolina; AMARAL, Clinio. Ordem senhorial e crescimento feudal. In: AMARAL, Clinio; BARROS, José D’Assunção; BERRIEL, Marcelo; CALDAS, Marcos; COSER, Miriam; LOBIANCO, Luís Eduardo; SANCOVSKY, Renata; SILVA, Rosana. (Org.). Representações poder e práticas discursivas. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária EDUR, v. 1, 2010. ALVARO, Bruno. Territórios Senhoriais, Fronteiras Diocesanas: O Poder Senhorial- Episcopal em Castela no Século XII Nearco: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro: [S.n], v.13, n..1, pp. 86-110, mar-jun, 2021, Disponível em: https://www.epublicacoes. uerj.br/index.php/nearco/article/view/58574. Acesso em 14 set. 2021. ARAÚJO, Renata de. Lisboa: a cidade e o espetáculo na época dos descobrimentos. Lisboa: Livros Horizonte, 1990. ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. BAKHTIN, Mikhail.A cultura popular na Idade Média e na Renascença: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987. BALANDIER, Georges. O Poder em Cena. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. BARBA GARVIN, Mario. La condición bifólia: los impresos de los hojas y transmisión del pliego suelto poético. Revista de Poética Medieval. Alcalá de Henares: E_Buah, vol. 34, 2020, p.83-106, ISSN: 1137-8905. Disponível em: https://doi.org/10.37536/RPM.2020.34.0.77378. Acesso em 2 mar. 2021. BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2013. BASCHET, Jérôme. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. BERRIEL, Marcelo. A Semiótica e suas possibilidades teórico-metodológicas na análise de fontes medievais narrativas. Diálogos Mediterrânicos, n. 6, jun., p.13-28, 2014. Disponível: https://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM/article/view/106. Acesso em: 22 jul. 2019. Bíblia de Jerusalém.Tradução das introduções e notas de La Sainte Bible, edição de 1973, publicada sob direção da “École Biblique de Jérusalem”. São Paulo: Paulus, 1996. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal.São Paulo: Edipro, 2016. BOQUET, Damien; NAGY, Piroska. Medieval Sensibilities. A history of Emotions in the Middle Ages. Cambridge: Polity, BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie. Comment faire l’histoire de l’acteur au Moyen Âge? Médiévales, v. 59, n. 2, p. 107-125, dez. 2010. BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie; DOMINGUEZ, Véronique. Introduction. Genèse et constitutiondusavoiracadémiquesurlethéâtremédiéval. In: DOMINGUEZ, Véronique; BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie; KOOPMANS, Jelle (eds.). Les pères du théâtre médiéval: Examen critique de la constitutiond’un savoir académique. Nouvelle édition. Rennes: Pressesuniversitaires de Rennes, 2010. Disponível em: http://books.openedition.org/pur/40332. Acesso em 14 mar. 2020. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 5º ed.2004 ________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BROCHADO, Cláudia Costa; DEPLAGNE, Luciana Calado (Org.). Vozes de mulheres da Idade Média. 1ª ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. BUSTOS TÁULER, Álvaro. Juan delEncina, Francisco de Madrid y el género de la égloga política sayaguesa. Teatro profano del siglo XVI. [S.l.]: Criticón, n. 126 , 2016, p. 15-29. BUTTERWORTH, Philip; Normington, Katie (Eds.) Medieval Theatre Performance:Actors, Dancers, Automata and Their Audiences. [s.l.]: NED-New edition, Boydell & Brewer, 2017. E-book (296 p.) Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.7722/j.ctt1t6p5gg. Acesso em 10 mar. 2020. CARDIM, Pedro. Amor e amizade na cultura política dos séculos XVI e XVII. In: Lusitania Sacra. Lisboa: Universidade Católica portuguesa, 1999. CARR, Raymond (Coord.). História Concisa de Espanha. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2004. CARRETER LÁZARO, Fernando. Teatro medieval. Madri: Editorial Castalia, 1973. CHARTIER, Roger.Do palco à página: Publicar Teatro e Ler Romances na Época moderna séculos XVI -XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002. COELHO, Maria Filomena. Revisitando o problema da centralização do poder na Idade Média. Reflexões historiográficas. In: NEMI, Ana; ALMEIDA, Neri; PINHEIRO, Rossana (Orgs). A construção da narrativa histórica. Séculos XIX-XX. Campinas: Ed. Unicamp, 2014. CÓRDOBA MIRALLES, Álvaro Fernández de. El “Rey Católico” de las primeras guerras de Italia. Imagen de Fernando II de Aragón y V de Castilla entre la expectación profética y la tensión internacional (1493-1499). Medievalismo: Boletín de la Sociedad Española de Estudios Medievales. [s.l.]: Sociedad Española de Estudios Medievales, n. 25, 2015. Disponível em: https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/47361. Acesso em 25 mai. 2020. DEL VAL VALDIVIESO, María Isabel. La politica exterior de la monarquia castellanoaragonesa en la Época de los Reyes Catolicos. Investigaciones históricas: Época moderna y contemporánea [s.l.: s.n.], nº 16, 1996, 11-28p. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=66416. Acesso em 11 mar. 2020. DEYERMOND, Alan: Teatro, dramatismo, literatura: criterios y casos discutibles. Cultura y Representación en la Edad Media.[s.l.]: Actas del Seminario celebrado con motivo del II Festival de Teatre i Música Medieval d'Elx, 1994. FEBVRE, Lucien. La sensibilité et l’histoire: commentre constituerla vie affective d' autrefois? Annales D’histoireSociale, 3, p. 5-20, jan./jun. 1941. FERNANDES, Marcus Vinícius. A Louca e o Belo: a eficácia do casamento político entre Juana de Trastâmara e Felipe de Habsburgo (séc. XV-XVI). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. FRAMIÑAN DE MIGUEL, MaríaJesús. Cronología de las ocho primeras églogas de Juan del Encina: estado de la cuestión. Cuadernos de Investigación Filológica. V.12, 1987, p. 101- 116. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/cif/article/view/2128. Acesso em 19 mar. 2020. FRÓES, Vânia Leite. Teatro como missão e espaço de encontro de culturas. Estudo comparativo entre o teatro português e brasileiro do século XVI. Congresso Internacional de História.Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. Actas. Braga, v.3: Igreja, Sociedade e Missionação, 1993. GEERTZ, Clifford. Negara O Estado Teatro no Século XIX. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. GOMES, Rita Costa. Cerimônias da realeza nos fins da Idade Média. A propósito de um livro recente. [s.l.]: Penélope, n. 14, 1994. GONZÁLEZ ARCE, José Damián. La casa y corte del príncipe don Juan (1478- 1497).Economía y etiqueta en el palacio del hijo de los Reyes Católicos. Sevilha: Sociedad Española de Estudio Medievales, 2016. GONZÁLEZ MONTAÑÉS. Julio I. Drama e iconografía en el arte medieval peninsular (Siglos XI-XV). Tese (Doutorado em História da Arte), Universidad Nacional de Educación a Distancia. [S.l], 2002. GUSMÃO, Henrique Buarque de. A Cena do Mundo e o Mundo da Cena: Desafios e Alegrias do Historiador do Teatro. In: FONTANA, Fabiana Siqueira; GUSMÃO, Henrique Buarque de (Org.). O palco e o tempo: Estudos de História e Historiografia do Teatro. Rio de Janeiro: Gramma, 2019. HAMPTON, Timothy. Fictions of Embassy: Literature and Diplomacy in Early Modern Europe. Nova York: Cornell University Press, 2009. Disponível: https://muse.jhu.edu/book/25031.Acesso em 21 ago. 2020. LADERO QUESADA, Miguel Ángel. Las fiestas en la cultura medieval. Barcelona: Areté, 2004. LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Editorial Presença, 1989. LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente medieval. Vol. I. Bauru/São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial, 2002. LIMA. Douglas Mota Xavier de. Novos olhares sobre a diplomacia medieval. Revista Transversos, Rio de Janeiro, Vol. 03, no. 03, pp. 77-91, out-mar. 2014/2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/18560/13561. Acesso em 21 de ago. 2020. MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2008. MAINKA, Peter Johann. A luta europeia entre as dinastias dos Habsburgos e dos Valois pela Borgonha e Italia. (1477-1559). História: Questões & Debates, [S.l.], v. 38, n. 1, jun. 2003. ISSN 2447-8261. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2719/2256>. Acesso em 29 de mai. 2021. MALEVAL, Maria. O teatro medieval e seus congêneres em Santiago de Compostela (séculos XII-XIII). Série Estante Medieval, v. 11, Niterói: Xunta de Galicia/Eduff, 2021. MALLET, Michael; SHAW, Christine. The Italian Wars, 1494 -1559: War, State and Society in Early Morden Europe. Nova York: Routledge, 2014. MASSIP BONET, Francesc. A cos de rei. Festa cívica i espectacledel poder reial a la Corona d’Aragó. Valls [Tarragona]: CossetàniaEdicions, 2010. ______________________; KOVÁCS, Lenke. La teatralitat medieval i la seva pervivència (Història de lesArtsEscèniquesCatalanes, I). Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona/Institut del Teatre de la Diputació de Barcelona, 2017. ______________________. Poner en escena el teatro medieval hoy: algunas experiencias ibéricas. BARILLARI, Sonia. Teatro medievale e drammaturgiecontemporanee. Atti del XIII ConvegnoInternazionale.Rocca Grimalda: Edizionidell’Orso, 2009. MENDES, Lenora Pinto. Fiesta, Teatro y Poder.Mirabilia:electronic journal of antiquity and middle ages, 2018, n. 26, p. 108-24, Disponívelem: https://www.raco.cat/index.php/Mirabilia/article/view/338648. Acesso em 29 abr. 2020. MENDES, Renata; ZIERER, Adriana. Os Tipos Femininos em Gil Vicente: um estudo da mulher portuguesa do século XVI. In: ZIERER, Adriana; COSTA, Alex; MESSIAS, Bianca Trindade; MATEUS, Natasha; OLIVEIRA, Solange Pereira; MATEUS, Yuri. (Orgs.). Nas Trilhas da Antiguidade e Idade Média. 1ª ed. São Luís: EdUEMA, 2019. MENÉNDEZ Y PELAYO, Marcelino.Antología de poetas líricos castellanos. La poesía en la Edad Media. Madri: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Tomo 3, v. 18, 1944. MENON, Laura. El amor en las églogas dramáticas profanas a principios del siglo XVI. Tese (Doutorado em línguas e literaturas europeias americanas pós-coloniais) – Università Ca’ Foscari Venezia. Veneza:, 2013. MONSALVO ANTÓN, José María.Relaciones entre nobleza y monarquía en el siglo XV: faccionalismo y acción política de los Álvarez de Toledo (Casa de Alba).StudiaHistorica. Historia Medieval [s.l.]: Ediciones Universidad Salamanca,V. 34, 2016, 149–185p.Disponível em: https://doi.org/10.14201/shhme201634149185. Acesso em 21 mar. 2021. MORELL BALLESTER, Blanca; GREGORIO BERMEJO, Jordi. De Arcadia a palacio: desarrollo de la representatividad ideológica de la Edad de Oro castellana en el teatro de Juan del Encina. Lemir: Revista de Literatura Española Medieval y del Renacimiento, Valencia: Universitat de València, n. 21, 2017, p. 415-442. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6322642. Acesso em 29 jan. 2021. NIETO SORIA, José Manuel. Ceremonias de la realeza. Propaganda y legitimación en la Castilla Trastámara. Madri: Editorial Nerea, 1993. OBEROSLER, Ana Carolina. A construção da identidade portuguesa a partir do teatro vicentino. Anais do XVII Encontro de História Anpuh-Rio: Entre o local e o global. Nova Iguaçu: Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro, Disponível em: http://www.encontro2016.rj.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=2219. Acesso em 22 abr. 2020. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. Algumas questões sobre arte e imagens no Ocidente Medieval. VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais. Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais, v. Atas Eletrônicas da VIII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ-Edição Especial Ciclo de estudos antigos e medievais. v. 1. p. 1-29. Disponível em: http://www.pem.história.ufrj.br/arquivo/mariacristinapereira002.pdf. Acesso em 23 nov. 2020. PEREIRA, Raquel. Conversão, Teatro e Liturgia na Idade Média. In: FEITOZA, Nely; CALDAS, Marcos José de Araújo; COSER, Miriam Cabral; SANCOVSKY, Renata Rozental; PEREIRA, Raquel Alvitos; LOBIANCO, Luís Eduardo; CABECEIRAS, Manuel Rolph de Viveiros; FONSECA, Rívia Silveira (Organizadores). Leitura e problemas da conversão na Antiguidade e no Medievo. Seropédica: Edur UFRRJ, 2017. PEREIRA, Raquel. Das Cañadas ao palco – estudo da inserção social e da idealização do pastor nas Espanhas (séculos XIII ao XV). Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010. PÉREZ PRIEGO, Miguel Ángel: Estado actual de los estudios sobre el teatro medieval castellano. Actas del XIV Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Nova Iorque: Asociación Internacional de Hispanistas. Congreso (14. 2001. Nueva York), v. 1, 2004. PROCHASSON, Christophe. Emoções e política: primeiras aproximações. Varia História: Belo Horizonte, v. 21, n. 34, p. 305-324, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/JgtQ8XshzqMVs9fPPXt3wLj/?lang=pt. Acesso em 22 jun. 2021. RAMOS ARTEAGA, José Antonio. Teatro Medieval. Histriones, curas y otras gentes de mal vivir. Cuadernos del Ateneo, [s.l.]: Ateneo de La Laguna,n. 27, 2009, p. 19-28. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3249963. Acesso em 02 mar. 2021. REAL ACADEMIA DE LA HISTORIA. Fadrique Álvarez de Toledo. Disponível em: https://dbe.rah.es/biografias/6975/fadrique-alvarez-de-toledo. Acesso em 23 mar. 2021. REAL ACADEMIA DE LA HISTORIA. Gonzalo Fernández de Córdoba. Disponível em: https://dbe.rah.es/biografias/11225/gonzalo-fernandez-de-cordoba. Acesso em 23 mar. 2021. RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. 1ª. Ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. ROCA BAREA, María Elvira. Diego Guillén de Ávila, autor y traductor del siglo XV. Revista de Filología Española, [S. l.], v. 86, n. 2, p. 373–394, 2006. Disponível em: http://xn--revistadefilologiaespaola-uoc.revistas.csic.es/index.php/rfe/article/view/17. Acessoem 1 mai. 2021. ROSENWEIN, Barbara. Emotional communities in the early Middle Ages. Ithaca: Cornel Univ. Press, 2006. ___________________. Problems and Methods in the History of Emotions. In: Passions in Context, v. 1, n.1, 2010. ROSSEL, Cayetano (Ed.). Crónicas de los Reyes de Castilla. Madrid: Atlas, 1953. v. III. (Biblioteca de Autores Españoles, 70). SOUZA, Jamyle. A relação cortesania-rusticidade na cena ibérica: Juan delEncina, Lucas Fernández e Gil Vicente.Tese (Doutorado em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016. STERN, Charlotte. The Coplas de Mingo Revulgo and the Early Spanish Drama. Hispanic Review. v. 44, n. 4, 1976, p. 311–332. Disponível em: https://doi.org/10.2307/472354. Acessoem 16 abr. 2021. STERN, Charlotte. The Medieval Theater in Castile.Binghamton, Nova Iorque: Medieval & Renaissance Texts&Studies, 1996. SÚAREZ FERNÁNDEZ, Luis. La declaración de guerra a Francia por parte de los Reyes Católicos en 1494. Archivum: Revista de la Facultad de Filosofía y Letras. Ovedo: Universidad de Oviedo Tomo 12, 1962. UJIIE, Fernanda. A representação dos corpos, dos gêneros e das sensibilidades na peça Abraham de Rosvita de Gandersheim (c.935 - c.1002). Monografia (Graduação em História) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. VAUCHEZ, André. A Espiritualidade na Idade Média Ocidental.Séc. VIII-XIII, Lisboa: Editorial Estampa, 1995. VIDOTTE, Adriana. Política e emoções na construção da imagem de Isabel a Católica (1474- 1504). Diálogos, v. 20, n. 2, p. 99-114, 17 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34569. Acesso em 29 jul. 2021. VIÑA LISTE, José María. Cronología de la literatura española. Madrid: Cátedra, 1991. WELCH, Ellen. A Theater of Diplomacy. International Relations and Performing Arts in Early Modern Diplomacy. Pensilvânia: Universityof Pennsylvania Press, 2017. ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.https://tede.ufrrj.br/retrieve/70762/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5997Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-14T16:48:01Z No. of bitstreams: 1 2021 - Camille Ferreira Leandro.pdf: 1879165 bytes, checksum: 3c32176319337c487547168a18a9a7e0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-14T16:48:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Camille Ferreira Leandro.pdf: 1879165 bytes, checksum: 3c32176319337c487547168a18a9a7e0 (MD5) Previous issue date: 2021-11-24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2021 - Camille Ferreira Leandro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/1/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2021 - Camille Ferreira Leandro.pdf.txtExtracted Texttext/plain343032https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/2/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf.txt0f57b8169fc4c1792ad5aecad3c14268MD52ORIGINAL2021 - Camille Ferreira Leandro.pdfapplication/pdf1879165https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/3/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf3c32176319337c487547168a18a9a7e0MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/140442023-12-21 23:54:37.165oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:54:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: theater, power and affective bonds in Castile (1492-1509)
title Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
spellingShingle Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
Leandro, Camille Ferreira
teatro
poder
emoções
theater
power
emotions
História
title_short Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
title_full Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
title_fullStr Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
title_full_unstemmed Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
title_sort Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
author Leandro, Camille Ferreira
author_facet Leandro, Camille Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Camille Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 071.593.287-01
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9162651718729749
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amaral, Clinio de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernandes, Fabiano
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 151.847.967-70
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3403094014535119
contributor_str_mv Berriel, Marcelo Santiago
Berriel, Marcelo Santiago
Amaral, Clinio de Oliveira
Fernandes, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv teatro
poder
emoções
topic teatro
poder
emoções
theater
power
emotions
História
dc.subject.eng.fl_str_mv theater
power
emotions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
description Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?).
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:54:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044
identifier_str_mv LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv *** Fontes primárias: Cancionero de Juan del Encina, Salamanca, 1496. Reproducida en facsímile por la Real Academia Española en Madrid, Madrid: Tipografia de la Revista de Archivos, Bibliotecas y Museus, 1928. [reimp. Madrid, arco/Libros, 1989]. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/cancionero-de-juan-del-encina-primera-edicion- 1496--0/html/ffadf59c-82b1-11df-acc7-002185ce6064.htm Acesso em 08 set. 2018. DIEGO GUILLÉN DE ÁVILA. Égloga interlocutoria, Graciosa y por jentil estilo nuevamente trobada.Imprenta de J. Martin Alegría [1859], Original de Biblioteca Nacional da Áustria, 2018. Disponível: https://books.google.com.br/books/about/%C3%88gloga_interlocutoria_graciosa_y_por_je.ht ml?id=jKpIy5SGobcC&redir_esc=y. Acesso em 09 mar. 2019. FRANCISCO DEL MADRID. La Egloga de Francisco de Madrid en um nuevo manuscrito de siglo XVI. Edición de Alberto Blecua. In: FERNANDO LÁZARO CARRETER, Serta philologica, Madri: Catédra, 1983, p. 39-66. GÓMEZ MANRIQUE. Regimiento de Príncipes y otras obras. Prólogo, selección y vocabulario de Augusto Cortina. 2. ed. Buenos Aires: Espasa - Calpe Argentina S. A, 1947, 165 p. JUAN DEL ENZINA. Teatro Completo. Edición de Miguel Ángel Pérez Priego. 5. ed. Madri: Catedra. Letras Hispanicas, 2014, 379 p. *** Bibliografia citada: ABULAFIA, David. The Western Mediterranean Kingdoms, 1200-1500: The Struggle for Dominion. Londres e Nova York: Routledge, 2014. ACCORSI, Federica. La Égloga de Francisco de Madrid: un ensayo bucólico de finales del siglo XV. In: FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, Natalia; FERNÁNDEZ FERREIRO, María. Literatura Medieval y Renacentista en España. Líneas y pautas. Salamanca: Sociedad de Estudios Medievales y Renacentistas - Seminario de Estudios Medievales y Renacentistas, 2012. ALLEGRI, Luigi. El espectáculo en la Edad Media. Teatro y espectáculo en la Edad Media. [s.l.]: Actas del Festival d'Elx, 1992. ALMEIDA, Ana Carolina; AMARAL, Clinio. Ordem senhorial e crescimento feudal. In: AMARAL, Clinio; BARROS, José D’Assunção; BERRIEL, Marcelo; CALDAS, Marcos; COSER, Miriam; LOBIANCO, Luís Eduardo; SANCOVSKY, Renata; SILVA, Rosana. (Org.). Representações poder e práticas discursivas. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária EDUR, v. 1, 2010. ALVARO, Bruno. Territórios Senhoriais, Fronteiras Diocesanas: O Poder Senhorial- Episcopal em Castela no Século XII Nearco: Revista Eletrônica de Antiguidade e Medievo, Rio de Janeiro: [S.n], v.13, n..1, pp. 86-110, mar-jun, 2021, Disponível em: https://www.epublicacoes. uerj.br/index.php/nearco/article/view/58574. Acesso em 14 set. 2021. ARAÚJO, Renata de. Lisboa: a cidade e o espetáculo na época dos descobrimentos. Lisboa: Livros Horizonte, 1990. ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. BAKHTIN, Mikhail.A cultura popular na Idade Média e na Renascença: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987. BALANDIER, Georges. O Poder em Cena. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. BARBA GARVIN, Mario. La condición bifólia: los impresos de los hojas y transmisión del pliego suelto poético. Revista de Poética Medieval. Alcalá de Henares: E_Buah, vol. 34, 2020, p.83-106, ISSN: 1137-8905. Disponível em: https://doi.org/10.37536/RPM.2020.34.0.77378. Acesso em 2 mar. 2021. BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2013. BASCHET, Jérôme. A Civilização Feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. BERRIEL, Marcelo. A Semiótica e suas possibilidades teórico-metodológicas na análise de fontes medievais narrativas. Diálogos Mediterrânicos, n. 6, jun., p.13-28, 2014. Disponível: https://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM/article/view/106. Acesso em: 22 jul. 2019. Bíblia de Jerusalém.Tradução das introduções e notas de La Sainte Bible, edição de 1973, publicada sob direção da “École Biblique de Jérusalem”. São Paulo: Paulus, 1996. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal.São Paulo: Edipro, 2016. BOQUET, Damien; NAGY, Piroska. Medieval Sensibilities. A history of Emotions in the Middle Ages. Cambridge: Polity, BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie. Comment faire l’histoire de l’acteur au Moyen Âge? Médiévales, v. 59, n. 2, p. 107-125, dez. 2010. BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie; DOMINGUEZ, Véronique. Introduction. Genèse et constitutiondusavoiracadémiquesurlethéâtremédiéval. In: DOMINGUEZ, Véronique; BOUHAÏK-GIRONÈS, Marie; KOOPMANS, Jelle (eds.). Les pères du théâtre médiéval: Examen critique de la constitutiond’un savoir académique. Nouvelle édition. Rennes: Pressesuniversitaires de Rennes, 2010. Disponível em: http://books.openedition.org/pur/40332. Acesso em 14 mar. 2020. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 5º ed.2004 ________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BROCHADO, Cláudia Costa; DEPLAGNE, Luciana Calado (Org.). Vozes de mulheres da Idade Média. 1ª ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. BUSTOS TÁULER, Álvaro. Juan delEncina, Francisco de Madrid y el género de la égloga política sayaguesa. Teatro profano del siglo XVI. [S.l.]: Criticón, n. 126 , 2016, p. 15-29. BUTTERWORTH, Philip; Normington, Katie (Eds.) Medieval Theatre Performance:Actors, Dancers, Automata and Their Audiences. [s.l.]: NED-New edition, Boydell & Brewer, 2017. E-book (296 p.) Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.7722/j.ctt1t6p5gg. Acesso em 10 mar. 2020. CARDIM, Pedro. Amor e amizade na cultura política dos séculos XVI e XVII. In: Lusitania Sacra. Lisboa: Universidade Católica portuguesa, 1999. CARR, Raymond (Coord.). História Concisa de Espanha. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2004. CARRETER LÁZARO, Fernando. Teatro medieval. Madri: Editorial Castalia, 1973. CHARTIER, Roger.Do palco à página: Publicar Teatro e Ler Romances na Época moderna séculos XVI -XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002. COELHO, Maria Filomena. Revisitando o problema da centralização do poder na Idade Média. Reflexões historiográficas. In: NEMI, Ana; ALMEIDA, Neri; PINHEIRO, Rossana (Orgs). A construção da narrativa histórica. Séculos XIX-XX. Campinas: Ed. Unicamp, 2014. CÓRDOBA MIRALLES, Álvaro Fernández de. El “Rey Católico” de las primeras guerras de Italia. Imagen de Fernando II de Aragón y V de Castilla entre la expectación profética y la tensión internacional (1493-1499). Medievalismo: Boletín de la Sociedad Española de Estudios Medievales. [s.l.]: Sociedad Española de Estudios Medievales, n. 25, 2015. Disponível em: https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/47361. Acesso em 25 mai. 2020. DEL VAL VALDIVIESO, María Isabel. La politica exterior de la monarquia castellanoaragonesa en la Época de los Reyes Catolicos. Investigaciones históricas: Época moderna y contemporánea [s.l.: s.n.], nº 16, 1996, 11-28p. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=66416. Acesso em 11 mar. 2020. DEYERMOND, Alan: Teatro, dramatismo, literatura: criterios y casos discutibles. Cultura y Representación en la Edad Media.[s.l.]: Actas del Seminario celebrado con motivo del II Festival de Teatre i Música Medieval d'Elx, 1994. FEBVRE, Lucien. La sensibilité et l’histoire: commentre constituerla vie affective d' autrefois? Annales D’histoireSociale, 3, p. 5-20, jan./jun. 1941. FERNANDES, Marcus Vinícius. A Louca e o Belo: a eficácia do casamento político entre Juana de Trastâmara e Felipe de Habsburgo (séc. XV-XVI). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. FRAMIÑAN DE MIGUEL, MaríaJesús. Cronología de las ocho primeras églogas de Juan del Encina: estado de la cuestión. Cuadernos de Investigación Filológica. V.12, 1987, p. 101- 116. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/cif/article/view/2128. Acesso em 19 mar. 2020. FRÓES, Vânia Leite. Teatro como missão e espaço de encontro de culturas. Estudo comparativo entre o teatro português e brasileiro do século XVI. Congresso Internacional de História.Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. Actas. Braga, v.3: Igreja, Sociedade e Missionação, 1993. GEERTZ, Clifford. Negara O Estado Teatro no Século XIX. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. GOMES, Rita Costa. Cerimônias da realeza nos fins da Idade Média. A propósito de um livro recente. [s.l.]: Penélope, n. 14, 1994. GONZÁLEZ ARCE, José Damián. La casa y corte del príncipe don Juan (1478- 1497).Economía y etiqueta en el palacio del hijo de los Reyes Católicos. Sevilha: Sociedad Española de Estudio Medievales, 2016. GONZÁLEZ MONTAÑÉS. Julio I. Drama e iconografía en el arte medieval peninsular (Siglos XI-XV). Tese (Doutorado em História da Arte), Universidad Nacional de Educación a Distancia. [S.l], 2002. GUSMÃO, Henrique Buarque de. A Cena do Mundo e o Mundo da Cena: Desafios e Alegrias do Historiador do Teatro. In: FONTANA, Fabiana Siqueira; GUSMÃO, Henrique Buarque de (Org.). O palco e o tempo: Estudos de História e Historiografia do Teatro. Rio de Janeiro: Gramma, 2019. HAMPTON, Timothy. Fictions of Embassy: Literature and Diplomacy in Early Modern Europe. Nova York: Cornell University Press, 2009. Disponível: https://muse.jhu.edu/book/25031.Acesso em 21 ago. 2020. LADERO QUESADA, Miguel Ángel. Las fiestas en la cultura medieval. Barcelona: Areté, 2004. LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Editorial Presença, 1989. LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente medieval. Vol. I. Bauru/São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial, 2002. LIMA. Douglas Mota Xavier de. Novos olhares sobre a diplomacia medieval. Revista Transversos, Rio de Janeiro, Vol. 03, no. 03, pp. 77-91, out-mar. 2014/2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/18560/13561. Acesso em 21 de ago. 2020. MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2008. MAINKA, Peter Johann. A luta europeia entre as dinastias dos Habsburgos e dos Valois pela Borgonha e Italia. (1477-1559). História: Questões & Debates, [S.l.], v. 38, n. 1, jun. 2003. ISSN 2447-8261. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2719/2256>. Acesso em 29 de mai. 2021. MALEVAL, Maria. O teatro medieval e seus congêneres em Santiago de Compostela (séculos XII-XIII). Série Estante Medieval, v. 11, Niterói: Xunta de Galicia/Eduff, 2021. MALLET, Michael; SHAW, Christine. The Italian Wars, 1494 -1559: War, State and Society in Early Morden Europe. Nova York: Routledge, 2014. MASSIP BONET, Francesc. A cos de rei. Festa cívica i espectacledel poder reial a la Corona d’Aragó. Valls [Tarragona]: CossetàniaEdicions, 2010. ______________________; KOVÁCS, Lenke. La teatralitat medieval i la seva pervivència (Història de lesArtsEscèniquesCatalanes, I). Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona/Institut del Teatre de la Diputació de Barcelona, 2017. ______________________. Poner en escena el teatro medieval hoy: algunas experiencias ibéricas. BARILLARI, Sonia. Teatro medievale e drammaturgiecontemporanee. Atti del XIII ConvegnoInternazionale.Rocca Grimalda: Edizionidell’Orso, 2009. MENDES, Lenora Pinto. Fiesta, Teatro y Poder.Mirabilia:electronic journal of antiquity and middle ages, 2018, n. 26, p. 108-24, Disponívelem: https://www.raco.cat/index.php/Mirabilia/article/view/338648. Acesso em 29 abr. 2020. MENDES, Renata; ZIERER, Adriana. Os Tipos Femininos em Gil Vicente: um estudo da mulher portuguesa do século XVI. In: ZIERER, Adriana; COSTA, Alex; MESSIAS, Bianca Trindade; MATEUS, Natasha; OLIVEIRA, Solange Pereira; MATEUS, Yuri. (Orgs.). Nas Trilhas da Antiguidade e Idade Média. 1ª ed. São Luís: EdUEMA, 2019. MENÉNDEZ Y PELAYO, Marcelino.Antología de poetas líricos castellanos. La poesía en la Edad Media. Madri: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Tomo 3, v. 18, 1944. MENON, Laura. El amor en las églogas dramáticas profanas a principios del siglo XVI. Tese (Doutorado em línguas e literaturas europeias americanas pós-coloniais) – Università Ca’ Foscari Venezia. Veneza:, 2013. MONSALVO ANTÓN, José María.Relaciones entre nobleza y monarquía en el siglo XV: faccionalismo y acción política de los Álvarez de Toledo (Casa de Alba).StudiaHistorica. Historia Medieval [s.l.]: Ediciones Universidad Salamanca,V. 34, 2016, 149–185p.Disponível em: https://doi.org/10.14201/shhme201634149185. Acesso em 21 mar. 2021. MORELL BALLESTER, Blanca; GREGORIO BERMEJO, Jordi. De Arcadia a palacio: desarrollo de la representatividad ideológica de la Edad de Oro castellana en el teatro de Juan del Encina. Lemir: Revista de Literatura Española Medieval y del Renacimiento, Valencia: Universitat de València, n. 21, 2017, p. 415-442. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6322642. Acesso em 29 jan. 2021. NIETO SORIA, José Manuel. Ceremonias de la realeza. Propaganda y legitimación en la Castilla Trastámara. Madri: Editorial Nerea, 1993. OBEROSLER, Ana Carolina. A construção da identidade portuguesa a partir do teatro vicentino. Anais do XVII Encontro de História Anpuh-Rio: Entre o local e o global. Nova Iguaçu: Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro, Disponível em: http://www.encontro2016.rj.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=2219. Acesso em 22 abr. 2020. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. Algumas questões sobre arte e imagens no Ocidente Medieval. VIII Ciclo de estudos antigos e medievais e IX Jornada de estudos antigos e medievais. Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais, v. Atas Eletrônicas da VIII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ-Edição Especial Ciclo de estudos antigos e medievais. v. 1. p. 1-29. Disponível em: http://www.pem.história.ufrj.br/arquivo/mariacristinapereira002.pdf. Acesso em 23 nov. 2020. PEREIRA, Raquel. Conversão, Teatro e Liturgia na Idade Média. In: FEITOZA, Nely; CALDAS, Marcos José de Araújo; COSER, Miriam Cabral; SANCOVSKY, Renata Rozental; PEREIRA, Raquel Alvitos; LOBIANCO, Luís Eduardo; CABECEIRAS, Manuel Rolph de Viveiros; FONSECA, Rívia Silveira (Organizadores). Leitura e problemas da conversão na Antiguidade e no Medievo. Seropédica: Edur UFRRJ, 2017. PEREIRA, Raquel. Das Cañadas ao palco – estudo da inserção social e da idealização do pastor nas Espanhas (séculos XIII ao XV). Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010. PÉREZ PRIEGO, Miguel Ángel: Estado actual de los estudios sobre el teatro medieval castellano. Actas del XIV Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Nova Iorque: Asociación Internacional de Hispanistas. Congreso (14. 2001. Nueva York), v. 1, 2004. PROCHASSON, Christophe. Emoções e política: primeiras aproximações. Varia História: Belo Horizonte, v. 21, n. 34, p. 305-324, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/JgtQ8XshzqMVs9fPPXt3wLj/?lang=pt. Acesso em 22 jun. 2021. RAMOS ARTEAGA, José Antonio. Teatro Medieval. Histriones, curas y otras gentes de mal vivir. Cuadernos del Ateneo, [s.l.]: Ateneo de La Laguna,n. 27, 2009, p. 19-28. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3249963. Acesso em 02 mar. 2021. REAL ACADEMIA DE LA HISTORIA. Fadrique Álvarez de Toledo. Disponível em: https://dbe.rah.es/biografias/6975/fadrique-alvarez-de-toledo. Acesso em 23 mar. 2021. REAL ACADEMIA DE LA HISTORIA. Gonzalo Fernández de Córdoba. Disponível em: https://dbe.rah.es/biografias/11225/gonzalo-fernandez-de-cordoba. Acesso em 23 mar. 2021. RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. 1ª. Ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. ROCA BAREA, María Elvira. Diego Guillén de Ávila, autor y traductor del siglo XV. Revista de Filología Española, [S. l.], v. 86, n. 2, p. 373–394, 2006. Disponível em: http://xn--revistadefilologiaespaola-uoc.revistas.csic.es/index.php/rfe/article/view/17. Acessoem 1 mai. 2021. ROSENWEIN, Barbara. Emotional communities in the early Middle Ages. Ithaca: Cornel Univ. Press, 2006. ___________________. Problems and Methods in the History of Emotions. In: Passions in Context, v. 1, n.1, 2010. ROSSEL, Cayetano (Ed.). Crónicas de los Reyes de Castilla. Madrid: Atlas, 1953. v. III. (Biblioteca de Autores Españoles, 70). SOUZA, Jamyle. A relação cortesania-rusticidade na cena ibérica: Juan delEncina, Lucas Fernández e Gil Vicente.Tese (Doutorado em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016. STERN, Charlotte. The Coplas de Mingo Revulgo and the Early Spanish Drama. Hispanic Review. v. 44, n. 4, 1976, p. 311–332. Disponível em: https://doi.org/10.2307/472354. Acessoem 16 abr. 2021. STERN, Charlotte. The Medieval Theater in Castile.Binghamton, Nova Iorque: Medieval & Renaissance Texts&Studies, 1996. SÚAREZ FERNÁNDEZ, Luis. La declaración de guerra a Francia por parte de los Reyes Católicos en 1494. Archivum: Revista de la Facultad de Filosofía y Letras. Ovedo: Universidad de Oviedo Tomo 12, 1962. UJIIE, Fernanda. A representação dos corpos, dos gêneros e das sensibilidades na peça Abraham de Rosvita de Gandersheim (c.935 - c.1002). Monografia (Graduação em História) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. VAUCHEZ, André. A Espiritualidade na Idade Média Ocidental.Séc. VIII-XIII, Lisboa: Editorial Estampa, 1995. VIDOTTE, Adriana. Política e emoções na construção da imagem de Isabel a Católica (1474- 1504). Diálogos, v. 20, n. 2, p. 99-114, 17 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/34569. Acesso em 29 jul. 2021. VIÑA LISTE, José María. Cronología de la literatura española. Madrid: Cátedra, 1991. WELCH, Ellen. A Theater of Diplomacy. International Relations and Performing Arts in Early Modern Diplomacy. Pensilvânia: Universityof Pennsylvania Press, 2017. ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/1/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/2/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/3/2021%20-%20Camille%20Ferreira%20Leandro.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14044/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
0f57b8169fc4c1792ad5aecad3c14268
3c32176319337c487547168a18a9a7e0
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107837372694528