Educação profissional e desenvolvimento territorial: a implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Pedro Clei Sanches
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12207
Resumo: A presente pesquisa se propôs a caracterizar o processo histórico do Instituto Federal do Amapá – Câmpus Laranjal do Jari e Câmpus Macapá e sua relação com o desenvolvimento territorial, identificando seus impactos na implementação de políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica. Para tanto, foram estudados documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados a educação profissional no Brasil, bem como Lei de criação dos Institutos Federais, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A pesquisa buscou analisar o papel dos Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange a temática do desenvolvimento regional e territorial, muito destacada no texto legal. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Realizou-se um breve resgate histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e sua expansão a partir da criação dos Institutos Federais. O conceito de território também foi estudado sob a ótica de vários autores que tratam do tema, para um melhor entendimento no contexto dos dispositivos legais. Os resultados foram apresentados e discutidos através da reflexão sobre a base legal da criação dos Institutos Federais e sua relação com o desenvolvimento territorial, ao descrever o processo de implantação do Instituto Federal do Amapá e sua inserção regional nos municípios de Macapá e Laranjal do Jari a partir da constituição de seus dois primeiros câmpus, bem como, a sua perspectiva de atuação nos munícipios de Oiapoque, Porto Grande e Santana, com a instalação de novas unidades de ensino. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá – ETFAP em Instituto Federal do Amapá, a escolha dos primeiros cursos, instalação em unidades provisórias, a interiorização a partir da execução dos programas federais: Pronatec e Mulheres Mil, assim como, destaca os percalços e desafios encontrados nos primeiros anos de consolidação do IFAP junto à sociedade amapaense.
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Para tanto, foram estudados documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados a educação profissional no Brasil, bem como Lei de criação dos Institutos Federais, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A pesquisa buscou analisar o papel dos Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange a temática do desenvolvimento regional e territorial, muito destacada no texto legal. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Realizou-se um breve resgate histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e sua expansão a partir da criação dos Institutos Federais. O conceito de território também foi estudado sob a ótica de vários autores que tratam do tema, para um melhor entendimento no contexto dos dispositivos legais. Os resultados foram apresentados e discutidos através da reflexão sobre a base legal da criação dos Institutos Federais e sua relação com o desenvolvimento territorial, ao descrever o processo de implantação do Instituto Federal do Amapá e sua inserção regional nos municípios de Macapá e Laranjal do Jari a partir da constituição de seus dois primeiros câmpus, bem como, a sua perspectiva de atuação nos munícipios de Oiapoque, Porto Grande e Santana, com a instalação de novas unidades de ensino. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá – ETFAP em Instituto Federal do Amapá, a escolha dos primeiros cursos, instalação em unidades provisórias, a interiorização a partir da execução dos programas federais: Pronatec e Mulheres Mil, assim como, destaca os percalços e desafios encontrados nos primeiros anos de consolidação do IFAP junto à sociedade amapaense.This research aimed to characterize the historical process of the Federal Institute of Amapá – Laranjal do Jari and Macapá Campus and its relation to spatial development, identifying their impacts on implementation aimed at vocational and technological education policies. We analyzed institutional documents, laws, decrees and ordinances related to professional education in Brazil. As well as creation of Federal Law Institutes (Law 11.892 of December 29, 2008) were studied. The research sought to examine the role of Institutes federal, taking into account the objectives, features and goals set for this new institutional model, especially regarding the issue of regional and territorial development, very prominent in the legal text. For the development of this study, we opted for a qualitative approach, through a literature review, document analysis and semistructured interviews. We conducted a brief historical review of vocational and technological education in Brazil and the Federal Network of Technological Education and its expansion since the creation of the Federal Institutes. The concept of territory has also been studied from the perspective of various writers on the subject, to better understand the context of the legal provisions. The results were presented and discussed through the analysis of the legal basis for the creation of the Federal Institutes and its relation to spatial development, to describe the process of implementation of the Federal Institute of Amapá and their regional integration in the municipalities of Macapa and Laranjal do Jari and the from the constitution of his first two campuses, as well as their perspective of action in the municipalities of Oiapoque, Porto Grande and Santana, with the installation of new teaching units. The results reveal the detailed paths followed in the process of transformation of the Federal Technical School of Amapá - ETFAP Federal Institute of Amapá, like the choice of first courses, installation in interim units, internalization from the implementation of federal as well as highlights the struggles and challenges faced in the early years of consolidation of IFAP along the Amapá society.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalDesenvolvimento TerritorialInstitutos FederaisProfessional EducationTerritorial DevelopmentFederal InstitutesEducaçãoEducação profissional e desenvolvimento territorial: a implantação, expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AmapáProfessional education and territorial development: deployment, expansion and internalization of Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMAPÁ, Plano de Desenvolvimento Integrado Amapá Produtivo. 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description A presente pesquisa se propôs a caracterizar o processo histórico do Instituto Federal do Amapá – Câmpus Laranjal do Jari e Câmpus Macapá e sua relação com o desenvolvimento territorial, identificando seus impactos na implementação de políticas públicas voltadas para a educação profissional e tecnológica. Para tanto, foram estudados documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados a educação profissional no Brasil, bem como Lei de criação dos Institutos Federais, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A pesquisa buscou analisar o papel dos Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos traçados para esse novo modelo institucional, especialmente no que tange a temática do desenvolvimento regional e territorial, muito destacada no texto legal. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Realizou-se um breve resgate histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e sua expansão a partir da criação dos Institutos Federais. O conceito de território também foi estudado sob a ótica de vários autores que tratam do tema, para um melhor entendimento no contexto dos dispositivos legais. Os resultados foram apresentados e discutidos através da reflexão sobre a base legal da criação dos Institutos Federais e sua relação com o desenvolvimento territorial, ao descrever o processo de implantação do Instituto Federal do Amapá e sua inserção regional nos municípios de Macapá e Laranjal do Jari a partir da constituição de seus dois primeiros câmpus, bem como, a sua perspectiva de atuação nos munícipios de Oiapoque, Porto Grande e Santana, com a instalação de novas unidades de ensino. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá – ETFAP em Instituto Federal do Amapá, a escolha dos primeiros cursos, instalação em unidades provisórias, a interiorização a partir da execução dos programas federais: Pronatec e Mulheres Mil, assim como, destaca os percalços e desafios encontrados nos primeiros anos de consolidação do IFAP junto à sociedade amapaense.
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Dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, de que trata a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, e dá outras providências. Brasília, 2013. BRONDÍZIO, Luciana Sonnewend. Gestão de recursos pesqueiros no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá. 2003. 161p. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, 2003. DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In Revista Educar, Editora UFPR, Curitiba, n. 24, p. 213- 2014, 2004. FREITAS JUNIOR, Vanderlei; SANCHEZ, Sandra Barros. Identificação dos limites de abrangência institucional: uma abordagem sobre território e arranjos produtivos locais. In: Revista RETTA (PPGEA/UFRRJ). Ano II, nº 03/04, jan-dez 2011. P.37-67. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: Frigotto, G; et al (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 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