Cineclube Mate Com Angu: periférico ou o centro de uma outra onda cinematográfica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fabio Rodrigo Vicente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11438
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e debater o Cineclube Mate Com Angu analisando um processo no qual pessoas se organizam para exibir filmes, estar junto a pessoas com as mesmas aspirações de vida e que a própria dinâmica do processo os conduz a uma trajetória que nem eles mesmos, os participantes, poderiam esperar. A partir da etnografia do Mate Com Angu e da bibliografia trabalhada ao longo do texto há uma tentativa de demonstrar como é possível coletivamente ativar redes colaborativas que afetam novas redes e, assim se construir campos de possibilidades locais e extra locais (capital social). O texto se apropriou de variado referencial teórico para tratar e dar amplitude ao objeto, ajudar a compreender como a Política de Lugar pode ajudar a entender os movimentos que acorrem no território, as possibilidades de o campo afetar o pesquisador e como as movimentações do pesquisador são rotineiramente afetadas, atravessadas por múltiplas situações estruturais e afetivas em cada contexto de pesquisa. A pesquisa é sobre cineclube, mas o Mate Com Angu é o mote para o debate mais ampliado sobre autoimagem, autorrepresentação, produção e atualização de novos sentidos e significados no campo da produção imagética como também de agenciamentos possíveis a cada agrupamento social. Esta dissertação desenvolveu, a partir de seu trabalho de campo, uma reflexão sobre a dicotomia centro X periferia, ao questionar se é aceitável ou não entender que existe um centro a partir do qual todas as outras interações sociais seriam periféricas ou se apenas os projetos feitos fora das centralidades globais ou regionais possuem elas mesmas suas próprias centralidades.
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Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11438O presente trabalho tem por objetivo apresentar e debater o Cineclube Mate Com Angu analisando um processo no qual pessoas se organizam para exibir filmes, estar junto a pessoas com as mesmas aspirações de vida e que a própria dinâmica do processo os conduz a uma trajetória que nem eles mesmos, os participantes, poderiam esperar. A partir da etnografia do Mate Com Angu e da bibliografia trabalhada ao longo do texto há uma tentativa de demonstrar como é possível coletivamente ativar redes colaborativas que afetam novas redes e, assim se construir campos de possibilidades locais e extra locais (capital social). O texto se apropriou de variado referencial teórico para tratar e dar amplitude ao objeto, ajudar a compreender como a Política de Lugar pode ajudar a entender os movimentos que acorrem no território, as possibilidades de o campo afetar o pesquisador e como as movimentações do pesquisador são rotineiramente afetadas, atravessadas por múltiplas situações estruturais e afetivas em cada contexto de pesquisa. A pesquisa é sobre cineclube, mas o Mate Com Angu é o mote para o debate mais ampliado sobre autoimagem, autorrepresentação, produção e atualização de novos sentidos e significados no campo da produção imagética como também de agenciamentos possíveis a cada agrupamento social. Esta dissertação desenvolveu, a partir de seu trabalho de campo, uma reflexão sobre a dicotomia centro X periferia, ao questionar se é aceitável ou não entender que existe um centro a partir do qual todas as outras interações sociais seriam periféricas ou se apenas os projetos feitos fora das centralidades globais ou regionais possuem elas mesmas suas próprias centralidades.This work aims to present and discuss the Mate Com Angu Cineclub by analyzing a process in which people organize themselves to show films, be together with people with the same life aspirations and that the very dynamics of the process leads them to a path that neither they themselves, the participants, could wait. Based on the ethnography of Mate Com Angu and the bibliography used throughout the text, there is an attempt to demonstrate how it is possible to collectively activate collaborative networks that affect new networks and, thus, build fields of local and extra-local possibilities (social capital). The text appropriated a wide range of theoretical references to address and expand the object, helping to understand how the Politics of Place can help to understand the movements that occur in the territory, the possibilities for the field to affect the researcher and how the researcher's movements are routinely affected, crossed by multiple structural and affective situations in each research context. The research is about film clubs, but Mate Com Angu is the motto for a broader debate on self-image, self-representation, production and updating of new senses and meanings in the field of image production, as well as possible arrangements for each social grouping. This dissertation developed, from its fieldwork, a reflection on the dichotomy center X periphery, by questioning whether it is acceptable or not to understand that there is a center from which all other social interactions would be peripheral or if only the projects made outside global or regional centralities have their own centralities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoCineclubeautoimagemautorepresentaçãoafecçõesproduçãoself-imageself-representationaffectionsproductionSociologiaCineclube Mate Com Angu: periférico ou o centro de uma outra onda cinematográfica?Cineclube Mate Com Angu: peripheral or the center of another cinematographic wave?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADERALDO, Guilhermo. 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