Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos |
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Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemosThis research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't knowapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçunegro intelectualdiscriminação racialeducação superiorintelectual negroracial discriminationhighereducationEducaçãoProfessores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIM, AMORIM. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004. ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru: Edusc, 1988. Arendt, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. Bakhtin, M. M. para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e & João Editores, 2010. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo, Companhia das Letras, 2008. GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 419-441. GRAMSCI, Atonio, Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Coleção Perspectivas do Homem. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Impresso no Brasil 1982. Vol.48 4ª ed: Civilização Brasileira. SANTOS, Sales Augusto dos. A metamorfose de militantes negros em negros intelectuais. IN: Revista Mosaico, edição n° 5, setembro/2011. SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. IN: Cadernos de Pesquisa, n. 117, pp. 219-246, novembro/2002. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006. WARE, Vron. Branquidade: Identidade Branca e Multiculturalismo. São Paulo: Garamond, 2004. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. São Paulo: Vozes, 2009. Foucault. Obra: Vigiar e Punir: Capítulo I, os corpos dóceis. NASCIMENTO, E.L. Pan-Africanismo Na América Do Sul - Emergência E Rebelião Negra. Petrópolis: Vozes, 1981. SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice. O Social e o Político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora,1997. BENJAMIM, W. (1994). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense - (Obras escolhidas; v. 1), 1994. SAID, Edward W. As representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SISS, Ahyas & MONTEIRO Aloísio J. J. (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos e ressignificaçãoes. Rio de Janeiro: Quartet/Leafro/Edur 2011 80 MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: doas pré-socráticos a Wittgenstein/Danilo Marcondes. - 9ªed. -Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005 NASCIMENTO, E.L (1981). Pan-Africanismo Na América Do Sul - Emergência E Rebelião Negra. Petrópolis : Vozes. Páginas acessada da Internet Dados sobre os lattes dos pesquisadores do LEAFRO e sobre o LEAFRO consultados e/ou extraído em: <http://www.ufrrj.br/leafro/neabs.htm> Acesso em 21/01/2014. NAGEL, Thomas. Como é ser um morcego? (1974). Consultados e/ou extraídos em: <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/Paulo%20Abrantes%28Traducao%29.pdf> NOGUEIRA, Renato. Revista da ABPN, Vol. 3, No 6 (2012) UBUNTU COMO MODO DE EXISTIR: Elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Disponível em: <http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/207/155> NOGUEIRA, Renato. Revista África e Africanidades – Ano 3 – n.11, novembro, 2010. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. 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