A maturidade da gestão do conhecimento organizacional: O caso de uma organização de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15090
Resumo: O mundo vive em uma constante transformação tecnológica impulsionada pelo conhecimento. Os interesses das organizações pelo conhecimento e seus processos são justificados pela velocidade das mudanças e inovações que a sociedade vivência diariamente e dentro das organizações. O conhecimento deve ser tratado como ativo e a sua gestão pode impulsionar os resultados das organizações. Gerir o conhecimento tornou-se imperativo para a sociedade contemporânea. Contudo, a gestão do conhecimento (GC) ainda carece de ferramentas consolidadas e reconhecidas como eficazes na aferição dos processos que compõe a GC. Os modelos de maturidade da GC surgiram como solução e para pontuar problemas e processos da GC. Esses modelos têm a função de medir e avaliar os processos e fatores chaves que impactam na GC, mas ainda não existe um modelo que tenha preenchido e atendido todas as demandas que a GC precisa para a sua aplicação eficiente dentro das organizações. Ao longo desta pesquisa notou-se que os estudos das relações entre os processos e itens avaliados poderiam ser explorados, pois apesar dos inúmeros estudos, poucos trabalham e/ou medem a relação dos construtos que compõe a GC. A partir desses preceitos buscou-se responder a seguinte questão: Existem relações entre os construtos que compõem um modelo de maturidade da GC em uma organização de pesquisa e desenvolvimento? Para responder essa pergunta, este estudo teve o seguinte objetivo: Avaliar a maturidade de GC e as relações dos construtos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento. Após a revisão bibliográfica, foi definido que o modelo utilizado é o de Oliveira e Pedron (2014) e a empresa escolhida para a aplicação foi a unidade da Embrapa Agroindústria de Alimentos, uma das quarenta e duas unidades centralizadas. O estudo foi de natureza quantitativa tendo sido realizado por levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados foi respondido por 50 colaboradores que manuseiam, criam e transformam o ativo conhecimento dentro da unidade estudada. Os dados coletados foram tratados com análises estatísticas descritivas através do software Excel e a modelagem de equações estruturais foi realizada através do software SmartPLS. Este estudo limitou-se a ser realizado em uma única unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, por conta da quantidade de plantas de pesquisa existentes nesta unidade, foi possível a aplicação do modelo proposto no estudo, não havendo prejuízos às análises quantitativas nele realizadas. Os resultados deste estudo indicam que o modelo de maturidade da GC proposto por Oliveira e Pedron (2014) é aplicável à atuação da Embrapa Agroindústria de Alimentos e que onze das doze relações entre os construtos propostas no modelo, foram confirmadas. A unidade estudada teve o seu resultado como nível três de maturidade, conforme o modelo estudado. Esse estágio denomina-se desenvolvimento.
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Gerir o conhecimento tornou-se imperativo para a sociedade contemporânea. Contudo, a gestão do conhecimento (GC) ainda carece de ferramentas consolidadas e reconhecidas como eficazes na aferição dos processos que compõe a GC. Os modelos de maturidade da GC surgiram como solução e para pontuar problemas e processos da GC. Esses modelos têm a função de medir e avaliar os processos e fatores chaves que impactam na GC, mas ainda não existe um modelo que tenha preenchido e atendido todas as demandas que a GC precisa para a sua aplicação eficiente dentro das organizações. Ao longo desta pesquisa notou-se que os estudos das relações entre os processos e itens avaliados poderiam ser explorados, pois apesar dos inúmeros estudos, poucos trabalham e/ou medem a relação dos construtos que compõe a GC. A partir desses preceitos buscou-se responder a seguinte questão: Existem relações entre os construtos que compõem um modelo de maturidade da GC em uma organização de pesquisa e desenvolvimento? Para responder essa pergunta, este estudo teve o seguinte objetivo: Avaliar a maturidade de GC e as relações dos construtos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento. Após a revisão bibliográfica, foi definido que o modelo utilizado é o de Oliveira e Pedron (2014) e a empresa escolhida para a aplicação foi a unidade da Embrapa Agroindústria de Alimentos, uma das quarenta e duas unidades centralizadas. O estudo foi de natureza quantitativa tendo sido realizado por levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados foi respondido por 50 colaboradores que manuseiam, criam e transformam o ativo conhecimento dentro da unidade estudada. Os dados coletados foram tratados com análises estatísticas descritivas através do software Excel e a modelagem de equações estruturais foi realizada através do software SmartPLS. Este estudo limitou-se a ser realizado em uma única unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, por conta da quantidade de plantas de pesquisa existentes nesta unidade, foi possível a aplicação do modelo proposto no estudo, não havendo prejuízos às análises quantitativas nele realizadas. Os resultados deste estudo indicam que o modelo de maturidade da GC proposto por Oliveira e Pedron (2014) é aplicável à atuação da Embrapa Agroindústria de Alimentos e que onze das doze relações entre os construtos propostas no modelo, foram confirmadas. A unidade estudada teve o seu resultado como nível três de maturidade, conforme o modelo estudado. Esse estágio denomina-se desenvolvimento.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe world lives in a constant technological transformation driven by knowledge. The interests of organizations for knowledge and their processes are justified by the speed of changes and innovations that society experiences daily and within organizations. The knowledge must be treated as active and its management can boost the results of organizations. Managing knowledge has become imperative for contemporary society. However, knowledge management still lacks tools that are consolidated and recognized as effective in measuring the processes that make up knowledge management. The maturity models of knowledge management emerged as a solution and thus, to score problems and processes of knowledge management. These models have the function of measuring and evaluating the main processes and factors that impact knowledge management, but there is still no model that has met all the demands that knowledge management needs for its efficient application within organizations. Throughout this research, it was noticed that the studies of the relations between the evaluated processes and items could be explored, because despite the various studies, only a few work and/or measure the relationship of the constructs that make up knowledge management. From these precepts, we try to answer the following question: Are there relationships between the constructs that make up a maturity model of knowledge management in a research and development organization? To answer this question, this study had the following objective: Evaluate the maturity of knowledge management and the relationships of constructs in a research and development organization. After the bibliographic review, it was defined that the model used is the Oliveira and Pedron (2014) and the company chosen for the application was the “Embrapa Food Technology”, one of the forty-two centralized units. The study was of a quantitative nature and was performed by data collection. The data collection instrument was answered by fifty employees who handle, create and transform the active knowledge within the studied unit. The data collected were treated with descriptive statistical analysis through Excel software and the structural equation modeling was performed through the software SmartPLS. This study was limited to being carried out in a single research unit of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa). Nevertheless, due to the number of research plants in this unit, it was possible to apply the model proposed in the study, with no impairment to the quantitative analyzes performed in the study. The results of this study indicate that the knowledge management maturity model proposed by Oliveira and Pedron (2014) is applicable to the performance of the “Embrapa Food Technology” and that eleven of the twelve relationships among the constructs proposed in the model were confirmed. The studied unit had its result as level three of maturity, according to the studied model. This stage is called development.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasModelo de MaturidadeGestão do ConhecimentoEmbrapa Agroindústria de AlimentosMaturity ModelKnowledge ManagementEmbrapa Food TechnologyAdministraçãoA maturidade da gestão do conhecimento organizacional: O caso de uma organização de pesquisaThe maturity of organizational knowledge management: The case of a research organizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADIZES, I. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. São Paulo: Pioneira, 1990. ALE, M. A., TOLEDO, C. M., CHIOTTI, O., & GALLI, M. R. (2014). A conceptual model and technological support for organizational knowledge management. Science of Computer Programming, 95, Part 1, 73–92. AGGESTAM, L. 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description O mundo vive em uma constante transformação tecnológica impulsionada pelo conhecimento. Os interesses das organizações pelo conhecimento e seus processos são justificados pela velocidade das mudanças e inovações que a sociedade vivência diariamente e dentro das organizações. O conhecimento deve ser tratado como ativo e a sua gestão pode impulsionar os resultados das organizações. Gerir o conhecimento tornou-se imperativo para a sociedade contemporânea. Contudo, a gestão do conhecimento (GC) ainda carece de ferramentas consolidadas e reconhecidas como eficazes na aferição dos processos que compõe a GC. Os modelos de maturidade da GC surgiram como solução e para pontuar problemas e processos da GC. Esses modelos têm a função de medir e avaliar os processos e fatores chaves que impactam na GC, mas ainda não existe um modelo que tenha preenchido e atendido todas as demandas que a GC precisa para a sua aplicação eficiente dentro das organizações. Ao longo desta pesquisa notou-se que os estudos das relações entre os processos e itens avaliados poderiam ser explorados, pois apesar dos inúmeros estudos, poucos trabalham e/ou medem a relação dos construtos que compõe a GC. A partir desses preceitos buscou-se responder a seguinte questão: Existem relações entre os construtos que compõem um modelo de maturidade da GC em uma organização de pesquisa e desenvolvimento? Para responder essa pergunta, este estudo teve o seguinte objetivo: Avaliar a maturidade de GC e as relações dos construtos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento. Após a revisão bibliográfica, foi definido que o modelo utilizado é o de Oliveira e Pedron (2014) e a empresa escolhida para a aplicação foi a unidade da Embrapa Agroindústria de Alimentos, uma das quarenta e duas unidades centralizadas. O estudo foi de natureza quantitativa tendo sido realizado por levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados foi respondido por 50 colaboradores que manuseiam, criam e transformam o ativo conhecimento dentro da unidade estudada. Os dados coletados foram tratados com análises estatísticas descritivas através do software Excel e a modelagem de equações estruturais foi realizada através do software SmartPLS. Este estudo limitou-se a ser realizado em uma única unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, por conta da quantidade de plantas de pesquisa existentes nesta unidade, foi possível a aplicação do modelo proposto no estudo, não havendo prejuízos às análises quantitativas nele realizadas. Os resultados deste estudo indicam que o modelo de maturidade da GC proposto por Oliveira e Pedron (2014) é aplicável à atuação da Embrapa Agroindústria de Alimentos e que onze das doze relações entre os construtos propostas no modelo, foram confirmadas. A unidade estudada teve o seu resultado como nível três de maturidade, conforme o modelo estudado. Esse estágio denomina-se desenvolvimento.
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