A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanin, Mariléia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12387
Resumo: O momento histórico vivido decorre da economia globalizada e da revolução tecnológica, cujas transformações são muito rápidas e acontecem num intervalo estreito entre a descoberta e sua utilização. E esse fato, conseqüentemente, vem provocando mudanças no conceito de competência profissional. Atualmente, há a necessidade de se aliar a competência técnica com a capacidade intelectual. Entretanto, esse novo profissional está condicionado à concepção de ensino que vigora nos colégios técnicos que são os responsáveis por sua formação. E mais do que desenvolver uma gama de teorias é necessário que os estudantes saibam usá-las com propósitos reais. Então, poderia tal formação ser concretizada por uma estratégia de ensino que possibilite a parceria entre docentes e discentes na busca do conhecimento, conjugando teoria e prática no processo educativo? Poderia ser a pesquisa uma estratégia para uma aprendizagem significativa? Com o objetivo de responder essas questões foi realizada essa pesquisa em cinco escolas federais de Santa Catarina junto ao curso de Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. Essas instituições são compostas, em sua maioria, por mestres e doutores. Esse trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Através de um questionário, investigou-se se e como ocorre a prática da pesquisa nessas instituições e, se não, quais os principais fatores que estão impedindo que professores qualificados a desenvolvam. Em síntese, os resultados mostraram que a maioria dos professores que participaram desse estudo pensa que a pesquisa científica, no contexto educacional, proporciona subsídios para a formação profissional dos educandos, preparando-os para o trabalho, desenvolvendo competências e ampliando suas capacidades de resolução de problemas. Quanto aos principais fatores citados pelos professores como motivadores para o desenvolvimento da prática de pesquisa, as respostas que obtiveram um índice mais expressivo foram: possibilidade de divulgação de pesquisa em eventos, a consciência da importância do papel da pesquisa na formação profissional, como forma de obter recursos para as unidades didáticas de produção. Embora haja o interesse por parte de alguns profissionais, os dados indicaram que há muitos entraves para que a pesquisa científica torne-se uma realidade efetiva nas instituições pesquisadas. Alguns professores dizem que os fatores que menos motivam são: muitos compromissos e responsabilidades, falta de biblioteca e espaços adequados, pouco tempo. Outras razões apresentadas foram o pouco interesse e incentivo dados pelas administrações das escolas e a falta de orientação, reconhecendo a necessidade de uma disciplina de Iniciação Cientifica. Portanto, é fundamental que se encontrem soluções e alternativas para integrar o ensino e a pesquisa de forma sistematizada e organizada, possibilitando aos alunos adquirirem competência para toda a vida.
id UFRRJ-1_c32b9d5914f071951ef0e41edd0c3977
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12387
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Vanin, MariléiaSantos, Gabriel de Araújo266.942.557-72http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787867E3&dataRevisao=null434.858.719-15http://lattes.cnpq.br/86303505720539512023-12-22T02:06:58Z2023-12-22T02:06:58Z2008-09-30VANIN, Mariléia. A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12387O momento histórico vivido decorre da economia globalizada e da revolução tecnológica, cujas transformações são muito rápidas e acontecem num intervalo estreito entre a descoberta e sua utilização. E esse fato, conseqüentemente, vem provocando mudanças no conceito de competência profissional. Atualmente, há a necessidade de se aliar a competência técnica com a capacidade intelectual. Entretanto, esse novo profissional está condicionado à concepção de ensino que vigora nos colégios técnicos que são os responsáveis por sua formação. E mais do que desenvolver uma gama de teorias é necessário que os estudantes saibam usá-las com propósitos reais. Então, poderia tal formação ser concretizada por uma estratégia de ensino que possibilite a parceria entre docentes e discentes na busca do conhecimento, conjugando teoria e prática no processo educativo? Poderia ser a pesquisa uma estratégia para uma aprendizagem significativa? Com o objetivo de responder essas questões foi realizada essa pesquisa em cinco escolas federais de Santa Catarina junto ao curso de Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. Essas instituições são compostas, em sua maioria, por mestres e doutores. Esse trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Através de um questionário, investigou-se se e como ocorre a prática da pesquisa nessas instituições e, se não, quais os principais fatores que estão impedindo que professores qualificados a desenvolvam. Em síntese, os resultados mostraram que a maioria dos professores que participaram desse estudo pensa que a pesquisa científica, no contexto educacional, proporciona subsídios para a formação profissional dos educandos, preparando-os para o trabalho, desenvolvendo competências e ampliando suas capacidades de resolução de problemas. Quanto aos principais fatores citados pelos professores como motivadores para o desenvolvimento da prática de pesquisa, as respostas que obtiveram um índice mais expressivo foram: possibilidade de divulgação de pesquisa em eventos, a consciência da importância do papel da pesquisa na formação profissional, como forma de obter recursos para as unidades didáticas de produção. Embora haja o interesse por parte de alguns profissionais, os dados indicaram que há muitos entraves para que a pesquisa científica torne-se uma realidade efetiva nas instituições pesquisadas. Alguns professores dizem que os fatores que menos motivam são: muitos compromissos e responsabilidades, falta de biblioteca e espaços adequados, pouco tempo. Outras razões apresentadas foram o pouco interesse e incentivo dados pelas administrações das escolas e a falta de orientação, reconhecendo a necessidade de uma disciplina de Iniciação Cientifica. Portanto, é fundamental que se encontrem soluções e alternativas para integrar o ensino e a pesquisa de forma sistematizada e organizada, possibilitando aos alunos adquirirem competência para toda a vida.This historical moment we have lived comes from globalize economy and the technological revolution, whose transformations occur quickly and there is a narrow interval between the discovery and its use. Consequences this fact are relevant changes are occurring in the concept of professional ability. Nowadays is necessary to go along technical competence with intellectual competence. However, this new technician is conditioned to education conception invigorates at technological schools where they are responsible for its formation. And rather than develop a broad theories is necessary students using them actively for real purposes. So, could be done such formation through teaching strategies that enables teachers and students became partners in the search of the knowledge, conjugating practical and theory in the educational process? Could be research a meaningful learning strategy? In order to answer these questions this research was carried through in the five federal schools of Santa Catarina in the course Técnico em Agropecuária that is concomitant to high school. These institutions have been composed in their majority with master and doctors. It was characterized for a exploratory study with a quanti-qualitative boarding. Through a questionnaire was investigated if and how the research occurs, and if not, which the main factors that were preventing qualified professors develop it. Majority professors thinks that scientific research through content teaching is very important to formation their students, preparing to work, developing competences and solving problems.. Main motivations to development in practicing research pointed by professors were: possibility spreading in events, importance makes research during professional formation, as form to get resources to production didactic units. Therefore, data showed there are many factors that prevent the developing research in these institutions, too. Some professors appointed that the least motivations factors were: their schedule, many responsibilities, lack libraries and space, little time and others personal difficulties. Another reasons shown were little interest and incentive from school administration and lack of orientation, recognizing that is necessary a Scientific Methodology subject. Finally this research point that is necessary to find out solutions and alternatives for an association between teaching and research through organized and structured strategy which learners construct knowledge for all their life.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapesquisa na escolaformação docenteensino agrotécnicoeducação agrícolaresearchagro technicalagricultural educationEducaçãoA prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa CatarinaThe practice of the search about agro technical education in Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3589/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17629/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23963/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30364/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36711/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43110/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49454/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55908/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/107Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Marileia Vanin.pdf: 1098164 bytes, checksum: 09f1fecc00741043d30b4d6a20e5a9ea (MD5) Previous issue date: 2008-09-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Marileia Vanin.pdf.txtExtracted Texttext/plain240320https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/1/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.txte52092dc392daf828af7e3d245384230MD51ORIGINAL2008 - Marileia Vanin.pdfDocumento principalapplication/pdf1098264https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/2/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdfba17be1f8307a8ab187416129b4090bcMD52THUMBNAIL2008 - Marileia Vanin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3807https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/3/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpga2c7b47ab2a6427bfc4429db369e0631MD5320.500.14407/123872023-12-21 23:06:58.867oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The practice of the search about agro technical education in Santa Catarina
title A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
spellingShingle A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
Vanin, Mariléia
pesquisa na escola
formação docente
ensino agrotécnico
educação agrícola
research
agro technical
agricultural education
Educação
title_short A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
title_full A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
title_fullStr A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
title_full_unstemmed A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
title_sort A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
author Vanin, Mariléia
author_facet Vanin, Mariléia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanin, Mariléia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 266.942.557-72
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787867E3&dataRevisao=null
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 434.858.719-15
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8630350572053951
contributor_str_mv Santos, Gabriel de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa na escola
formação docente
ensino agrotécnico
educação agrícola
topic pesquisa na escola
formação docente
ensino agrotécnico
educação agrícola
research
agro technical
agricultural education
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv research
agro technical
agricultural education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description O momento histórico vivido decorre da economia globalizada e da revolução tecnológica, cujas transformações são muito rápidas e acontecem num intervalo estreito entre a descoberta e sua utilização. E esse fato, conseqüentemente, vem provocando mudanças no conceito de competência profissional. Atualmente, há a necessidade de se aliar a competência técnica com a capacidade intelectual. Entretanto, esse novo profissional está condicionado à concepção de ensino que vigora nos colégios técnicos que são os responsáveis por sua formação. E mais do que desenvolver uma gama de teorias é necessário que os estudantes saibam usá-las com propósitos reais. Então, poderia tal formação ser concretizada por uma estratégia de ensino que possibilite a parceria entre docentes e discentes na busca do conhecimento, conjugando teoria e prática no processo educativo? Poderia ser a pesquisa uma estratégia para uma aprendizagem significativa? Com o objetivo de responder essas questões foi realizada essa pesquisa em cinco escolas federais de Santa Catarina junto ao curso de Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. Essas instituições são compostas, em sua maioria, por mestres e doutores. Esse trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Através de um questionário, investigou-se se e como ocorre a prática da pesquisa nessas instituições e, se não, quais os principais fatores que estão impedindo que professores qualificados a desenvolvam. Em síntese, os resultados mostraram que a maioria dos professores que participaram desse estudo pensa que a pesquisa científica, no contexto educacional, proporciona subsídios para a formação profissional dos educandos, preparando-os para o trabalho, desenvolvendo competências e ampliando suas capacidades de resolução de problemas. Quanto aos principais fatores citados pelos professores como motivadores para o desenvolvimento da prática de pesquisa, as respostas que obtiveram um índice mais expressivo foram: possibilidade de divulgação de pesquisa em eventos, a consciência da importância do papel da pesquisa na formação profissional, como forma de obter recursos para as unidades didáticas de produção. Embora haja o interesse por parte de alguns profissionais, os dados indicaram que há muitos entraves para que a pesquisa científica torne-se uma realidade efetiva nas instituições pesquisadas. Alguns professores dizem que os fatores que menos motivam são: muitos compromissos e responsabilidades, falta de biblioteca e espaços adequados, pouco tempo. Outras razões apresentadas foram o pouco interesse e incentivo dados pelas administrações das escolas e a falta de orientação, reconhecendo a necessidade de uma disciplina de Iniciação Cientifica. Portanto, é fundamental que se encontrem soluções e alternativas para integrar o ensino e a pesquisa de forma sistematizada e organizada, possibilitando aos alunos adquirirem competência para toda a vida.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VANIN, Mariléia. A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12387
identifier_str_mv VANIN, Mariléia. A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/1/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/2/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12387/3/2008%20-%20Marileia%20Vanin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e52092dc392daf828af7e3d245384230
ba17be1f8307a8ab187416129b4090bc
a2c7b47ab2a6427bfc4429db369e0631
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108064525713408