Inflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Neto, Caio Pompeia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8733
Resumo: Conforme se fortalece, no Brasil, a agenda de promoção da alimentação adequada e saudável, associações nacionais das indústrias de alimentos têm inflexionado sua atividade política corporativa (CPA). Destacando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a Associação Brasileira de Laticínios e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, e tratando do período entre 2014 e 2020, este artigo analisa tal inflexão em suas dimensões representativas, comunicacionais e institucionais. Fundamentado metodologicamente no modelo de identificação da CPA, o trabalho tem como fontes registros da observação participante no Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e no Legislativo, anotações de entrevistas com dirigentes e técnicos de associações empresariais e políticos, além de diversos documentos e websites das entidades, do Estado e da sociedade civil. Os resultados demonstram que, na dimensão representativa, as associações das indústrias de alimentos reformularam seu lobbying no Legislativo, para isso criando uma comissão no IPA; na dimensão comunicacional, houve aumento da proeminência de uma narrativa de apropriação da agenda da alimentação adequada e saudável, estratégia discursiva que passou a ladear outras duas narrativas, uma de contraposição à agenda, outra de deslocamento das responsabilidades corporativas para decisões individuais; finalmente, na dimensão institucional, ocorreram notáveis transformações na ABIA, além da criação de outras associações e redes. A conclusão indica que a CPA das principais associações de indústrias de alimentos no país está se alterando de modo acentuado para responder às críticas aos determinantes comerciais da saúde.
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Fundamentado metodologicamente no modelo de identificação da CPA, o trabalho tem como fontes registros da observação participante no Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e no Legislativo, anotações de entrevistas com dirigentes e técnicos de associações empresariais e políticos, além de diversos documentos e websites das entidades, do Estado e da sociedade civil. Os resultados demonstram que, na dimensão representativa, as associações das indústrias de alimentos reformularam seu lobbying no Legislativo, para isso criando uma comissão no IPA; na dimensão comunicacional, houve aumento da proeminência de uma narrativa de apropriação da agenda da alimentação adequada e saudável, estratégia discursiva que passou a ladear outras duas narrativas, uma de contraposição à agenda, outra de deslocamento das responsabilidades corporativas para decisões individuais; finalmente, na dimensão institucional, ocorreram notáveis transformações na ABIA, além da criação de outras associações e redes. A conclusão indica que a CPA das principais associações de indústrias de alimentos no país está se alterando de modo acentuado para responder às críticas aos determinantes comerciais da saúde.GEMAPEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruzhttps://www.scielo.br/j/csp/a/p8Q6w4sFdXKgWjFZn6D8PFr/abstract/?lang=ptreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJIndústria alimentíciaDieta saudávelSegurança alimentarManobras políticasPoder LegislativoInflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileirasRepresentative, communicational and institutional changes in the Brazilian associations of food industriesInflexiones representativas, comunicacionales e institucionales en asociaciones de industrias de alimentos brasileñasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALInflexões representativas comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiros.pdfInflexões representativas comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiros.pdfapplication/pdf224262https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8733/1/Inflex%c3%b5es%20representativas%20comunicacionais%20e%20institucionais%20em%20associa%c3%a7%c3%b5es%20das%20ind%c3%bastrias%20de%20alimentos%20brasileiros.pdff4c70997e7be1b2ccfd65e9a7fc530fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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