Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alcelio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com a colaboração e a participação de sete professores e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto Partilhando Conhecimentos : uma proposta metodológica interdisciplinar. Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações práticoreflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos. Foram questionados também 07 professores do ensino médio e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos que o projeto é viável e que merece ter continuidade para os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda não participam e outros cursos da própria Escola.
id UFRRJ-1_d62669a0c22920ceae7deefe5f2f724b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12367
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Monteiro, AlcelioSanchez, Sandra Barros858.512.137-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1364.551.807-042023-12-22T02:06:35Z2023-12-22T02:06:35Z2006-11-08MONTEIRO, Alcelio. Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com a colaboração e a participação de sete professores e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto Partilhando Conhecimentos : uma proposta metodológica interdisciplinar. Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações práticoreflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos. Foram questionados também 07 professores do ensino médio e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos que o projeto é viável e que merece ter continuidade para os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda não participam e outros cursos da própria Escola.This search was done at the Agrotecnical Federal School of Alegre (EAFA ES) for that we selected up a hundred and seven students (target) who were at this last year at their high school. The search was done in 2005 and we had a cooperation of seven teachers and five professionals of the Education field. The main goal for this search was to develop with then the project called sharing knowledge with is an methodology of interdisciplinary proposal to get with them understanding and knowledge from the contents offered by the subjects as well as to develop their abilities to connect what they have had and what they are going to receive in order to use daily. To proof that the search succeded and that it can be continued for the process of changing teachinglearning to the EAFA ES, was used a questionnaire with opened and closed questions. It was applied a hundred one questionnaires for the students at the end of the first semester and eighty eight at the end of the second semester after they have concluded their courses. Seven teachers were interviewed from the same school as well as five professionals from the pedagogic area. It was concluded that the project is feasible and deserved to continue for the next years to try to get as many as different people involved as well as other courses from the same school.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação agrícolaensino-aprendizageminterdisciplinaridadeconhecimentoagricultural educationteaching-learningInterdisciplinaryknowledgeEducaçãoProjeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinarProject Sharing knowledge: an interdisciplinary methodological proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12307/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17612/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23902/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30304/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36650/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43050/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49410/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55880/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/69info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2006 - Alcelio Monteiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/1/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2006 - Alcelio Monteiro.pdf.txtExtracted Texttext/plain142428https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/2/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.txt08f83ff3f0f08f6d70413841ab9543edMD52ORIGINAL2006 - Alcelio Monteiro.pdfDocumento principalapplication/pdf1009283https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/3/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdfbd7d5905331860cdb4898b375a541b6eMD5320.500.14407/123672023-12-21 23:06:35.786oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Project Sharing knowledge: an interdisciplinary methodological proposal
title Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
spellingShingle Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
Monteiro, Alcelio
educação agrícola
ensino-aprendizagem
interdisciplinaridade
conhecimento
agricultural education
teaching-learning
Interdisciplinary
knowledge
Educação
title_short Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
title_full Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
title_fullStr Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
title_full_unstemmed Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
title_sort Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar
author Monteiro, Alcelio
author_facet Monteiro, Alcelio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alcelio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 858.512.137-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 364.551.807-04
contributor_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.subject.por.fl_str_mv educação agrícola
ensino-aprendizagem
interdisciplinaridade
conhecimento
topic educação agrícola
ensino-aprendizagem
interdisciplinaridade
conhecimento
agricultural education
teaching-learning
Interdisciplinary
knowledge
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv agricultural education
teaching-learning
Interdisciplinary
knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA ES) com cento e sete alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria no ano letivo de 2005, com a colaboração e a participação de sete professores e, de cinco profissionais da área pedagógica. Tendo como principal objetivo desenvolver com os mesmos o Projeto Partilhando Conhecimentos : uma proposta metodológica interdisciplinar. Visando atingir com esses educandos não somente a compreensão e o domínio dos conteúdos das disciplinas curriculares, mas, principalmente, o desenvolvimento de suas capacidades de articular os diversos saberes e contextualizá-los em suas ações práticoreflexivas de linguagens e corporais. Para comprovação de que houve êxito ao cumprimento dessa pesquisa e de que ela possa ter continuidade nessa mudança de paradigma no processo ensino-aprendizagem da EAFA - ES utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 101 questionários para os alunos ao final do 1º semestre e, 88 questionários ao final do 2º semestre, após a conclusão dos cursos. Foram questionados também 07 professores do ensino médio e 05 profissionais da área pedagógica. Quando comprovamos que o projeto é viável e que merece ter continuidade para os próximos anos, tentando envolver cada vez mais atores que ainda não participam e outros cursos da própria Escola.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Alcelio. Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367
identifier_str_mv MONTEIRO, Alcelio. Projeto Partilhando Conhecimentos: uma proposta metodológica interdisciplinar. 2006. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/1/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/2/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12367/3/2006%20-%20Alcelio%20Monteiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
08f83ff3f0f08f6d70413841ab9543ed
bd7d5905331860cdb4898b375a541b6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107949575569408