Relacionamento com cliente: um estudo sobre as práticas de marketing de relacionamento adotadas pela Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Daniele de Moura
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15162
Resumo: Trabalho de pesquisa que trata o Marketing de Relacionamento como parte fundamental da estratégia competitiva no mercado corporativo construindo sua viabilidade através do uso de ferramentas de tecnologias de informação, tomando como objeto de análise o Canal Cliente, que é o site de comércio eletrônico da maior empresa do país, a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras. E, conforme a literatura, entre todas as ferramentas tecnológicas, a Internet é o ambiente e o tipo de mídia que melhor proporciona um canal direto de comunicação, em tempo real e conveniente. O estudo de caso procura apresentar o histórico da empresa, a evolução e disseminação da cultura de Marketing de Relacionamento na organização, a ampliação dos serviços no ambiente de Internet, a utilização da ferramenta tecnológica para dar sustentação ao seu modelo e as demais ações de marketing que estão sendo promovidas pela empresa. O resultado da análise mostra como a Petrobras gerencia o relacionamento individual com seus principais clientes, oferecendo conveniência, personalização, flexibilidade, controle e suporte, diminuindo custos operacionais com o corte de processos burocráticos e liberando sua força de vendas para se focar em tarefas que aprofundem e agreguem real valor ao relacionamento.
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E, conforme a literatura, entre todas as ferramentas tecnológicas, a Internet é o ambiente e o tipo de mídia que melhor proporciona um canal direto de comunicação, em tempo real e conveniente. O estudo de caso procura apresentar o histórico da empresa, a evolução e disseminação da cultura de Marketing de Relacionamento na organização, a ampliação dos serviços no ambiente de Internet, a utilização da ferramenta tecnológica para dar sustentação ao seu modelo e as demais ações de marketing que estão sendo promovidas pela empresa. O resultado da análise mostra como a Petrobras gerencia o relacionamento individual com seus principais clientes, oferecendo conveniência, personalização, flexibilidade, controle e suporte, diminuindo custos operacionais com o corte de processos burocráticos e liberando sua força de vendas para se focar em tarefas que aprofundem e agreguem real valor ao relacionamento.Research work that deals with Relationship Marketing as a fundamental part of competitive strategy in the corporate market, considering the effectiveness of the usage of technological information tools for its viability. The study used as its focus is the Canal Cliente, the ecommerce site of the biggest company in Brazil, Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras. According to literature, among all technological tools, the Internet is the best ambient and the kind of media that best provides a direct channel in real time and very convenient. The case study shows the history of the company, the evolution and spreading process of the Relationship Marketing culture within the organization, the development of the Internet services, the usage of the technological tools to support its model and the other marketing actions that have been used by the company. The research results shows how Petrobras manages the individual relationship with their main clients, offering convenience, personalization, flexibility, control and support, diminishing operational costs by cutting the bureaucratic processes focusing their sales staff in adding value to the relationship process.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaismarketing de relacionamentoclientesinternetrelationship marketingclientsAdministraçãoRelacionamento com cliente: um estudo sobre as práticas de marketing de relacionamento adotadas pela PetrobrasCustomer relationship: a study about practices of relationship marketing used by Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60594/2006%20-%20Daniele%20de%20Moura%20Figueiredo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/978Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:17Z (GMT). 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