Educação Matemática, um bem comunitário? Resistindo à normalização e a hegemonia do simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Healy, Lulu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/518
Resumo: Os estudos desenvolvidos pelo programa de pesquisas Rumo à Educação Matemática Inclusiva centram-se em ambientes educacionais que contam com a presença de alunos com desenvolvimento não típico, seja por implicações cognitivas, sensoriais, físicas ou sociais. Neste artigo, apresentam-se alguns aspectos teóricos que foram agregados aos aportes teóricos a partir das análises de estudos realizados, por mais de uma década, com aprendizes diferentemente eficientes. Os pontos levantados aqui se aproximam de quatro temas recorrentes, apontados como “desafios a serem superados” por alunos e professores, envolvidos na inclusão de alunos que são o público-alvo da Educação Especial – a normatização, as estruturas do sistema educacional, a hegemonia do simbólico e a interdependência. Na última parte do artigo, apresentam-se excertos de entrevistas realizadas com professores e alunos, que indicam o posicionamento assumido pelo grupo de pesquisa.
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