Educação Matemática, um bem comunitário? Resistindo à normalização e a hegemonia do simbólico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/518 |
Resumo: | Os estudos desenvolvidos pelo programa de pesquisas Rumo à Educação Matemática Inclusiva centram-se em ambientes educacionais que contam com a presença de alunos com desenvolvimento não típico, seja por implicações cognitivas, sensoriais, físicas ou sociais. Neste artigo, apresentam-se alguns aspectos teóricos que foram agregados aos aportes teóricos a partir das análises de estudos realizados, por mais de uma década, com aprendizes diferentemente eficientes. Os pontos levantados aqui se aproximam de quatro temas recorrentes, apontados como “desafios a serem superados” por alunos e professores, envolvidos na inclusão de alunos que são o público-alvo da Educação Especial – a normatização, as estruturas do sistema educacional, a hegemonia do simbólico e a interdependência. Na última parte do artigo, apresentam-se excertos de entrevistas realizadas com professores e alunos, que indicam o posicionamento assumido pelo grupo de pesquisa. |
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Educação Matemática, um bem comunitário? Resistindo à normalização e a hegemonia do simbólicoOs estudos desenvolvidos pelo programa de pesquisas Rumo à Educação Matemática Inclusiva centram-se em ambientes educacionais que contam com a presença de alunos com desenvolvimento não típico, seja por implicações cognitivas, sensoriais, físicas ou sociais. Neste artigo, apresentam-se alguns aspectos teóricos que foram agregados aos aportes teóricos a partir das análises de estudos realizados, por mais de uma década, com aprendizes diferentemente eficientes. Os pontos levantados aqui se aproximam de quatro temas recorrentes, apontados como “desafios a serem superados” por alunos e professores, envolvidos na inclusão de alunos que são o público-alvo da Educação Especial – a normatização, as estruturas do sistema educacional, a hegemonia do simbólico e a interdependência. Na última parte do artigo, apresentam-se excertos de entrevistas realizadas com professores e alunos, que indicam o posicionamento assumido pelo grupo de pesquisa.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/518Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 202-2202176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/518/892Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Solange Hassan Ahmad AliHealy, Lulu2020-09-17T03:34:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:34:05Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
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