FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Maria de Fátima Berenice
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização.
id UFS-10_8b0a0de319d87db69bb0db494e97c3ff
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11486
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULASLITERARY READER TRAINING IN CHILD EDUCATION: READING FABLESO presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização.This article aims to present to the readers a discussion and consequently a proposal on the teaching of literary reading in early childhood education. We methodologically organize the discussion in two sessions, namely: The first discusses, based on psychodrama, the value of the spontaneity of children in the conduction of the work. And in the second session we present a proposal of reading with fables, having as didactic the devices interchangeable readers. Thus, as reinforcement to the discussion, the article emphasizes the professionalization of the reader lecturer in the production of reading activities for classes of early childhood education. Keywords: Reading. Childhood. Professionalization.Carlos Magno Santos2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1148610.47250/intrell.v31i1.11486Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-571980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486/8738Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Maria de Fátima Berenice2023-08-04T15:03:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11486Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-04T15:03:26Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
LITERARY READER TRAINING IN CHILD EDUCATION: READING FABLES
title FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
spellingShingle FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
da Cruz, Maria de Fátima Berenice
title_short FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
title_full FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
title_fullStr FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
title_sort FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
author da Cruz, Maria de Fátima Berenice
author_facet da Cruz, Maria de Fátima Berenice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Maria de Fátima Berenice
description O presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486
10.47250/intrell.v31i1.11486
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v31i1.11486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486/8738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876866977792