Contribuições do SISUC em ações de Educação Ambiental no refúgio de vida silvestre Mata do Junco, Capela -SE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/8810 |
Resumo: | A educação ambiental (EA) é um instrumento de transformaçãobaseado em valores sociais nas atitudes dos indivíduos comocidadãos conscientes do seu papel de preservar /conservar osrecursos naturais. Na sua gama de atuação, a EA estende-se docampo formal até o não-formal, sendo que este último inclui asações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividadesobre as questões ambientais e à sua organização e participaçãona defesa da qualidade do meio ambiente. Neste sentido, as unidades de conservação (UC) configuram-se como espaços propícios à aplicação das ações de educação ambiental em seus processos de gestão em caráter não-formal, cujas ações podem ser praticadas no seu interior e no seu entorno. Sendo assim, ações desta natureza serão aplicadas no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVSMJ), onde será levantada a temática da EA durante a aplicação da metodologia do Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SISUC) para o conselho consultivo desta UC, na qual se gerou entre as demandas a realização de ações de EA na comunidade do seu entorno em decorrência do lixo descartado em seus limites. Para tanto, as metas a serem alcançadas pelo grupo que foi definido durante a oficina consistia em que este deveria realizar apresentações e campanhas sobre o lixo descartado nos limites do RVSMJ na comunidade alvo da problemática. De posse dessas informações pretendeu-se solucionar este problema externo à UC, mas que acarreta prejuízos em seu interior via esta ação, objetivando a sensibilização das comunidades do entorno da unidade. |
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Contribuições do SISUC em ações de Educação Ambiental no refúgio de vida silvestre Mata do Junco, Capela -SE.A educação ambiental (EA) é um instrumento de transformaçãobaseado em valores sociais nas atitudes dos indivíduos comocidadãos conscientes do seu papel de preservar /conservar osrecursos naturais. Na sua gama de atuação, a EA estende-se docampo formal até o não-formal, sendo que este último inclui asações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividadesobre as questões ambientais e à sua organização e participaçãona defesa da qualidade do meio ambiente. Neste sentido, as unidades de conservação (UC) configuram-se como espaços propícios à aplicação das ações de educação ambiental em seus processos de gestão em caráter não-formal, cujas ações podem ser praticadas no seu interior e no seu entorno. Sendo assim, ações desta natureza serão aplicadas no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVSMJ), onde será levantada a temática da EA durante a aplicação da metodologia do Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SISUC) para o conselho consultivo desta UC, na qual se gerou entre as demandas a realização de ações de EA na comunidade do seu entorno em decorrência do lixo descartado em seus limites. Para tanto, as metas a serem alcançadas pelo grupo que foi definido durante a oficina consistia em que este deveria realizar apresentações e campanhas sobre o lixo descartado nos limites do RVSMJ na comunidade alvo da problemática. De posse dessas informações pretendeu-se solucionar este problema externo à UC, mas que acarreta prejuízos em seu interior via esta ação, objetivando a sensibilização das comunidades do entorno da unidade.Universidade Federal de Sergipe2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/881010.47401/revisea.v3i1.8810Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 3 n. 1 (2016): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 59 - 76Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 3 No. 1 (2016): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 59 - 76Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 3 Núm. 1 (2016): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 59 - 76Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 3 No 1 (2016): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 59 - 762359-499310.47401/revisea.v3i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/8810/7004Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Miranda daSampaio, Daniela Teodoro2023-05-29T14:57:37Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8810Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:57:37Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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