Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481 |
Resumo: | The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems. |
id |
UFS-2_5ad3b3a3b2eee9e025b6c4462abf064c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6481 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Ataniel Rogério GonçalvesAlegri, Mateushttp://lattes.cnpq.br/02191322738455002017-09-27T19:46:13Z2017-09-27T19:46:13Z2015-05-15Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Educação básicaCongruências e restosTeoria dos númerosTeoria dos conjuntosEstudo de congruênciaEducação básicaDidáticaProblemasCongruencesBasic educationDidacticProblemsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma abordagem do ensino de congruência na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdfapplication/pdf1025920https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/1/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf072101bde13eb3c8162dc6f24db164d4MD51TEXTATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txtATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain116183https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/2/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txt7837b32f15dd8d27521cb4b4052b1ab0MD52THUMBNAILATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpgATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/3/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpg8faa2b5e763df5f10486f5da65b00446MD53riufs/64812017-12-18 17:53:35.921oai:ufs.br:riufs/6481Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:53:35Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
title |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
spellingShingle |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Educação básica Congruências e restos Teoria dos números Teoria dos conjuntos Estudo de congruência Educação básica Didática Problemas Congruences Basic education Didactic Problems CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
title_full |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
title_fullStr |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
title_sort |
Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica |
author |
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves |
author_facet |
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alegri, Mateus |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0219132273845500 |
contributor_str_mv |
Alegri, Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Educação básica Congruências e restos Teoria dos números Teoria dos conjuntos Estudo de congruência Educação básica Didática Problemas |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Educação básica Congruências e restos Teoria dos números Teoria dos conjuntos Estudo de congruência Educação básica Didática Problemas Congruences Basic education Didactic Problems CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Congruences Basic education Didactic Problems |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481 |
identifier_str_mv |
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/1/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/2/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/3/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
072101bde13eb3c8162dc6f24db164d4 7837b32f15dd8d27521cb4b4052b1ab0 8faa2b5e763df5f10486f5da65b00446 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110776199086080 |