Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481
Resumo: The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.
id UFS-2_5ad3b3a3b2eee9e025b6c4462abf064c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6481
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Gomes, Ataniel Rogério GonçalvesAlegri, Mateushttp://lattes.cnpq.br/02191322738455002017-09-27T19:46:13Z2017-09-27T19:46:13Z2015-05-15Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Educação básicaCongruências e restosTeoria dos númerosTeoria dos conjuntosEstudo de congruênciaEducação básicaDidáticaProblemasCongruencesBasic educationDidacticProblemsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma abordagem do ensino de congruência na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdfapplication/pdf1025920https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/1/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf072101bde13eb3c8162dc6f24db164d4MD51TEXTATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txtATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain116183https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/2/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txt7837b32f15dd8d27521cb4b4052b1ab0MD52THUMBNAILATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpgATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/3/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpg8faa2b5e763df5f10486f5da65b00446MD53riufs/64812017-12-18 17:53:35.921oai:ufs.br:riufs/6481Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:53:35Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
title Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
spellingShingle Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
Congruences
Basic education
Didactic
Problems
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
title_full Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
title_fullStr Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
title_full_unstemmed Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
title_sort Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
author Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
author_facet Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alegri, Mateus
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0219132273845500
contributor_str_mv Alegri, Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Educação básica
Congruências e restos
Teoria dos números
Teoria dos conjuntos
Estudo de congruência
Educação básica
Didática
Problemas
Congruences
Basic education
Didactic
Problems
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Congruences
Basic education
Didactic
Problems
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481
identifier_str_mv Gomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/1/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/2/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6481/3/ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 072101bde13eb3c8162dc6f24db164d4
7837b32f15dd8d27521cb4b4052b1ab0
8faa2b5e763df5f10486f5da65b00446
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110776199086080