Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896 |
Resumo: | This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity. |
id |
UFS-2_97e943561d9c42876ac920bba0fbb035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4896 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Márcia Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/70306421852779472017-09-26T17:51:32Z2017-09-26T17:51:32Z2013-02-19https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity.Este trabalho tem como objetivo perceber qual a representação do homossexual nos livros didáticos de História que foram avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, analisamos os textos principais e exercícios que se inserem nos seguintes acontecimentos: Nazismo e Contracultura. O nosso recorte temporal abrange o período de 2005 a 2011 e foi escolhido com base em duas políticas públicas que foram criadas com o intuito de promover o respeito às diversidades sexuais: o Programa Brasil Sem Homofobia, de 2004, e o Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), de 2008. A análise da pesquisa se processou em duas etapas: na primeira, houve a pesquisa exploratória e na segunda, o estudo do acontecimento. Este estudo é relevante para que haja reflexões no campo da História da Educação a respeito de como o homossexual vem sendo representado nos livros didáticos, visto que estes materiais didáticos são uma ferramenta de ensino-aprendizagem que age na construção de identidades e é função da escola contribuir para a promoção do respeito às diversidades.application/pdfporEducaçãoHomossexuaisLivros didáticosPlanejamento político - EducaçãoRepresentações sociaisLivros didáticos - HistóriaEnsino fundamentalHistória - Estudo e ensinoEducationFundamental educationGaysHistoryPolitical planningSocial representationsTextbooksTextbooksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdfapplication/pdf3226818https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/1/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf46fc888e9a88070fdb3193fe23a5aa0eMD51TEXTMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain217532https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/2/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtbddc5deb9967cef7db11d6b99a506debMD52THUMBNAILMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpgMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/3/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpg5825da847d29f50ba28e744ad9c6964eMD53riufs/48962017-11-24 20:26:56.863oai:ufs.br:riufs/4896Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:26:56Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
title |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
spellingShingle |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático Silva, Márcia Barbosa Educação Homossexuais Livros didáticos Planejamento político - Educação Representações sociais Livros didáticos - História Ensino fundamental História - Estudo e ensino Education Fundamental education Gays History Political planning Social representations Textbooks Textbooks CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
title_full |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
title_fullStr |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
title_full_unstemmed |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
title_sort |
Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático |
author |
Silva, Márcia Barbosa |
author_facet |
Silva, Márcia Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcia Barbosa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5606084251637102 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7030642185277947 |
contributor_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Homossexuais Livros didáticos Planejamento político - Educação Representações sociais Livros didáticos - História Ensino fundamental História - Estudo e ensino |
topic |
Educação Homossexuais Livros didáticos Planejamento político - Educação Representações sociais Livros didáticos - História Ensino fundamental História - Estudo e ensino Education Fundamental education Gays History Political planning Social representations Textbooks Textbooks CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Fundamental education Gays History Political planning Social representations Textbooks Textbooks |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/1/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/2/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/3/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46fc888e9a88070fdb3193fe23a5aa0e bddc5deb9967cef7db11d6b99a506deb 5825da847d29f50ba28e744ad9c6964e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110642252939264 |