Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896
Resumo: This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity.
id UFS-2_97e943561d9c42876ac920bba0fbb035
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4896
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Márcia Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/70306421852779472017-09-26T17:51:32Z2017-09-26T17:51:32Z2013-02-19https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity.Este trabalho tem como objetivo perceber qual a representação do homossexual nos livros didáticos de História que foram avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, analisamos os textos principais e exercícios que se inserem nos seguintes acontecimentos: Nazismo e Contracultura. O nosso recorte temporal abrange o período de 2005 a 2011 e foi escolhido com base em duas políticas públicas que foram criadas com o intuito de promover o respeito às diversidades sexuais: o Programa Brasil Sem Homofobia, de 2004, e o Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), de 2008. A análise da pesquisa se processou em duas etapas: na primeira, houve a pesquisa exploratória e na segunda, o estudo do acontecimento. Este estudo é relevante para que haja reflexões no campo da História da Educação a respeito de como o homossexual vem sendo representado nos livros didáticos, visto que estes materiais didáticos são uma ferramenta de ensino-aprendizagem que age na construção de identidades e é função da escola contribuir para a promoção do respeito às diversidades.application/pdfporEducaçãoHomossexuaisLivros didáticosPlanejamento político - EducaçãoRepresentações sociaisLivros didáticos - HistóriaEnsino fundamentalHistória - Estudo e ensinoEducationFundamental educationGaysHistoryPolitical planningSocial representationsTextbooksTextbooksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdfapplication/pdf3226818https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/1/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf46fc888e9a88070fdb3193fe23a5aa0eMD51TEXTMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain217532https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/2/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txtbddc5deb9967cef7db11d6b99a506debMD52THUMBNAILMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpgMARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/3/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpg5825da847d29f50ba28e744ad9c6964eMD53riufs/48962017-11-24 20:26:56.863oai:ufs.br:riufs/4896Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:26:56Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
title Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
spellingShingle Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
Silva, Márcia Barbosa
Educação
Homossexuais
Livros didáticos
Planejamento político - Educação
Representações sociais
Livros didáticos - História
Ensino fundamental
História - Estudo e ensino
Education
Fundamental education
Gays
History
Political planning
Social representations
Textbooks
Textbooks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
title_full Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
title_fullStr Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
title_full_unstemmed Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
title_sort Representações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático
author Silva, Márcia Barbosa
author_facet Silva, Márcia Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Barbosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Itamar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7030642185277947
contributor_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Homossexuais
Livros didáticos
Planejamento político - Educação
Representações sociais
Livros didáticos - História
Ensino fundamental
História - Estudo e ensino
topic Educação
Homossexuais
Livros didáticos
Planejamento político - Educação
Representações sociais
Livros didáticos - História
Ensino fundamental
História - Estudo e ensino
Education
Fundamental education
Gays
History
Political planning
Social representations
Textbooks
Textbooks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Fundamental education
Gays
History
Political planning
Social representations
Textbooks
Textbooks
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/1/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/2/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4896/3/MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46fc888e9a88070fdb3193fe23a5aa0e
bddc5deb9967cef7db11d6b99a506deb
5825da847d29f50ba28e744ad9c6964e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110642252939264