Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413 |
Resumo: | This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students. |
id |
UFS-2_aa7a5bde5038df1bbf0b130e7ed36121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6413 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Maria Aparecida Alveshttp://lattes.cnpq.br/6715427937592687Carvalho, Maria Leônia Garcia Costahttp://lattes.cnpq.br/83156714168189372017-09-27T19:44:19Z2017-09-27T19:44:19Z2015-07-30MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students.O presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual receita culinária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de um centro de atendimento educacional especializado de Salvador BA. Objetiva investigar a contribuição do gênero na ampliação das competências e habilidades comunicativas e de letramento dos alunos, em suas diferentes funções e finalidades. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza interpretativa e interventiva. Esta pesquisa orienta-se pelos pressupostos teóricos de Paul Bercherie (2001); Pan (2008), acerca da concepção de deficiência intelectual. Em relação à Educação Inclusiva foram utilizados os estudos de autores como Galvão Filho (2009), Glat (1998), Sassaki (1997; 2004; 2005a; 2005b), dentre outros. As concepções de Kleiman (1995), Rojo (2006) e Soares (2004; 2010) sustentaram a noção de letramento como prática social. Para a concepção de leitura e produção textual foram abordadas as contribuições de teóricos como Koch e Elias (2012), Kleiman (2001), Leffa (1996), Solé (1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (1998). Para a noção de gênero textual, a pesquisa se fundamentou nos conceitos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002; 2005; 2008) e Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004). Os resultados permitiram revelar que o ensino da língua utilizando gêneros textuais se configura enquanto instância de acesso a saberes linguísticos necessários para a efetiva atuação sociocultural e ampliação do processo de letramento dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBRLetramentoGêneros textuaisEducação inclusivaGêneros literáriosMaterial didáticoLiteracyTextual GenderInclusive educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental IILiteracy and inclusive education : building practices of reading and writing in elementary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdfapplication/pdf1114002https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/1/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf3c766a17b3d83ef09263630398968b5eMD51TEXTMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain250798https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/2/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txtba55e6be5c761488ee0a85850cc3c6b9MD52THUMBNAILMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgMARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/3/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpgdc4e4129a2fe7f4dad16a996e517afefMD53riufs/64132018-12-03 12:26:30.659oai:ufs.br:riufs/6413Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-12-03T15:26:30Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Literacy and inclusive education : building practices of reading and writing in elementary education |
title |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II Menezes, Maria Aparecida Alves Letramento Gêneros textuais Educação inclusiva Gêneros literários Material didático Literacy Textual Gender Inclusive education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
title_full |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
title_sort |
Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II |
author |
Menezes, Maria Aparecida Alves |
author_facet |
Menezes, Maria Aparecida Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Maria Aparecida Alves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6715427937592687 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8315671416818937 |
contributor_str_mv |
Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Gêneros textuais Educação inclusiva Gêneros literários Material didático |
topic |
Letramento Gêneros textuais Educação inclusiva Gêneros literários Material didático Literacy Textual Gender Inclusive education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Textual Gender Inclusive education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Profissional em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/1/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/2/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6413/3/MARIA_APARECIDA_ALVES_MENEZES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c766a17b3d83ef09263630398968b5e ba55e6be5c761488ee0a85850cc3c6b9 dc4e4129a2fe7f4dad16a996e517afef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110663769718784 |