Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Habowski , Adilson Cristiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ratto, Cleber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880
Resumo: O artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos.
id UFS-3_11f933503b027828c1fcbb92e6c1dd63
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18880
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play¡cuidado! Los niños están en riesgo: la peligrosidad en el juego digitalCuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digitalCrianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.Children. Play. Digital technologies. Dangerousness.Niños JugarTecnologías digitalesPeligrosidadO artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos.The article analyzes how the device of dangerousness is produced and updated in educational discourses in order to produce different ways of thinking about the relationship between children's play and digital technologies. To this do so, we performed an enunciative analysis of some dissertations and theses defended in Graduate Programs in Education. The discourses indicate the 'dangers' of digital technologies, in the perspective that it is necessary to keep children distant, because we would be moving towards the disappearance of childhood. The dangerousness device in operation to make risk management work; production of subjectivities that are aware of the risks.El artículo analiza cómo se produce y actualiza el dispositivo de peligrosidad en los discursos educativos para producir diferentes formas de pensar sobre la relación entre el juego infantil y las tecnologías digitales. Para ello, realizamos un análisis enunciativo de algunas disertaciones y tesis defendidas en Programas de Posgrado en Educación. Los discursos indican los "peligros" de las tecnologías digitales, en la perspectiva de que es necesario mantener a los niños alejados, porque estaríamos avanzando hacia la desaparición de la infancia. El dispositivo de peligrosidad en funcionamiento para hacer que la gestión de riesgos funcione; producción de subjetividades conscientes de los riesgos.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1888010.20952/revtee.v16i35.18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880/14798Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHabowski , Adilson CristianoRatto, Cleber2023-11-17T23:36:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18880Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-11-17T23:36:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
¡cuidado! Los niños están en riesgo: la peligrosidad en el juego digital
Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital
title Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
spellingShingle Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
Habowski , Adilson Cristiano
Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.
Children. Play. Digital technologies. Dangerousness.
Niños
Jugar
Tecnologías digitales
Peligrosidad
title_short Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
title_full Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
title_fullStr Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
title_full_unstemmed Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
title_sort Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
author Habowski , Adilson Cristiano
author_facet Habowski , Adilson Cristiano
Ratto, Cleber
author_role author
author2 Ratto, Cleber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Habowski , Adilson Cristiano
Ratto, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.
Children. Play. Digital technologies. Dangerousness.
Niños
Jugar
Tecnologías digitales
Peligrosidad
topic Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.
Children. Play. Digital technologies. Dangerousness.
Niños
Jugar
Tecnologías digitales
Peligrosidad
description O artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880
10.20952/revtee.v16i35.18880
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.18880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880/14798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18880
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185359192064