A contribuição da Escola para a emancipação das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canotilho, Ana Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araujo, Neuza Farias, de Oliveira, Sandra Mara Tabosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2957
Resumo: A educação constitui uma temática relevante para pensar a igualdade de género. Na problemática educacional, ganha especial relevo a escola onde se exercem pressões contraditórias, quer no sentido da transformação social, quer na direção oposta, isto é, do reforço e reprodução das desigualdades. Este artigo focar-se-á em algumas questões do foro educacional relevantes para refletir sobre as possibilidades e constrangimentos no acesso das mulheres aos cargos de decisão e às estruturas de democracia formal. Assim, abordaremos algumas das questões relativas às formas pelas quais a educação escolar tem contribuído para o avanço da igualdade entre rapazes e raparigas, equacionando algumas dimensões em que a escola ainda reproduz a desigualdade, não realizando uma verdadeira coeducação e, de alguma forma, contribuindo para a perpetuação da invisibilidade das mulheres na esfera pública.
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