Pieces of Knowledge: connectivist maps as allies of language learning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17616 |
Resumo: | Conexões estão presentes na sociedade desde o início dos tempos, e essas possibilitam que o conhecimento entre pessoas seja aperfeiçoado e ensinado a outros de forma a constituir uma rede de aprendizagem contínua. O uso das tecnologias de informação e comunicação fez com que essas redes aumentassem significativamente o que demonstrou a necessidade de compreender uma língua estrangeira, a fim de facilitar essas conexões. Nesse contexto, existem diversas abordagens que são comumente utilizadas, tais como flashcards e mapas de aprendizagem. Sob esse cenário, o presente artigo demonstra como um ambiente virtual de aprendizagem constituído à luz das Teorias Conectivistas da Atividade pode auxiliar no processo de compreensão escrita de uma língua estrangeira. Neste ambiente, professores e alunos constroem um mapa com conteúdos interconectados, podendo ser: hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge – PoK, constituindo pedaços de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Além disso, o ambiente disponibiliza fóruns e uma maneira diferenciada de visualização do mapa em grupo, onde cada estudante possui sua visão, podendo sugerir para os demais colegas modificações no mapa. Nesse sentido, o presente trabalho demonstra a fundamentação teórica deste ambiente, assim como, um estudo desenvolvido com alunos do ensino médio onde foi analisada a utilização do ambiente em uma atividade da disciplina de língua inglesa. |
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Pieces of Knowledge: connectivist maps as allies of language learningPieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguasPieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomasVirtual Learning EnvironmentFlashcardsConnectivist MapsActivity TheoryConnectivism TheoryEntorno Virtual de AprendizajeTarjetas didácticasMapas ConectivistasTeoría de la actividadTeoría del ConectivismoAmbiente Virtual de AprendizagemFlashcardsMapas ConectivistasTeoria da AtividadeTeoria ConectivistaConexões estão presentes na sociedade desde o início dos tempos, e essas possibilitam que o conhecimento entre pessoas seja aperfeiçoado e ensinado a outros de forma a constituir uma rede de aprendizagem contínua. O uso das tecnologias de informação e comunicação fez com que essas redes aumentassem significativamente o que demonstrou a necessidade de compreender uma língua estrangeira, a fim de facilitar essas conexões. Nesse contexto, existem diversas abordagens que são comumente utilizadas, tais como flashcards e mapas de aprendizagem. Sob esse cenário, o presente artigo demonstra como um ambiente virtual de aprendizagem constituído à luz das Teorias Conectivistas da Atividade pode auxiliar no processo de compreensão escrita de uma língua estrangeira. Neste ambiente, professores e alunos constroem um mapa com conteúdos interconectados, podendo ser: hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge – PoK, constituindo pedaços de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Além disso, o ambiente disponibiliza fóruns e uma maneira diferenciada de visualização do mapa em grupo, onde cada estudante possui sua visão, podendo sugerir para os demais colegas modificações no mapa. Nesse sentido, o presente trabalho demonstra a fundamentação teórica deste ambiente, assim como, um estudo desenvolvido com alunos do ensino médio onde foi analisada a utilização do ambiente em uma atividade da disciplina de língua inglesa.Connections have been present in society since the beginning of time, and these possibilities allow knowledge among people to be perfected and taught to others in order to constitute a continuous learning network. In this context, there are several approaches that are commonly used, such as flashcards and learning maps. Under this scenario, this article demonstrates how a virtual learning environment constituted in the light of Connectivist and Activity Theories can help in the process of understanding a foreign language. In this environment, teachers and students build a map with interconnected contents, which can be: hypertexts, hypertext flashcards and links - called Piece of Knowledge - PoK, constituting pieces of knowledge about one (or several) theme(s). In addition, the environment provides forums and a different way of viewing the map in groups, where each student has their own vision, being able to suggest modifications to the map of other colleagues. In this sense, the present work demonstrates the theoretical foundation of this environment, as well as a study developed with secondary school students where the use of the environment in an activity of the English language discipline was analyzed.Las conexiones han estado presentes en la sociedad desde el principio de los tiempos, y estas posibilidades permiten perfeccionar el conocimiento entre las personas y enseñarlo a otros para constituir una red de aprendizaje continuo. En este contexto, existen varios enfoques que se utilizan comúnmente, como tarjetas didácticas y mapas de aprendizaje. Bajo este escenario, este artículo demuestra cómo un entorno de aprendizaje virtual que se constituye a la luz de las teorías conectivista y de la actividad puede ayudar en el proceso de comprensión de una lengua extranjera. En este ambiente, docentes y estudiantes construyen un mapa con contenidos interconectados, que pueden ser: hipertextos, flashcards de hipertexto y enlaces - llamado Piece of Knowledge - PoK, constituyendo piezas de conocimiento sobre uno (o varios) tema(s). Además, el entorno proporciona foros y una forma diferente de ver el mapa en grupos, donde cada alumno tiene su propia visión, pudiendo sugerir modificaciones al mapa de otros compañeros. En este sentido, el presente trabajo demuestra la fundamentación teórica de este ambiente, así como un estudio desarrollado con estudiantes de secundaria donde se analizó el uso del ambiente en una actividad de la disciplina del idioma inglés.Palabras clave: Entorno Virtual de Aprendizaje. Tarjetas didácticas. Mapas Conectivistas. Teoría de la actividad. Teoría del Conectivismo.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1761610.20952/revtee.v15i34.17616Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17616Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17616Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17616Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e176162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17616/12825https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17616/13998Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeiand, AugustoBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaReategui, Eliseo2023-06-08T16:34:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17616Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T16:34:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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