Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bourdieu, Pierre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665
Resumo: Provação escolar e consagração social. A ação pedagógica não produz somente efeitos técnicos (saberes e saber- -fazer inculcados); ela também tem uma eficácia propriamente mágica de iniciação e de consagração que pode ser particularmente percebida no caso das “escolas de elite”, ou seja, no caso das instituições encarregadas de conferir uma formação aos que são chamados a entrar na classe dominante. A partir de uma enquete realizada nas classes preparatórias para as grandes escolas (Khâgnes, taupes) e nas grandes escolas (em particular Escola Normal Superior e Escola Politécnica), foram analisados os efeitos técnicos exercidos pela organização escolar desses estabelecimentos, sobretudo as incitações, as obrigações e os controles permanentes postos em prática nessas instituições para reduzir a existência dos alunos a uma sucessão ininterrupta de atividades escolares, as quais estão no princípio da aquisição do que se pode chamar de “cultura de urgência”, capacidade de “mobilizar rapidamente as ideias” e de “tratar honrosamente qualquer questão”. Mas todas essas operações técnicas dos processos educativos são sobredeterminadas simbolicamente e preenchem, também, uma função de consagração. Assim, pode-se descrevê-las como momentos de um ritual de consagração que tende a produzir uma nobreza separada, socialmente distinta, sagrada.
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