Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665 |
Resumo: | Provação escolar e consagração social. A ação pedagógica não produz somente efeitos técnicos (saberes e saber- -fazer inculcados); ela também tem uma eficácia propriamente mágica de iniciação e de consagração que pode ser particularmente percebida no caso das “escolas de elite”, ou seja, no caso das instituições encarregadas de conferir uma formação aos que são chamados a entrar na classe dominante. A partir de uma enquete realizada nas classes preparatórias para as grandes escolas (Khâgnes, taupes) e nas grandes escolas (em particular Escola Normal Superior e Escola Politécnica), foram analisados os efeitos técnicos exercidos pela organização escolar desses estabelecimentos, sobretudo as incitações, as obrigações e os controles permanentes postos em prática nessas instituições para reduzir a existência dos alunos a uma sucessão ininterrupta de atividades escolares, as quais estão no princípio da aquisição do que se pode chamar de “cultura de urgência”, capacidade de “mobilizar rapidamente as ideias” e de “tratar honrosamente qualquer questão”. Mas todas essas operações técnicas dos processos educativos são sobredeterminadas simbolicamente e preenchem, também, uma função de consagração. Assim, pode-se descrevê-las como momentos de um ritual de consagração que tende a produzir uma nobreza separada, socialmente distinta, sagrada. |
id |
UFS-3_4e99c3f394356ac98933de6fd158f69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3665 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolasProvação escolar e consagração social. A ação pedagógica não produz somente efeitos técnicos (saberes e saber- -fazer inculcados); ela também tem uma eficácia propriamente mágica de iniciação e de consagração que pode ser particularmente percebida no caso das “escolas de elite”, ou seja, no caso das instituições encarregadas de conferir uma formação aos que são chamados a entrar na classe dominante. A partir de uma enquete realizada nas classes preparatórias para as grandes escolas (Khâgnes, taupes) e nas grandes escolas (em particular Escola Normal Superior e Escola Politécnica), foram analisados os efeitos técnicos exercidos pela organização escolar desses estabelecimentos, sobretudo as incitações, as obrigações e os controles permanentes postos em prática nessas instituições para reduzir a existência dos alunos a uma sucessão ininterrupta de atividades escolares, as quais estão no princípio da aquisição do que se pode chamar de “cultura de urgência”, capacidade de “mobilizar rapidamente as ideias” e de “tratar honrosamente qualquer questão”. Mas todas essas operações técnicas dos processos educativos são sobredeterminadas simbolicamente e preenchem, também, uma função de consagração. Assim, pode-se descrevê-las como momentos de um ritual de consagração que tende a produzir uma nobreza separada, socialmente distinta, sagrada.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/366510.20952/revtee.v8i15.3665Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-1202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665/3126Bourdieu, Pierreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3665Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
title |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
spellingShingle |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas Bourdieu, Pierre |
title_short |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
title_full |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
title_fullStr |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
title_full_unstemmed |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
title_sort |
Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas |
author |
Bourdieu, Pierre |
author_facet |
Bourdieu, Pierre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bourdieu, Pierre |
description |
Provação escolar e consagração social. A ação pedagógica não produz somente efeitos técnicos (saberes e saber- -fazer inculcados); ela também tem uma eficácia propriamente mágica de iniciação e de consagração que pode ser particularmente percebida no caso das “escolas de elite”, ou seja, no caso das instituições encarregadas de conferir uma formação aos que são chamados a entrar na classe dominante. A partir de uma enquete realizada nas classes preparatórias para as grandes escolas (Khâgnes, taupes) e nas grandes escolas (em particular Escola Normal Superior e Escola Politécnica), foram analisados os efeitos técnicos exercidos pela organização escolar desses estabelecimentos, sobretudo as incitações, as obrigações e os controles permanentes postos em prática nessas instituições para reduzir a existência dos alunos a uma sucessão ininterrupta de atividades escolares, as quais estão no princípio da aquisição do que se pode chamar de “cultura de urgência”, capacidade de “mobilizar rapidamente as ideias” e de “tratar honrosamente qualquer questão”. Mas todas essas operações técnicas dos processos educativos são sobredeterminadas simbolicamente e preenchem, também, uma função de consagração. Assim, pode-se descrevê-las como momentos de um ritual de consagração que tende a produzir uma nobreza separada, socialmente distinta, sagrada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665 10.20952/revtee.v8i15.3665 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v8i15.3665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3665/3126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 15 (2015): Janeiro-Abril; 19-120 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181044301824 |